Amigos, o técnico Dunga divulgou nesta Terça (5), a lista de convocados que defenderão a Seleção Brasileira na disputa da Copa América no Chile, estreando no dia 14 de Junho contra o Peru, de Guerrero. Apesar do material humano escasso, houve sim espaço para polêmicas nesta convocação, e posição a posição vocês vão conferir a nossa análise, concordâncias e discordâncias e como enxergamos a Seleção do Ex-Capitão.


Goleiros: Jefferson (Botafogo), Diego Alves (Valência), Marcelo Grohe (Grêmio);

Não tenho ressalvas á fazer quanto aos goleiros, sou o setorista do projeto que acompanha o Corinthians, portanto interajo bastante com os torcedores, enfim, e vejo a reclamação; "O que o Jeferson ganhou?", ok, é um argumento "válido", mas com todo o respeito ao torcedor do Botafogo, pro Jefferson ganhar algo nos recentes tempos com esse time ele teria que ser o goleiro que é e ainda ter o talento ofensivo de um CR7, e o defensivo de um Chiellini, não dá pra fazer a avaliação desta maneira. A avaliação que se deve fazer é do que Jefferson é capaz de fazer embaixo das traves, é um goleiro fantástico que passa muita segurança, é pegador de pênaltis e tem todos os fundamentos, coisa dos gigantes, geralmente o pegador de penais tem alguma deficiência, ou na saída, ou na velocidade de reação, Jefferson não, lá está sempre que preciso, bem colocado, e só dá pontes magníficas quando necessário, um goleiro espetacular. Diego Alves andou falhando recentemente pelo Valência, muitos o questionam por (ainda, apesar do acesso) crerem que Futebol Espanhol (Clique) é só Real e Barça, uma visão que dado o cenário Europeu das últimas temporadas não pode ser encarado de outra forma que não o desconhecimento, lá está mais uma vez o Sevilla na fase culminante da Liga Europa pra fazer jus ao que digo, e tantos outros fatos, mesmo com falhas, a convocação de Diego é merecida, os acertos são muito mais quantitativos do que os erros, é que infelizmente na avaliação do torcedor os erros pesam mais. Grohe desapareceu um pouco disputando apenas o Gauchão, mas pelo que plantou em 2014 tem uma justa convocação. Não há injustiça, há talvez uma falta de vagas, os nomes que seguem na fila são o de Cássio que apesar de alguns pequenos problemas em fundamentos é um goleiro fantástico, e Paulo Victor, que teve uma ascensão espetacular no Mengo, mas como goleiro é uma posição de confiança penso ser difícil que tenham chance tão logo, apenas em caso de lesão dos convocados. Já Victor tem muita qualidade, mas talvez haja apenas uma vaga para um atleta mais experiente, justamente a do titular, e essa é de Jefferson.

Zagueiros: Thiago Silva, Marquinhos e David Luiz (PSG) e Miranda (Atlético de Madrid);

Aí é que começa a polêmica, eu não tenho nada contra o David Luiz, ao contrário, quando a gente corrige o posicionamento de um jogador é visando o seu bem. Vejam, quem me conhece sabe que sou adepto do Benfica, clube este onde David se destacou sim, como zagueiro. Porém esse carinho pelo Benfica, o profundo respeito que temos pelo futebol Português, isso não muda o fato de que o nível de atuação é diferente dos países de ponta da Europa, o que fez Mourinho quando recebeu David Luiz? O adaptou, o colocou de volante, e ganhou um bom combate na cabeça da área, uma excelente saída de bola, veloz, com qualidade de passe, até com finalização de fora, e não comprometeu a defesa com faltas perto do gol e arrancadas que deixam buracos, a solução perfeita para aproveitar o melhor de David Luiz, mas Dunga insiste em usá-lo na última linha, perdendo uma ótima oportunidade de ter um volante móvel, com alto poder de bote, de desarme, além de qualificar a saída de bola, é uma pena. Todos amam Marquinhos, mas ele em nenhum momento foi titular absoluto no PSG, por que será? Não vejo ser peça indispensável não, em sua vaga preferia um "zagueiro zagueiro" como é Gil, do Corinthians. Gil este que pode em um breve futuro herdar a vaga de um ótimo zagueiro, Miranda, que já começa a perder fôlego e ter sua posição ameaçada por Gimenez no Atleti, será uma perda grande quando Miranda se for, mas temos um nome preparado para substituí-lo em ótimo nível.

Laterais: Danilo (Porto), Fabinho (Mônaco), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luis (Chelsea)

Não há grandes ressalvas quanto as laterais; Na direita, muita gente entende como Dunga, que o tempo de Dani Alves passou, eu penso um pouco diferente, acho que ele ainda tinha contribuição á dar, porém, Danilo é um excelente lateral e tem condições de ser titular da Seleção por alguns ciclos, visto que é um garoto ainda, a sombra de Alves poderia dificultar pra ele, o que não acontece com Fabinho. Já na esquerda, mesmo com os problemas de marcação, Marcelo é mesmo o nosso melhor nome e que seja titular, e a crise na lateral esquerda é grande á ponto de Filipe Luís BANCO no Chelsea, e o mais grave, banco de um LATERAL DIREITO improvisado como Azpilicueta ser opção inquestionável, ou vocês prefeririam Maxwell? É duro.

Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians) e Casemiro (Porto);

Eu desisto, existem pessoas que ainda defendem poste em pleno 2015, portanto me recuso á comentar a presença de Luiz Gustavo na Seleção (enquanto David Luiz deveria ocupar essa função). Não temos muitos nomes brilhando na posição, meu desejo é ver uma dupla leve de volantes, com Fernandinho e Elias, que certamente sofre questionamento por ter perdido pênalti decisivo pelo Corinthians, mas isso não desqualifica o grande trabalho que ele tem feito em 2014, convocação merecida, herdando a vaga de Paulinho que se perdeu após a Copa. E com a boa convocação de Casemiro que pra mim não é surpresa, ele vem desempenhando um ótimo trabalho no Porto, e herda a vaga que foi de Souza, o qual defendi a convocação, mas infelizmente entrou em mau momento com o SPFC e no lançamento da nova camisa até apareceu (junto á Ganso) de barriga saliente, é uma pena, é um ótimo volante, que possa retomar desempenho.

Meias: Willian (Chelsea), Philippe Coutinho (Liverpool), Roberto Firmino (Hoffenheim), Everton Ribeiro (Al Ahly) e Douglas Costa (Shakhtar Donestk)

Não temos meias espetaculares, Willian é isso aí, tinha mesmo de ser convocado, mesmo não estando no grande momento da temporada e não tendo ido bem nas chances que teve, é bom ver Coutinho tendo essa nova chance, talento ele inegavelmente tem, Firmino apesar de não estar nos melhores dias no Hoffenheim é uma luz nesse meio, é um jogador diferenciado que pode acertar um grande chute, fazer uma grande jogada, não vejo Everton como surpresa, ele terá de provar que merece seguir na seleção, apenas penso que Ricardo Goulart vive um momento melhor e estaria em sua frente. Agora é que são "elas", vamos falar de Oscar, muitos creem que Oscar é "superestimado" e que tinha de ficar fora, ok, é uma avaliação válida e que inclusive eu concordo em parte, mas vê-lo fora e ver COTA DO SHAKHTAR dentro é um absurdo, é revoltante demais, não tem cabimento, que levassem o próprio Goulart se a intenção era punir o meia por algo, Hernanes está voltando com tudo na Internazionale, voltando á ser o cérebro de um time Italiano, Felipe Anderson vive um momento mágico e tem servido a Seleção Olímpica, que sirva a principal, agora, COTA DO SHAKHTAR, dá vontade de parar de falar sobre Seleção, é inaceitável esse domínio empresarial que há na CBF, chega, chega de desrespeitar o torcedor Brasileiro, ou o interesse na Seleção vai desaparecer, vem em franca queda.

Atacantes: Neymar (Barça), Diego Tardelli (Shandong Luneng) e Robinho (Santos)

Eu honestamente acho que é por ai, não discordo nem da convocação de Robinho, que grande atacante poderia ser convocado pra sua vaga? Robinho tem qualidade, tem estrela, é um líder (brincante, mas líder) e pode decidir, ou pode ser um ótimo coadjuvante, podendo flutuar vindo da meia, etc, penso que Robinho será útil. Sobre Tardelli, acho correta a convocação, chega de cotas, e se há algum desabono após a mudança para a China, veremos em campo, não havia outra grande opção para a camisa 9, no meu entendimento, claro.


E para vocês, o que faltou na lista, concordam com a análise? Opinem!


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique) 





Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours