Amigos, estão definidos os duelos das Oitavas de Final da Copa do Brasil,  aquela competição que deveria nos fazer lembrar que o mata-mata não foi morto, que apenas houve uma adequação (parcial) ao que já acontece em todo o planeta, Liga e Copa (falta agora adaptar o calendário), mas a discussão nesse texto não é essa, e sim analisarmos duelo por duelo, traçarmos as chances de cada equipe nessas partidas, não lidamos com números, procuramos analisar tecnicamente, pois a frieza matemática deixa muita coisa passar despercebida, vamos sem mais delongas aos duelos.

Coritiba x Grêmio

É um duelo onde o time Gaúcho entra como favorito, tem uma ótima garotada, que alia bem a força com a técnica, falta ainda alguma experimentação ao time, mas o trabalho de Roger Machado é ótimo, o time vem mostrando uma vida importante, coisa que não se via com Felipão. 

Já o Coxa vive um momento muito difícil no Brasileiro, é um time que demonstra sérias dificuldades técnicas, inclusive na atuação ante o Corinthians, arrancou sim o empate no fim, mas fosse um time um pouco mais capacitado poderia até ter vencido, dada a péssima atuação do time Paulista nessa partida, o ideal inclusive seria concentrar as ações no Brasileiro em busca de se livrar da degola, mas sabemos os efeitos positivos que pode ter uma grande atuação num torneio como a Copa do Brasil, veremos em campo como o time chega.

O Grêmio portanto é franco favorito, mas o Coritiba pode sim aprontar, acaba por ser um teste importante pra garotada do Tricolor do Rio Grande. 

Palmeiras x Cruzeiro 

Já teremos esse duelo este fim de semana pelo Brasileirão, e a minha expectativa para o resultado final da eliminatória é o mesmo do fim de semana. É claro que neste duelo pelo Brasileiro, o mando é do Cruzeiro, logo crescem as chances do Palestra Mineiro, porém em termos de qualidade, de encaixe do time, da diferença clara que existe entre as duas equipes hoje, o Palmeiras é o grande favorito, sobretudo no duelo de mata-mata. 

O Cruzeiro por sua vez tem um técnico bastante motivador, ele pode incentivar seus atletas com o fato do adversário ter o ex-técnico do time, mostrar que o time "seguiu em frente" sem Marcelo Oliveira e Alexandre Mattos, mas isso não tem muita consistência, até por que somadas á essas perdas houve um desmanche do time, uma perda muito grande de qualidade e aí está o resultado, o jogo pelo Brasileiro dirá muito, mas a ideia é de que o time verde seja de fato o grande favorito nesse confronto. 

Flamengo x Vasco

Bem, se a análise fosse puramente técnica, é evidente que o Mengo seria o favorito, ainda mais após o ganho em qualidade que o time já teve, com Guerrero e Sheik, e com certeza terá também nos duelos eliminatórios com Ederson, que é um meia muito bom, que pode atuar tanto como o sonhado 10, como um ponta ou que leva pro fundo na canhota, ou que corta pra dentro na ponta direita. Mas voltando ao duelo, a análise acaba não sendo somente técnica, é impressionante como o Vasco tem crescido nos clássicos, e está se reforçando, em busca de cumprir o que o Presidente (de forma desequilibrada) garantiu, que o time sob hipótese nenhuma cai, após as chegadas de Herrera e Andrezinho, os próximos á serem anunciados devem ser Nenê (Ex-PSG) e Jorge Henrique (Ex-Corinthians), já não estão no auge como em suas passagens por esses clubes, mas podem ajudar bastante o Vasco, esse é um duelo em aberto, o Flamengo é favorito, mas o Vasco pode repetir as grandes atuações que tem tido nos clássicos e levar mais esse. 

São Paulo x Ceará 

Se esse duelo fosse á uma ou duas temporadas atrás, com o histórico de fracassos em mata-mata do Tricolor Paulista, eu colocaria as barbas de molho, mas o Ceará entrou numa fase terrível após vencer a Copa do Nordeste, perdendo seus principais jogadores e mudando de técnico 4 vezes (olha o 7 x 1 aí gente) na temporada, mesmo com os problemas que tem, o SPFC para esta fase é sim o grande favorito. 

Atlético/MG x Figueirense

É notório que o Galo está em outro estágio, após momentos difíceis vividos por Levir Culpi, a diretoria foi inteligente e resolveu seguir mantendo o que dava certo, ao invés da solução dos fracos e covardes que é destruir o trabalho e com isso tentar "ficar de bem" com o torcedor, esse sim que tem todo o direito de não ser racional na análise, a inteligência deu frutos, o time retomou padrão, se reinventou após as perdas de jogadores importantes e desponta como forte candidato nas duas frentes que disputa. 

Já o Figueirense dentro de suas possibilidades vem bem com Argel e é um time perigoso, ainda mais em mata-mata onde o time inferior tecnicamente pode encaixar bons jogos, pode ter uma proposta que anule o time mais forte e sair classificado. 

Inter x Ituano 

Está aí a maior disparidade na competição, um time que quase chegou á final da Libertadores contra um time que disputa a Série C do Brasileiro, mas o Ituano tem aparecido bem, é um time perigoso, ainda tem o interminável Cristian que foi o maestro na campanha vitoriosa no Paulistão da temporada passada, e virá com uma proposta Copeira. 

O Colorado por sua vez tem enfrentado muita pressão após um início ruim no Brasileiro pensando em Libertadores, e a queda na competição continental, a maioria de imprensa e torcida querem a interrupção do trabalho, o clima não é bom, o time pode perder ainda mais peças, isso dá um tempero ao duelo, abre uma possibilidade de zebra, apesar do franco favoritismo do Inter, e da certeza que se tem, de que o time é forte apesar de deficiências no sistema defensivo, e logo retomará o bom nível de atuações. 

Fluminense x Paysandu

Fosse combinado o momento do Papão nesta temporada, com o do Nense na temporada passada, o confronto estaria bem aberto, o time Paraense está muito bem na Série B, é perigoso, mas surpreendentemente o Fluminense correspondeu ao que previa Peter Siemsen, e está se virando melhor que a encomenda sem a Unimed, o Tricolor Carioca é o favoritaço nesse duelo. 

Santos x Corinthians 

Clássico é sempre difícil de opinar, o Corinthians vinha de um momento ruim em clássicos, mas isso culminou também com a queda do time na temporada, que rendeu a eliminação na Libertadores ante o Guarani/PAR, o momento é outro, o time simplesmente não tem ataque, joga com 8 na linha e dois cafés com leite, mas ainda assim encontrou na força de seu meio-campo ofensivo, e na consistência de seu sistema defensivo, os fatores que precisava para retomar o caminho das vitórias e a condição de um dos favoritos em tudo o que disputar, chega mais forte que o Peixe para esse duelo.

Por outro lado o Santos segue com sua característica de ser um time alegre no ataque, e com alguns problemas de consistência defensiva, mas está retomando o caminho das vitórias, tem nessa leveza do ataque, combinada á um letal Ricardo Oliveira suas grandes armas para derrotar o rival, e o confronto está aberto, com pequeno favoritismo para o alvinegro sediado no Tatuapé. 


E vocês, quais seus favoritos? 



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours