Caros amigos, penúltima rodada cheia da Liga BBVA. Jogos no mesmo dia e no mesmo horário, para desespero do colunista do Campeonato Espanhol. 

Não havia como assistir dois jogos, ao mesmo tempo, para fazer análise. Aliás, não era preciso. A torcida do Real Madrid deve admitir que neste fim de semana, o jogo mais importante era o do Vicente Calderón.

Aqui a análise do jogo que deu a conquista matemática ao Barça.

Atlético de Madrid 0 x 1 Barcelona

Dia de luz no uniforme, festa de sol no estádio e o quinto troféu em 7 temporadas. Esse é o final de semana perfeito para o torcedor catalão. Barcelona, 23 vezes campeão da Liga das Estrelas!

O Atleti jogou no 4-4-2, da forma costumeira, com o agrupamento de jogadores em 40 metros. Sem contar o apoio maciço dos 53 mil torcedores que lotaram o Vicente Calderón. 

O Barça jogou no 4-3-3, com Pedro ao lado de Messi e Neymar.

Os primeiros quinze minutos foram intensos. Destaque para a defesa elástica de Bravo, em cabeçada de Griezmann, aos 7. 


Surpresa para os espaços que Messi tinha para flutuar às costas de Mario Suárez e Gabi. Já que os culés não tinham Suárez, o argentino armava as jogadas como meia e concluía como atacante – semelhante ao que fazia na era Guardiola – ao estilo falso 9.

Foram três chances finalizadas pela pulga. Aos 11, em triangulação com Neymar e Iniesta; aos 12, após cruzamento de Dani Alves e aos 17, em contra-ataque rápido. A precisão, no entanto, não estava da forma como ficamos acostumados a ver.

Os atleticanos equilibraram a partida, à medida que compactaram mais as linhas de marcação, embora não criassem chance alguma no ataque. Discretos, Arda Turam e Koke não foram capazes de organizar jogadas no meio-campo.

No segundo tempo, tivemos um domínio territorial do Barcelona. Sempre com o gênio argentino coordenando as ações na meia, também porque havia espaço na entrada da área.

O título ficou mais próximo aos 20 minutos. 

Lembra da precisão que relatei dois parágrafos acima? Pois é. Pode esquecer. Quando esse canhoto, de 1,69 de altura, toca na bola, nada pode ser dito, digitado ou escrito.

Messi invadiu a área, tabelando com Neymar. Recebeu a bola cercado por várias camisas colchoneras. 

Ainda assim, achou a parede da rede pela esquerda, tal qual fosse uma tacada de sinuca. Inapelável para o excelente goleiro Oblak. 1 a 0 à la Messi, para o Barça.

Neymar, pouco atuante em Madrid (e em segundo plano na foto da comemoração do gol, poderia ter feito dois gols e colocado seu carimbo na festa. Aos 25, em passe de Iniesta, o camisa 11 escorou e a bola saiu ao lado da trave.

No minuto seguinte, Messi armou um contra-ataque em alta velocidade e abriu à esquerda. Neymar livre, de onde quase sempre balançaria as redes, mandou a bola para as arquibancadas.

Não era necessário jogar bonito. Tampouco dar espetáculo. Muito menos uma goleada. O 1 a 0 era mais que suficiente para grudar as mãos no troféu (não literalmente porque o título poderia não se confirmar).

O final da partida parecia uma decisão, de fato. O Barcelona segurou a bola e assegurou a taça, na casa madrilenha – como o Atlético havia feito há exatamente um ano no Camp Nou.

Festa catalã na ensolarada noite de primavera, na capital espanhola.

Espanyol 1 x 4 Real Madrid

O vice-campeão espanhol Real Madrid foi à Catalunha, precisamente ao Cornellà El-Prat, para enfrentar o Espanyol de Barcelona.

Cristiano Ronaldo, para variar, foi o destaque merengue com um hat-trick - aos 14, 38 e 46 - e uma assistência para Marcelo, aos 34, na goleada da equipe sobre os catalães por 4 a 1. 

Stuani descontou para o time da casa.

Se serve como consolo, o português deve ser o artilheiro da temporada 2014-15 no Campeonato Espanhol. Por ora, o camisa 7 tem 45 gols, contra 41 de Lionel Messi.


Nesta rodada, além do campeão, as vagas diretas para a Champions foram definidas (Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid). 

Na última rodada, semana que vem, teremos as definições quanto a vaga de playoff da Liga dos Campeões (entre Valencia e Sevilla), as vagas para a Europa League (entre Valencia, Sevilla e Villarreal) e os dois rebaixados (entre Almería, Eibar, Deportivo La Coruña e Granada). 

Ao final dos jogos, a classificação é esta:

 Resultados 37ª rodada 

Atlético de Madrid 0 x 1 Barcelona (Domingo)
Córdoba 1 x 2 Rayo Vallecano
Deportivo La Coruña 2 x 0 Levante
Elche 2 x 3 Athletic Bilbao
Espanyol 1 x 4 Real Madrid
Getafe 1 x 1 Eibar
Real Sociedad 0 x 3 Granada
Sevilla 2 x 1 Almería
Valencia 1 x 1 Celta de Vigo
Villarreal 2 x 1 Málaga







*Imagens: Mundo Deportivo

Estou no Facebook: Fábio Dias 
Curta a página do Blog no Facebook: Jovens Cronistas



Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours