Caros amigos, neste sábado o planeta bola vai parar em frente à TV. O Estádio Olímpico de Berlim recebe, às 15h45, Juventus e Barcelona, na Final da Champions League 2014-15.


Os italianos, assim como os espanhóis (isto é, os catalães), conquistaram a Liga e a Copa dos seus países. Caso o Barça seja o campeão, será a primeira vez na história que um time conquista, por duas vezes, a tríplice coroa.

Como é de costume, fizemos um pré-jogo apresentando as campanhas dos finalistas, as estrelas que podem decidir e as prováveis escalações.

Juventus

A equipe de Turin volta à decisão depois de 12 anos, com um espírito característico italiano. Vice-líder do grupo A, a Juve precisou decidir todos os mata-matas longe do Juventus Stadium. Até por isso, é salutar o fato de chegar tão longe na competição.

Campanha: Três vitórias, um empate e duas derrotas no grupo A - com Atlético de Madrid, Malmö e Olympiakos. 

Nas oitavas, duas vitórias contra o Borussia Dortmund (2 a 1 em Turin e 3 a 0 em Dortmund). 

Nas quartas, um confronto duro diante do Mônaco: vitória de 1 a 0 na ida, em casa, e empate (à moda italiana) por 0 a 0 na volta, no Principado.

Na semi, os jogos-chave da Vecchia Signora, na minha opinião, até aqui. Vitória inconteste por 2 a 1 em Turin e empate em Madrid por 1 a 1, contra o Real, para assegurar a passagem para Berlin.

Barcelona

A equipe catalã disputa sua quarta final no século 21. As partidas terminaram com festa para os torcedores do Barça em Paris-2006 (diante do Arsenal), em Roma-2009 e em Londres 2011 (contra o Manchester United). Messi foi ator principal nas duas últimas, com dois gols - um em cada.

Campanha: 5 vitórias e 1 derrota no grupo F, o mesmo de PSG, Apoel Nicósia e Ajax Amsterdã.

Nas oitavas, um velho rival: o Manchester City, como havia sido na temporada passada. O resultado também já havia acontecido: duas vitórias - 2 a 1 em Manchester e 1 a 0 em Barcelona.

Nas quartas, outro adversário conhecido: o Patis Saint-Germain, como foi na fase de grupos dessa temporada. Outros dois triunfos: 3 a 1 em Paris e 2 a 0 em Barcelona.

Na semifinal, o jogo-chave. A partida de ida contra o Bayern de Munique, no Camp Nou, estava equilibrada, até um tal de Lionel Messi terminar com a brincadeira. O segundo gol dele foi algo fora do normal - até Boateng se rendeu à genialidade do argentino: 3 a 0 no final. A volta, na Baviera, terminou 3 a 2 para o Bayern. 

Olho Neles:

Seria preciso detalhar jogador por jogador dada a força dos times. Entretanto, como o tempo é escasso, vamos voltar as atenções para dois astros da Vecchia Signora e do Barça.

Gianluigi Buffon

O goleiro italiano, de 37 anos, jamais venceu a competição estrelada.

Em 2003, Gigi foi à final com a Juve.

Contudo, apesar de defender duas cobranças, perdeu nos pênaltis para o Milan - no Old Trafford, em Manchester, na Inglaterra.

A qualidade do arqueiro, porém, não é diminuída por esse detalhe. Afinal, Buffon foi campeão do mundo, em 2006, contra a Alemanha, no mesmo Olympiastadion - palco da decisão de logo mais.

Luis Suárez

O uruguaio chega, pela primeira vez, à final da Liga dos Campeões.

Suárez tem motivação de sobra para enfrentar a Juve.

O pistoleiro pode conquistar o terceiro título pela equipe, após ficar quatro meses - aproximadamente - longe dos gramados, naquela mordida que deu no ombro de Chiellini.

Carlitos Tévez

O que dizer de Carlitos? Um monstro, que arrancou 67 metros, deixando madridistas pelo caminho para decidir contra o Real Madrid, na vitória da semifinal em Turim.

Não seria absurdo, na minha visão, o argentino ser indicado para concorrer à Bola de Ouro, caso a Juve vença com boa atuação dele.

Com certeza, Tévez dará enorme trabalho para a zaga culé.

Lionel Messi

Não à toa, a foto tem Léo com a bola nos pés, o brinquedo favorito de um garoto de 27 anos. A principal estrela em campo entre os 22 que vão ouvir o hino antes do espetáculo começar.

Lionel Messi! Não há muito o que falar. Se ele estiver inspirado - e geralmente está - o Barcelona conquistará o penta. 

Ah, sim, a quinta Bola de Ouro da pulga pode pintar, se ele brilhar como brilhou em Roma- 2009 e em Londres-2011.


Destaques: Fator Chiellini. O zagueiro é um símbolo não só da Juve mas da Itália. O camisa 3 fará muita falta ao esquadrão bianconero, principalmente na liderança que exerce na defesa, já que é um dos melhores do mundo na posição na atualidade.

Haja replay. Enquanto a Juve marcou 103 gols na temporada, o Barça têm 172 tentos - 120 apenas em seu ataque, o trio MSN.

Artilharia. Lionel Messi, com 10 gols, e Neymar, com 9, são os principais postulantes à chuteira de ouro da Champions. Carlitos Tévez precisaria ao menos de um hat-trick para chegar, pois tem 7 tentos.


Escalações - Juventus: 4-3-1-2: Buffon; Lichtsteiner, Barzagli, Bonucci e Evra; Pirlo, Marchísio, Vidal e Pogba; Carlitos Tévez e Morata. Téc. Massimiliano Allegri.

Barcelona: 4-3-3: Ter Stegen; Dani Alves, Piqué, Mascherano e Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta; Messi, Suárez e Neymar. Téc. Luis Enrique.

Juventus ou Barcelona? Coletivo italiano ou individualidade espanhola? Vamos descobrir quem vai reinar na Europa em 2015.

Estou no Facebook: Fábio Dias
Curta a página do Blog no Facebook: Jovens Cronistas
Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours