Não, infelizmente esse não é um texto de dica cultural sobre o ótimo grupo de humor, infelizmente estamos aqui para comentar a forma triste com que Paolo Guerrero deixa o clube, após ser sim um ídolo, não só pelos seus gols no Mundial, mas pelo seu espírito em alinhamento com o nome, um atleta que sempre foi dedicado e profissional, além de decisivo em muitos momentos, fazendo até com que Ronaldo fosse um pouco ofuscado em nossa história.

O fato é que há muita controvérsia em relação ao desfecho final de sua saída, após o comunicado oficial de Roberto de Andrade que comentamos em Respostas (Clique), ele treinou, jogou a partida seguinte, veio a perda do gol ante o Nense, a distância dos companheiros no treino seguinte, até que Edu convoca a imprensa e anuncia que teria o atleta pedido para não mais jogar no clube, por não sentir-se á vontade. No nosso papel que é opinar, conhecendo Paolo não parece esta uma atitude á vir dele, sempre foi profissional, nunca fugiu das batalhas, e disse á beira do campo ter a intenção de cumprir o contrato, e quem tem honra não muda de palavra. O apresentador Neto (figura de quem tenho sérias divergências, por sinal) cravou em seu programa na BAND que o atleta não teria usado seus representantes para pedir para sair do clube coisa alguma, e que seria essa a fritura final ao atleta (junto á um monte de lamúrias que não enganam, ele faz o que pode gerar algum pico de audiência), porém o próprio atleta declarou á imprensa de seu país que esperava sim enfrentar o Palmeiras pelo Brasileiro neste final de semana, em meio á tantas irresponsabilidades e incoerências por parte da Diretoria, em quem devemos acreditar? É complicado.

Muita gente entrou na onda da Direção, de que o atleta é um maldito, de que ele "só pensa em dinheiro", (o engraçado é que nenhum de nós trabalha de graça), de que ele escolheu ser qualquer um ao invés de um grande ídolo. Eu discordo disso, enxergo que foi um grande jogador, que se provou no clube, que alcançou um nível de atuação e de carinho únicos em relação a torcida, e que chega em um momento culminante em sua carreira e tem o total direito de primeiramente receber em dia, (não é segredo pra ninguém que lamentavelmente o clube não está conseguindo pagar em dia os direitos de imagem dos atletas) e um contrato mais proveitoso pro seu fim de carreira, com luvas como se ele fosse comprado novamente, foi uma opção dele e de seus agentes. Aliás, fala-se do Mengo estar acertando com ele por valores iguais aos oferecidos anteriormente; Primeiro que se todo mundo que é especulado no Flamengo acertasse, quase todo o time do Corinthians, mais Robinho e Felipe Melo já estariam acordados com o clube. Tem também aquela situação, dissemos aqui e no Twitter, "Tememos que Guerrero não tenha autonomia pra cumprir sua promessa de não jogar em outro clube no Brasil", a gente sabe como funciona a carreira de um jogador nos tempos atuais, quem decide a vida acaba sendo o empresário, que vai optar sempre por uma nova negociação para ter sua porcentagem, em se concretizando o negócio com o clube Carioca, isso ficará nítido. Mas o sentimento que devemos ter é de gratidão e não de amargura, foi um atleta que se dedicou em todos os momentos que aqui esteve, e é uma pena que não possamos nos despedir dele in loco, mesmo que a atitude seja para evitar represálias, que poderiam haver uma ou outra, afinal há todo tipo de torcedor, leio absurdos na internet diariamente difíceis até de crer, mas tenho convicção que o sentimento seria de reverência á um grande jogador, que aqui fez história, história essa que jamais será apagada. Obrigado Paolo Guerrero!



Outro que deixa o clube pela porta dos fundos é Matheus Cassini, vejam, não caiam nessa de que ele saiu por que não joga, isso é conversa fiada, se o Palermo o viu sem jogar, outro clube ainda mais forte o veria jogando e não temos como competir com o poderio financeiro Europeu, ainda mais em tempos de Real em baixa, com o Euro a mais de 3 Reais, o que significa que se ele ganhar lá 30 mil Euros por mês, ele já estaria ganhando um salário de titular aqui, e bem diferente do salário que oferecemos de cerca de 15 mil mensais, ou seja, a realidade é outra, o garoto certamente sabe o quão o Futebol Italiano (Clique) precisa de meias, deve acompanhar o sucesso que Felipe Anderson está fazendo na Lazio, e que possa ter sucesso em sua carreira.



E por mais incrível que isso possa parecer, tudo indica que Emerson Sheik sairá as boas com o time, com direito até a uma pequena homenagem na 6ª partida, muita gente torce o nariz pra isso, e eu não tenho intenção alguma de modificar a compreensão de ninguém, é uma invasão querer isso e todos deveriam ter esse tipo de postura. Mas é um movimento correto tanto do aspecto técnico, afinal mesmo no fim da carreira ele ainda é melhor do que os atacantes que lá ficarão, e também em termos de história, afinal ele deu grandes contribuições para o clube e que bom que não sairá tocado ou fugido, é uma pena que o mesmo não ocorrerá com Guerrero. Por falar em fim de carreira e em despedida honrosa, sinceramente agora mais falando como comentarista, por mais qualidade que Sheik ainda tenha, eu não vejo clube algum pagando nem mesmo a metade do que aqui ganha, ao menos se ele voltar para o Qatar ou ir para o USA ou México, aqui no Brasil é inviável e isso pode até levar a uma retomada de conversas por um salário dentro da realidade, quem sabe?


Por fim, quero falar da notícia de que Romero será o centroavante do time no Derbi, decisão que discordo, acho que Renato Augusto poderia ser um "Falso 9" com Danilo na meia, por outro lado entendo que Tite não queira ficar sem um plano B, portanto vamos torcer para o esforçado Paraguaio, e ainda falando em "Porta dos Fundos", será que Tite estaria atendendo intentos da Diretoria em forçar uma saída de Elias para aliviar os cofres? Não acho que ele seja disso.




* Paolo Guerrero foi confirmado nesta sexta (29) no Flamengo.


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours