Amigos, amantes do Calcio, chegamos á 37ª e penúltima rodada do Campeonato Italiano, com quase todas as disputas definidas, ainda em disputa e como destaque na rodada a vaga direta na Champions League entre Lazio x Roma. No melhor jogo da rodada, o Genoa derrotou a Internazionale e mantem no campo viva a chance de chegar á Europa League, mas precisa conseguir também na corte apelativa da UEFA esse direito, já a Inter conta com derrota da Sampdoria ante o Parma na rodada final, e o não aceite da apelação do Genoa, mas mesmo com apenas essas definições por vir, tivemos grandes jogos, vamos juntos conferir.

Juventus 3 x 1 Napoli

Como deve ser pela qualidade que tem, o Napoli foi um adversário digno para a Juve, poderia ter tido melhor desfecho para suas pretensões, mas mais decisiva e empurrada por uma torcida em êxtase, veio a derrota e cada vez mais chances de qualificação para a Champions League, inclusive com a especulação de que Higuain teria colocado o clube contra a parede por maior competitividade, certo ele, o time é muito bom, peca por problemas defensivos e pela "pardalice" de seu treinador, mas não foi uma temporada no nível que se espera desse grupo.

A etapa inicial foi morna, a Vecchia Signora saiu na frente em uma jogada do futuro do time, Coman deu a assistência para Pereyra abrir o placar aos 13 minutos de jogo, e caminhar para o fim da etapa inicial em vantagem no placar.

A etapa final foi mais movimentada, o Napoli cresceu no jogo e chegou ao empate em pênalti onde Asamoah não teve a intenção de tocar na bola, mas a bola foi na cal, Insigne bateu para grande defesa de Buffon, mas David Lopez conferiu no rebote o gol de empate. O time de fora seguia bem e poderia ter virado, mas o balde de água fria veio com o garoto Sturaro em bela jogada individual aos 32 minutos, o gol murchou o adversário e o time da casa tinha o jogo na mão, definido quando o fraco Britos agrediu Morata e foi pra rua (tinha que ir pra outro time, ou outro esporte), e Pepe converteu a cobrança de pênalti, para uma grande festa ao final do jogo no Juventus Stadium, uma grande temporada de um time cada vez mais forte e que dá cancha para seus jovens jogadores, o futuro sorri para a Juve. 

Genoa 3 x 2 Internazionale

No melhor jogo da rodada, e um dos melhores do campeonato, venceu o melhor, venceu quem lutou pela vitória durante todo o jogo, quem teve mais volume de jogo, e quem merece á parte de sanções extra-campo, disputar a próxima Europa League, vitória que teve também sabor especial para Gasperini, escurraçado da Internazionale e agora praticamente eliminando o ex-clube da mesma competição.

O jogo foi frenético do início ao fim, o Genoa começou melhor no jogo, pressionando, quase abriu o placar, mas quem acabou saindo na frente foi a Inter, com a jogada Argentina que culminou com a finalização do artilheiro Icardi, porém a festa durou pouco, nova investida ofensiva do time da casa e lindo gol de Pavoletti para empatar a partida. Porém em mais um contra-ataque mortal da Inter, com a participação das três principais peças ofensivas do time, a dupla Hermana e o Brasileiro Hernanes, Palácio finalizou para recolocar o time Nerazzurri á frente do placar e com renovadas esperanças de chegar á Europa League, o Genoa não se abateu e seguiu melhor, Handanovic que é um ótimo goleiro, mas vez ou outra acaba errando, se atrapalhou com o defensor ao sair do gol e viu Lestienne concluir para as redes e empatar a partida novamente pouco antes do intervalo.

A etapa final seguiu agitada, com os dois times se lançando ao ataque, quanto mais o tempo passava, melhor era o Genoa, parecia ele o grande (que historicamente também é), o domínio das ações cada vez mais crescia e ficava claro o merecimento da vitória, nem parecia que a Inter dependia de seus esforços e de tropeços adversários para chegar á Europa League, Handanovic salvou o quanto pôde, mas a justiça se fez aos 44 minutos quando Kucka foi no terceiro andar para matar o jogo, festa do time com o técnico, festa linda da torcida no estádio Luigi Ferraris.

Temos ainda a rodada final como já dito, a Sampdoria tem uma missão menos complicada que o Genoa, que tem ainda de apelar junto á UEFA pelo direito de disputar competições Europeias, pelo trabalho feito em campo, se confirmada a 6ª colocação a nossa torcida é para que o Genoa consiga, afinal, se o clube tem dificuldades financeiras e faz um grande trabalho, ter a vaga na Europa League eleva o clube á um patamar financeiro diferente, é o prêmio ao melhor trabalho e á competitividade do futebol Italiano, ainda em baixa. Resta ainda á Inter como já dito, torcer contra os times de Gênova (inclusive na corte apelativa), e vencer o também perigoso Empoli em casa na rodada final, para no saldo de gols, conseguir uma improvável classificação, que pela irregularidade do time e passividade em muitos momentos, com todo respeito ao torcedor, não seria merecida, por outro lado, seria o caminho para um renascimento.

Milan 3 x 0 Torino

E o Milan conseguiu uma vitória que dá alento a sua torcida em momentos difíceis, contra um complicado Torino, que fez boa temporada mas perdeu fôlego na reta final, e importante para El Shaarawy, que se recuperado e reinserido pode ser um dos bons nomes na reconstrução deste combalido Milan.

O time Rossonero foi melhor durante todo o duelo, mesmo quando perdeu Zaccardo o autor da assistência para o gol do Faraó, que abriu o placar, no início da etapa final Molinaro cometeu pênalti e foi expulso, reequilibrando numericamente o jogo, convertido por Pazzini que se despede de Milão, o golpe final veio aos 21, com assistência do bom Van Ginkel para a definição outra vez do camisa 92. 

Lazio 1 x 2 Roma

O Derbi della Capitale foi cercado por suspeitas por parte de Rafa Benitez (quem não trabalha bem fica sujeito á resmungos) e mais alguns conspiradores de que poderia haver um "jogo de compadres" para que as duas equipes chegassem á Champions League, situação que até se desenhava no jogo, mas em conhecendo essa rivalidade, que mais uma vez infelizmente rendeu problemas e hospitalizados fora do estádio.

 O jogo foi truncado e brigado, porém sem grandes emoções em grande parte do jogo, com os goleiros sendo espectadores da partida. O jogo só veio ganhar em emoção aos 29 da etapa final, com um estasiado Iturbe colocando a Roma na frente do placar, após boa trama do ataque. O técnico da Lazio, Stefano Pioli se viu então obrigado a dar mais ofensividade ao time, e colocou Djordjevic que mais uma vez foi importante e concluiu para a rede após belo passe de Felipe Anderson que finalmente estará com a Seleção de Dunga, a ajeitada de Klose, para o cabeceio fulminante do camisa 9. Porém, Pjanic que inexplicavelmente estava no banco e entrou na etapa final, levantou a bola na área para o cabeceio de Mapou M'Biwa, que apesar do impedimento de seus companheiros estava em posição legal e cabeceou para o gol, á partir dai a Roma soube administrar bem o resultado, garantir a vaga direta na Champions, e ainda complicar o grande rival, já que a Lazio precisará encara o Napoli fora de casa na rodada final jogando pelo empate para confirmar a 3ª colocação e a vaga na pré-eliminatória, em caso de derrota, o critério de desempate é o confronto direto e o time de Napoles teria nesse cenário as duas vitórias no confronto, o que seria uma épica classificação, e um castigo, faltou ousadia ao time, que esperou pelo empate e acabou derrotado e em risco.

Classificação






Demais Resultados

Empoli 1 x 1 Sampdoria
Chievo 1 x 1 Atalanta
Cesena 0 x 1 Cagliari
Palermo 2 x 3 Fiorentina
Parma 2 x 2 Hellas Verona
Udinese 0 x 1 Sassuolo



Curta nossa Pàgina: Jovens Cronistas! (Clique)


Imagens: AFP, AP, Getty, Ogol.



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours