Amigos, amantes do Calcio, chegamos enfim a rodada final da Série A na temporada 14/15, e vamos com isso além de trazer os resultados da rodada, fazer um balanço das principais equipes da competição, e projetar a próxima temporada. Vamos juntos!


Hellas Verona 2 x 2 Juventus

Jogando com time misto, a Vecchia Signora ficou no empate fora de casa na rodada final, na sequência da preparação para a decisão da Champions League, ante o Barça, que neste final de semana conseguiu grande vitória na Copa do Rei (Clique). Pereyra inaugurou o marcador no final da etapa inicial, Luca Toni empatou a partida aos 3 da etapa final em bela finalização de fora, porém cerca de dez minutos depois após jogada de Padoin, Llorente recolocou a Juve em vantagem, vantagem esta que no fim do jogo foi eliminada, com o gol do Argentino Gómez.

Para a Juventus; Foi uma temporada onde mais uma vez foi afirmado o seu domínio na Itália, o time manteve uma espetacular regularidade e não se viu ameaçado em momento algum, tem acontecido ao final de toda temporada as especulações fortes em relação á seus principais jogadores que são intensificadas pela grande temporada também na competição continental feita pela equipe, e resta aguardar com reserva. Fala-se muito da recarga por Pogba e Vidal, e da chegada de Khedira, ok, o alemão é um grande jogador, mas não daria a dinâmica que estes dão ao meio, Dybala chega para o ataque, vai qualificar ainda mais a posição, a Juventus deve se desfazer de jogadores mais experientes como Matri, mas creio que foi uma das grandes revelações da temporada e pode ter muito futuro no time, é claro que jogar na Juve é diferente de jogar no Palermo, mas se conseguir manter a performance pode inclusive formar uma bela dupla com Tevez. Antes porém ainda há o grande desafio contra o Barça, para vencer, a atuação terá de ser gigante, como contra o Real. 

O Hellas Verona não fez uma temporada de destaque como a anterior, esteve na segunda parte da tabela durante praticamente toda a competição, o time do meio pra frente tem qualidade, do alto de seus 38 anos, mas o mérito não é só dele, a meiuca do time é produtiva com Hallfredsson e Jankovic, os setores de defesa e a transição (volantes) precisam ser melhorados, por isso passará um bom desempenho da equipe na próxima temporada, fala-se muito na saída de Toni, inclusive o Carpi que chega á 1ª Divisão nesta temporada já teria demonstrado interesse em contar com o atleta, se acontecer, será uma perda sentida.


Atalanta 1 x 3 Milan

 O Milan encerrou a temporada com uma boa vitória fora de casa contra a sempre encardida Atalanta, Pazzini e Bonaventura (2) anotaram os gols do time Rossonero na partida, e foram os destaques, antes porém o time da casa largava na frente do placar com o gol de cabeça de Baselli. 

No Milan muita coisa precisa mudar para a próxima temporada, nesta o time foi muito instável e viveu de momentos de brilho individual de Ménez, precisa consertar os problemas defensivos, ter um setor de meio-campo mais condizente com sua história e quem sabe um grande ataque. O time já anunciou novos investidores que planejam injetar dinheiro e nomes de peso podem chegar, o erro terrível do Real Madrid com a demissão de Carlo Ancelotti animou os dirigentes, que esperam convencer o treinador a acertar com o clube, e com isso também dar a ele grandes nomes, fala-se até de Ibrahimovic, vamos aguardar, uma sementinha já foi plantada por Inzaghi, o time que jogou a reta final da temporada é muito mais leve, mais criativo, chega de brucutus no meio como se viu nessa e nas recentes temporadas.

A Atalanta cumpriu o seu papel, é um time encardido, perigoso, que até funciona bem do meio pra frente, mas que tem importantes dificuldades defensivas, permanece na Série A, e terá de lutar duro para ao menos manter o padrão na próxima temporada.

Napoli 2 x 4 Lazio

E a Lazio confirmou no estádio San Paolo a classificação para a fase pré-eliminatória da Champions League, frustrando a esperança do torcedor Napolitano (E por que não dizer também do torcedor da Roma) os visitantes abriram dois gols de vantagem com Parolo e Candreva na etapa inicial, para desespero do torcedor local. Mas na etapa final o Napoli ressurgiu, com dois gols de Higuain, o terceiro poderia ter vindo com ele em cobrança de pênalti, desperdiçada, era o caminho para a definição da vitória com Onazi e Klose que vieram do banco. Foi estabelecida a justiça, o verdadeiro torcedor do Napoli reconhece a irregularidade do time na temporada, a classificação poderia sim ter vindo, é o futebol, mas o resultado final da partida fez jus ao desempenho na competição, a maior regularidade foi premiada, o time da casa arrancou perto do fim, mas nas rodadas finais voltou a perder pontos importantes que lhe custaram a vaga na Champions, resta novamente ir á Europa League.

Se no Napoli é fácil ver o copo meio vazio, por outro lado dá pra ver o meio cheio, a grande notícia da saída de Rafa Benitez dá novo fôlego ao time, ele não funcionou no Napoli, muitas dúvidas em relação ao time, muita irregularidade, a culpa sempre era dos outros, Benitez não conseguiu tirar tudo o que o time podia, agora é escolher um bom nome, consertar problemas defensivos sérios que o time tem, caso Reina não retorne, voltar a testar o goleiro Rafael e do meio pra frente é não perder peças, qualidade há, é preciso mantê-la e trazer quem consiga usá-la.

Já a Lazio perdeu fôlego na reta final da competição mas é um bom time, fez um grande trabalho na temporada, Felipe Anderson caiu muito bem na meia com Candreva, Lulic Parolo, Djordjevic surge como um atacante promissor que pode suprir a possível ausência de Klose, reforços serão bem-vindos na janela, melhor ainda será não perder peças importantes, o time precisará também torcer para não encarar um Manchester United já na pré-eliminatória. 

Sampdoria 2 x 2 Parma

A Sampdoria ficou apenas no empate contra o Parma em casa, mas isso dependendo da instância final do recurso do rival Genoa pode ser suficiente para a equipe se qualificar á Europa League, a torcida agora é fora dos gramados. Romagnoli abriu o placar para a Samp, Palladino empatou a partida, De Silvestri recolocou o time da casa na frente, mas o tradicional Parma em sua derradeira partida na Série A (talvez até na história), chegou ao empate aos 43 com o Português Varela. 

A Sampdoria está confirmada na Europa League com a manutenção da sanção ao Genoa seu grande rival, O trabalho de Mihajlovic chega ao fim, de forma injusta no nosso entendimento, o trabalho dele era bom, o time teve tropeços sim ao longo da temporada, mas é reforçar, é não perder peças, não acho que interromper o trabalho seja uma solução que vai revolucionar o time, o cotado é justamente Donadoni, técnico consagrado até hoje no Parma.

Parma que parece fadado ao fim, vamos aguardar as próximas notícias, o nosso desejo é que o clube consiga ser vendido para não tenha de descer a Lega Pro, o certo é que em campo não era um time ruim, os resultados do time após o retorno as atividades mostram que não fosse tão pessimamente administrado, o time talvez nem cairia, seus atletas agora devem reforçar outras equipes Italianas, tem muito jogador ali que pode ser útil na Série A. 

Internazionale 4 x 3 Empoli 

A equipe Nerazzurri tinha até esta rodada, chances mínimas de se qualificar para Europa League, mas dependendo além da já explicada questão do Genoa da vitória que acabou vindo, mas também de uma derrota da Samp ante o Parma que não aconteceu. Icardi marcou dois gols e encerrou ao lado de Luca Toni a temporada na artilharia, Palácio e Brozovic também marcaram para a Inter, o Empoli endureceu o jogo e marcou com Michelidze (2) e Pucciarelli. 

A Inter fez uma temporada muito irregular, e acabou não merecendo a qualificação para a Europa League, o torcedor vai certamente concordar com isso, muita inconstância, o time na reta final melhorou com o retorno de Hernanes, a ideia de investimento traz novas esperanças para a próxima temporada, certamente o clube sabe o que tem de fazer, as sérias lacunas defensivas que tem, os volantes que não deram certo nem na transição, nem na proteção, não á toa se fala na chegada de Yaya Touré, nos grandes jogos o time foi competitivo, com reforços pode voltar a briga mais direta por Europa e Champions League. 

O Empoli fez um bom papel, se mostrou um time bastante perigoso ofensivamente com o próprio Pucciarelli, com Croce, Verdi, Vecino, em conseguindo manter essas peças fará novamente uma próxima temporada honrosa.

Fiorentina 3 x 0 Chievo Verona

Com gols de Ilicic, do garoto Bernardeschi e de Badelj a Viola confirmou a 4ª colocação frente ao Napoli e chega á Europa League, coroando uma boa temporada da equipe, a chegada de Salah fez a torcida esquecer a perda de Cuadrado, bom nível de atuações, a queda na Coppa Itália ante a Juve foi bastante sentida e foi um momento de baque na temporada, bem como a dura eliminação frente ao Sevilla na mesma Europa League, mas o saldo é positivo, agora é manter as peças como já se fazem movimentos para isso, e se possível qualificar o elenco ainda mais. 

O Chievo fez uma temporada bastante digna, tendo como destaque Paloschi que é uma peça fundamental e pode ser cogitado por times com maiores aspirações, vejamos o que os reserva na próxima temporada. 

Sassuolo 3 x 1 Genoa 

E a dupla Zaza/Berardi mais uma vez fez a diferença em favor do Sassuolo, com a vítima da vez sendo o Genoa, todos os gols saíram na etapa inicial com o cogitado na Juve Berardi abrindo a conta aos 3, e Zaza ampliando aos 18 e aos 32, Pavoletti descontou aos 40 dando números finais a partida.

No Sassuolo os garotos Sansone, Zaza e Berardi fizeram grande temporada sendo o pesadelo das defesas rivais, dificilmente serão mantidos, mas eles colocaram no banco medalhões como Floccari e Floro Flores, com isso as expectativas são boas mesmo que suas saídas sejam inevitáveis. 

Já no Genoa, a temporada foi sim muito boa em campo, a equipe estaria qualificada á Europa League após um bom começo de temporada, uma instabilidade no meio, mas uma forte arrancada na reta final, que teve como momento marcante a Goleada por 5 x 1 sobre o Torino (Clique), infelizmente as questões extra-campo afetam o clube, e o time mesmo se qualificando em campo fica fora da Europa League, o recurso final não teve êxito, é uma injustiça não ver o clube que fez por merecer essa condição por erros administrativos, mas o que se planta se colhe, a direção do clube precisa ser cobrada.

Roma 1 x 2 Palermo

A derrota não foi sentida pela Roma e por Totti que tirou inúmeros selfies ao término da partida, o sentimento era de comemoração junto á torcidada vaga direta na Champions League, mesmo com a derrota ante o Palermo. Vazquez abriu o placar para os visitantes, Totti empatou na marca dos 40, da etapa final, mas no final do jogo Belotti deu a vitória ao time Siciliano. 

A Roma tem um time qualificadíssimo, como sempre colocamos aqui ao longo da temporada, a queda de rendimento do meio para o fim parece ter relação com a saída de Destro não por ele ser "um jogador fenomenal", sequer deu certo no Milan, e sim pela falta de referência no ataque, existe uma solução caseira que é Ljajic, mas o time pode ir atrás de outra mais tarimbada no mercado, fala-se inclusive em Dzeko. É importante não perder também nomes importantes como Nainggolan e Pjanic onde já existem rumores de propostas. 

O Palermo fez uma razoável temporada, é um time que retornou da Série B, se estabilizou a agora procura retornar ao seu patamar normal que é a metade de cima da tabela, a transferência de Dybala é questão somente de formalidade, e o clube já investe, contratou á vista a revelação Matheus Cassini da base do Corinthians, e a curiosidade fica em como ele será inserido, tem potencial para em breve figurar nesse time. 


Demais Resultados

Torino 5 x 0 Cesena
Cagliari 4 x 3 Udinese

Classificação Final

















Artilharia 

Luca Toni (Hellas Verona) e Mauro Icardi (Internazionale) - 22 gols

Carlitos Tevez (Juventus) - 20 gols

Higuain (Napoli) - 18 gols

Ménez (Milan) - 16 gols

Gabbiadini (Sampdoria/Napoli) e Berardi (Sassuolo) - 15 gols

Antônio Di Natale - (Udinese) - 14 gols.



Gostaria de agradecer profundamente á todos que deram a honra de nos acompanhar ao longo dessa temporada, nos colocando várias vezes dentre os textos mais lidos do mês, talvez nem seja por mérito nosso, e sim do amor incondicional que o fã do Calcio tem. Obrigado pela confiança e pela companhia, e estaremos juntos na próxima temporada, aliás, antes dela, pois iremos acompanhar tudo dos bastidores, das movimentações das equipes neste Calciomercato, mais uma vez, muito obrigado! 


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)


Imagens: Reuters, Getty, Ansa, Gazzetta dello Sport, Reprodução Facebook (Série A TIM) 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours