Olá amigos da velocidade! Neste domingo especial para todos nós, viemos aqui comentar o GP de Mônaco da Fórmula 1 neste ano de 2015. Apesar de muito conhecida pela 'corrida mais charmosa', o GP monegasco é um daqueles em que nem sempre a lógica impera, fazendo valer o que sempre deveria estar presente no automobilismo: a perícia de cada piloto e a apreensão de uma das provas mais perigosas do calendário atual!

Neste fim de semana, Mônaco nos reservou uma F1 um pouco diferente, jogando as Williams para o fundo do pelotão e trazendo de volta a sombra da Red Bull. No alto do pódio, mais uma surpresa: Nico Rosberg! Mais por sorte do que por méritos, porém o esporte nem sempre é justo ou educado com quem o pratica com tanta habilidade. Entre os brasileiros, Massa pouco pôde fazer, com novos problemas na largada e uma Williams bastante limitada. Já Nasr mostrou novamente do que é capaz, sendo rápido e ao mesmo tempo cuidadoso ao estrear nas ruas de Mônaco pilotando um F1. Acompanhe conosco a crônica do GP de Mônaco e fique à vontade para deixar sua opinião, crítica e/ou sugestão.

Diferentemente da maioria das largadas da prova (porém, cenário cada vez mais comum na categoria), o GP de Mônaco de 2015 começou sem abandonos ou grandes acidentes, mas isso não garantiu que todos passassem limpo pela primeira volta da corrida. Felipe Massa se envolveu em um leve toque com Pastor Maldonado na saída da Sainte Devote, que foi suficiente para furar o pneu e ainda danificar sua asa dianteira, obrigando o piloto a para nos boxes assim que pudesse. Um pouco mais à frente, foi a vez de Nico Hülkenberg sofrer com o nariz de seu bólido, completamente arrancado após choque com Fernando Alonso. Hülk também precisaria ir aos boxes, já Alonso amargaria um 'stop and go' de cinco segundos.

Monaco Grand Prix
Passadas as confusões da largada, pudemos notar as gratas surpresas do GP até então. As Red Bull vinham bem, com destaque para Kvyat, que ultrapassara seu companheiro de equipe e ocupava o quarto lugar, Ricciardo vinha em quinto. Na liderança, Hamilton impôs seu ritmo e abriu boa vantagem para Rosberg, que se via 'pressionado' por Vettel. O momento de maior importância na pista aconteceu ainda antes da primeira parada, quando Hamilton praticamente dobrou a vantagem sobre Rosberg numa demonstração de habilidade ao ganhar preciosos segundos ao ultrapassar retardatários. É, o inglês parecia mesmo imparável...

O grande fim de semana de Hamilton permanecia firme. Cada vez mais rápido, Lewis controlava a corrida e já levava mais de 10 segundos de vantagem sobre a dupla alemã Rosberg-Vettel na segunda e terceira posições, respectivamente. Com praticamente metade da corrida, pouca emoção foi vista nas ruas de Mônaco. O abismo que se estabeleceu entre as equipes e a falta de ousadia foi incapaz de ser superado, e as ultrapassagens, na maioria das vezes, eram graças a bandeira azul...

Pouco depois da metade da prova, Fernando Alonso via os primeiros pontinhos de sua McLaren escaparem de suas mãos. Em mais uma falha do propulsor Honda, o espanhol ficou na mão na Ste. Devote e abandonou. Button seguiu em oitavo e tinha como tarefa encerrar o jejum da equipe inglesa; Nasr, sem cometer erros, assumia o nono lugar do espanhol.
Tão rápido quanto o brasileiro era Max Verstappen. O holandês, que teve problemas em sua parada, vinha andando na mesma balada de Sebastian Vettel, e pegou carona quando o alemão deu voltas sobre Ericsson e Sainz. Para entrar na zona de pontuação, faltava apenas Romain Grosjean. Inteligente, a equipe Lotus avisou o francês pelo rádio sobre a tática de Verstappen. Ciente e mais experiente, Grosjean esperou o local certo e teve reação imediata, barrando o holandês. Porém Max não estava derrotado... Arrojado, Verstappen partiu pra cima de Grosjean, mas exagerou na dose, travou os pneus no final da reta e passou reto, batendo forte na barreira de proteção da Ste. Devote.


É preciso que se diga uma coisa: piloto não é motorista, piloto é piloto! Max errou ao forçar a barra sobre o francês, não era o momento e nem o local, mas pra passar em Mônaco, o piloto precisa de atitude. Muitos optam por condenar o garoto, que é só isso, um simples garoto. Bem acho que não é por aí.
Max chegou mostrando sua personalidade. Rápido e agressivo. Cometeu um erro, porém um erro bastante aceitável quando vemos que é sua primeira prova num circuito de rua! Concordo igualmente que um jovem menor de idade talvez não esteja preparado pra guiar na maior categoria de monopostos do mundo, mas se deixaram o garoto ganhar seu espaço, por que não aproveitá-lo e mostrar seu real valor e personalidade?
Max foi precipitado e deve ser repreendido, mas antes disso, culpemos quem deixou que ele alcançasse tal posição com tão pouca idade. E outra, Max não é ruim. Muito pelo contrário, sofreu com muitos problemas de motor e por isso completou tão poucas provas. Adquirindo experiência, o holandês pode apagar os incidentes do início de carreira, e quem sabe, construir uma trajetória vitoriosa na maior categoria do automobilismo.

E a polêmica não acabou por aí não... Após a batida de Max, Hamilton (que liderava com quase 20 segundos de folga), decidiu, em conjunto com a equipe Mercedes, realizar mais um pit para colocar pneus novos e inibir qualquer ataque dos adversários. Pois é, o problema é que os 20 segundos não eram suficientes para o inglês voltar à frente de Rosberg e Vettel, que permaneciam próximos... Resultado: mais um erro de estratégia horrendo da equipes das flechas prateadas e o que era uma dobradinha se transformou numa ameaça até mesmo a vitória!
Hamilton voltou na terceira posição, Rosberg liderava e tinha um faminto Vettel no cangote. Restavam 12 voltas e o SC abria caminho aos bólidos. Depois de um fim de semana quase perfeito, Lewis via a vitória indo pelo ralo por um erro que nada teve a ver com seu desempenho. Teoria da conspiração? Não, sem chance. A Mercedes não jogaria fora uma dobradinha a troco da vitória do seu "piloto predileto"...

De propósito ou não, Lewis tinha 12 voltas para ultrapassar dois carros na pista mais estreita da temporada. Sem desperdiçar tempo, Lewis foi com todas as forças pra cima de Sebastian. A Ferrari do alemão era visivelmente mais lenta que Rosberg, muito provavelmente graças a dificuldade do carro italiano em aquecer os pneus. Nico disparar na frente e Lewis ficava encaixotado na traseira de Vettel. Pra piorar, Ricciardo fez uma jogada de mestre, trocando os pneus durante a bandeira amarela e voltando na mesma posição anterior. Com um rendimento muito melhor, o australiano pulou de sexto pra quarto, com a ajuda de Kvyat que abriu caminho. Em poucas voltas, Daniel se juntou a Hamilton e Vettel e os três pilotos fizeram do que seria um final de prova melancólico, uma grande e emocionante disputa pelo pódio!

Apesar da proximidade, não houve quem superasse a característica do travado circuito monegasco. Ninguém passou ninguém e Ricciardo ainda fez a gentileza de devolver o quarto lugar ao companheiro Daniil. Fim de prova e começo de angústia para Lewis Hamilton. Atordoado, o inglês não sabia o que fazer no pódio, enquanto via o sorriso de criança de Nico Rosberg com o troféu nas mãos. Vitória do alemão e novo equilíbrio no mundial de pilotos. Agora Lewis leva 126 pontos contra 116 de Nico. As Ferrari de Vettel, com 98 pontos e Räikkönen, com 60, vêm na sequência. Bottas e Massa, apesar dos problemas mantiveram as posições, separados apenas por três pontos (42 para o finlandês e 39 para o brasileiro).
No mundial de construtores, o desequilíbrio da categoria é ainda mais evidente. A Mercedes lidera com 84 pontos de vantagem para a Ferrari, que leva 75 pontos de vantagem para a Williams, que aparece com 29 de vantagem para a Red Bull. A próxima corrida será em Montréal, daqui há duas semanas. Há a expectativa de uma forte briga entre Mercedes, Williams (favorecida pelas grandes retas) e talvez a Ferrari (que leva vantagem sob altas temperaturas). Teremos emoção no Canadá?? Comente!

Confira a classificação do GP de Mônaco:

1: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
2: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
3: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
4: Daniil Kvyat (RUS/Red Bull)
5: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
6: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
7: Sergio Pérez (MEX/Force India)
8: Jenson Button (ING/McLaren)
9: Felipe Nasr (BRA/Sauber) 
10: Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso)
11: Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
12: Romain Grosjean (FRA/Lotus)
13: Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
14: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
15: Felipe Massa (BRA/Williams) 
16: Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia)
17: Will Stevens (ING/Manor Marussia)

Não completaram:
Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)
Fernando Alonso (ESP/McLaren)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus)


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)


Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours