Texto bíblico: Lucas 19: 1-10
Título: "Jesus leva salvação à casa de Zaqueu"



Existia um homem em Jericó, com o nome de Zaqueu. Este homem era rico e chefe dos publicanos. Odiado pelos judeus e considerado um traidor, já que ele também era um judeu, que se tornou um cobrador de impostos e com isso, passou a trabalhar para os romanos. Para quem não sabe, os romanos arrecadavam de todas as nações sob o seu controle, grandes quantias de impostos para sustentar o seu império. Os publicanos eram judeus que passaram a trabalhar para o governo de Roma nesse trabalho. Com isso, é de se imaginar que Zaqueu tenha faturado muito dinheiro em cima das pessoas. Um homem ganancioso, mas que estava prestes a mudar. 

Um certo dia, Jesus resolve entrar em Jericó. Ele estava rodeado de pessoas, por aqueles que o seguiam a muito tempo e também por curiosos que ouviram falar a seu respeito. E Zaqueu, ouvindo que Jesus estava passando por ali, toma a primeira atitude de quem tem sede de mudança e deseja ser salvo. Por ser de baixa estatura ele sobe em uma árvore para ver Jesus. A vontade de conhecer Jesus é o primeiro passo para quem deseja ser salvo. A salvação vem pelo ARREPENDIMENTO e pela FÉ EM JESUS! Jesus olha para cima daquela árvore (já sabendo que alguém com sede de mudança estava ali em cima) e pede para Zaqueu descer e o detalhe maior, Jesus deixa claro que deseja entrar na casa daquele homem pecador (Lucas 19. 5) e Zaqueu não pensa duas vezes e recebe o Senhor com alegria (Lucas 19. 6). Destaco o segundo passo de Zaqueu para ser salvo: Aceitou Jesus em sua casa, em sua vida, com JÚBILO! É necessário chamar o Senhor para entrar em sua casa quando se tem sede de mudança! Em seguida, Zaqueu, outrora um homem pecador e que não pensava no próximo, tem uma atitude de SERVO, de pessoa FIEL e TEMENTE A DEUS. No versículo 8 ele diz a Jesus: " Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado". Seguido pela afirmação de Jesus, no versículo 9: "Hoje veio salvação a esta casa ...". Zaqueu já havia procurado conhecer Jesus, O chamou para entrar em sua casa e por fim, salva a si e toda a sua casa, mostrando um ato de ARREPENDIMENTO seguido por uma grande ação, ajudando o próximo! O arrependimento seguido pela boa ação, foi o terceiro passo de Zaqueu rumo à salvação.

Eu não sei se você, amigo leitor, já procurou conhecer Jesus, se já O chamou para entrar em sua casa e se você se arrependeu de seus erros do passado. Se ainda não fez isso, basta dobrar agora seus joelhos e dizer a Deus, que aceita chamar Jesus para dentro de seu lar. Deixe claro para Ele que você quer mudar! Chame Jesus para dentro de sua casa; fale de Jesus à sua família! Em 1 João 2. 25 está escrito que a promessa que Deus tem para nós é a VIDA ETERNA e você só a alcançará a partir do momento em que renunciar ao seu passado e aceitar a Jesus como o seu Salvador! 

Chame Jesus para dentro de sua casa! 

Deus abençoe você e sua família!

Leia mais textos como este no blog "Ganhando Almas"
Compartilhe:

André Luís de Freitas

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours