Após 12 anos, o Vasco voltou a ser campeão do Campeonato Carioca, vencendo novamente o Botafogo, desta vez por 2 a 1na tarde deste domingo (3), conquistando o seu 23º título estadual. Os gols da partida foram marcados por Rafael Silva e Gilberto, com Diego Jardel descontando para o Botafogo.

Antes da partida, Renê Simões fez duas mudanças em relação ao time que foi derrotado por 1 a 0 no domingo passado. O meia Tomas voltou a equipe titular na vaga de Gegê e Luis Ricardo entrou no lugar de Fernandes. O atacante Jobson, suspenso pela Fifa, e o goleiro Jefferson, ainda se recuperando de lesão, foram os desfalques do Botafogo.
Enquanto no Vasco, Doriva não quis saber de escalação defensiva e colocou mais um atacante no time. Rafael Silva, autor do gol da vitória na primeira partida, ganhou a vaga de Marcinho.

A partida começou com Botafogo partindo para cima, enquanto o Vasco apostou nos contra-ataques. Aos 2 minutos, Luís Ricardo recebe na área em boas condições, mas finalizou mal. O Vasco responde aos 3 minutos com Gilberto, que finaliza de fora da área, mas Renan caiu para fazer a defesa. Aos 5 minutos, Bill recebe na área e chega finalizando, mas Martín já fechava o ângulo para fazer a defesa e aos 7, novamente Vasco, com Dagoberto, que  cobra e Julio dos Santos sobe para cabecear, com a bola passando por cima. O Botafogo só teve uma chance aos 36 minutos, quando Pimpão recebe na esquerda, corta para o meio, e chuta de fora da área. Martín Silva faz grande defesa, mas aos 48 minutos, a zaga do Botafogo perde bola no campo de defesa, que sobra para Guiñazu, passando para Rafael Silva, que domina e manda para as redes, abrindo o placar para o Vasco no fim do primeiro tempo.

O segundo tempo o Vasco começou pressionando em busca de sacramentar a partida, mas a chance só veio aos 10 minutos, com Botafogo, quando Fernandes cabeceia com perigo e aos 13 minutos, Carleto cobra cruzado, e o goleiro vascaíno se esticou para espalmar. O Vasco teve a chance aos 24 minutos, Gilberto recebe no ataque, domina, e chuta de fora da área, mas Renan fez uma grande defesa. O empate do Botafogo veio aos 30 minutos, quando Diego Jardel recebeu sozinho e tira do goleiro para empatar a partida para o Botafogo. O Vasco teve mais uma oportunidade ao 33 minutos, Em falta de perigo, Bernardo cobra no meio do gol, mas Renan encaixa a bola, mas aos 48 minutos veio o gol do titulo do Vasco. Gilberto recebe de Lucas na área, domina no peito, e manda para o fundo das redes, finalizando o jejum de doze anos para a torcida vascaína.

Foram doze anos de espera, com duas finas perdidas, com duas finais perdidas em 2004 3
e ano passado de forma duvidosa. Nesse período fomos rebaixados duas vezes, mas conquistamos a Copa do Brasil em 2011. Após esse período, enfim tiramos um jejum sem títulos estaduais, além do tabu de nunca ter vencido o Botafogo em decisões do Campeonato Carioca.

Enfim podemos gritar é campeão, podemos chorar e comemorar e mostrar que o Vasco é Vasco. Vimos a bela festa da torcida, o mosaico O Maraca é nosso desde 1950. Isso sim é Vasco, uma torcida apaixonada que onde clube estiver, estará sempre ao seu lado, independente do jeito que for.

Quero parabenizar ao Doriva, que ao entrou na história do Vasco e no futebol sendo campeão paulista e cariocas anos seguidos, ao nosso paredão Martín Silva, a nossa zaga Luan e Rodrigo, o nosso capitão e pitbull Guiñazú, Bernardo, o xodó da Colina, Rafael Silva que fez gol nas duas partidas na final e o nosso atacante Gilberto. Vocês merecem conquistar e torceremos para que venha mais taças para nossa torcida apaixonada e que seus nomes entrem na história do clube.

O respeito voltou e saudações vascaínas

Texto e Edição: Joseclei Nunes (@JosecleiNunes)
Foto:  Vasco/Divulgação
Compartilhe:

Joseclei Nunes

30 Anos, Carioca, Licenciando em História na Simonsen, amante e pesquisador de Futebol, Política e Carnaval.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours