Depois de uma quinzena sabática, por conta dos amistosos internacionais das seleções, voltamos com a análise da 29ª rodada da Liga BBVA. Ah, Feliz Páscoa caros amigos!

Em ordem cronológica: Atleti volta a ser terceira força; Real implode Granada; Barça sofre, mas segue na dianteira.

Córdoba 0 x 2 Atlético de Madrid

Os colchoneros terminaram com a sequência de três partidas sem vencer longe de sua casa.

Sem forçar muito, o Atlético de Madrid fez 2 a 0 no Córdoba e reassumiu a terceira colocação do Campeonato Espanhol, graças ao empate sem gols do Valencia, com 62 pontos. Os alviverdes, porém, seguem no calvário, rumo à Liga Adelante – Segunda Divisão – com apenas 18 pontos na lanterna.

A bobeira de Zuculini, ao atrasar mal a bola, deixou Griezmann livre para chutar cruzado e acertar o canto esquerdo de Juan Carlos. 1 a 0 Atleti, aos 5 minutos de peleja no simpático estádio Nuevo Arcángel.

O time madrilenho sequer marcou pressão, jogou com o resultado a seu favor, no 4-4-2. 

Os brasileiros Miranda – cumprindo o segundo jogo de suspensão – e Guilherme Siqueira – no banco, não foram utilizados.

O Córdoba mostra que a última posição no campeonato não é fruto do acaso. Os jogadores, dispostos no 4-2-3-1, são esforçados. Fica nisso. 

Aos 38 minutos ainda da primeira parte, um gol ensaiado. Arremesso lateral cobrado pelas mãos abençoadas (graças à Páscoa) de Jesus Gamez, Giménez raspou e Saúl Ñiguez testou de cabeça. 

Os 2 a 0 diluíram as esperanças da equipe local.

Vitória no momento certo para o Atlético recuperar a confiança.

É difícil deixar de acreditar nos times que tem a garra como maior trunfo, todavia esse terceiro lugar possivelmente será o máximo que o Atleti do Cholo Simeone poderá fazer.

Talvez a lição da temporada passada (na qual os colchoneros saíram com o título da Liga, mas ficaram a um minuto da conquista da Champions) sirva para o treinador poupar jogadores nas próximas rodadas na Espanha e pensar no Real Madrid pelas quartas da competição europeia.

Real Madrid 9 x 1 Granada

Confesso: acordar às 7 da manhã para ver futebol (ou realizar qualquer tarefa) não é ideal para se começar um Domingo Pascal. Nem os madridistas se contentam com o horário do meio-dia (início da partida na Espanha) para acompanhar seu time do coração.

Mas tudo isso é feito em nome da valorização da marca na Ásia – com vistas à grana que entra nos cofres dos clubes – e em nome da paixão ao esporte. E valeu a pena. Dois recordes de Cristiano Ronaldo foram quebrados. No entanto, vamos por partes.

O Real Madrid dispôs de seu sexteto de luxo, com destaque para a volta de James Rodrigues. O Granada sofreu por ficar sufocado na defesa e não conseguir sair para “respirar”.

O passeio demorou 24 minutos para deslanchar. Bale foi lançado por Kroos, driblou o goleiro Oier e tocou nas redes.

A partir desse momento, Cristiano Ronaldo entrou em ação. Primeiro com o hat-trick mais rápido de sua carreira, em um intervalo de oito minutos. 

Aos 29 (ao estilo centroavante), aos 35 (com faro de gol, após rebote do arqueiro) e aos 37 (com ajuda de Oier e sua mão repleta de maionese). 

Na segunda parte, o gajo completou sua maneta, isto é, a primeira vez que fez cinco gols. Aos 8 e aos 44, ambos de cabeça.

Benzema duas vezes e Mainz, contra, completaram o placar para os merengues. Ibáñes, em lançamento de El Arabi, fez o gol da honra rojiblanca.

Além dos 9 a 1 promovidos pelo time de Carlo Ancelotti, é preciso destacar como o desempenho da equipe melhora quando reúne Modric, Kroos e James Rodrigues na armação das jogadas.

O recorde de 22 triunfos no início da temporada pode ser um apoio psicológico para desbancar o Barça, mesmo sem confronto direto nas últimas nove rodadas.

Celta de Vigo 0 x 1 Barcelona

O último jogo deste domingo, na teoria, prometia uma parada dura para o líder da Liga Espanhola. Na prática, o Barcelona sofreu demais para conseguir o gol e, novamente, por meio da bola aérea, alcançou a vitória com o francês Mathieu.

O Celta de Vigo já havia complicado a vida do adversário na ida, no Camp Nou, quando venceu por 1 a 0. Hoje, no Balaídos, o time galício jogou no 4-2-3-1. Larrivey e Nolito, ex-Barcelona, criaram problemas no comando do ataque.

O Barça utilizou seu 4-3-3 mais forte no meio-campo, com Busquets ao lado de Rafinha, destaque do próprio Celta na temporada passada quando estava emprestado.

O trio avançado catalão (Messi, Neymar e Suárez) foi ofuscado, embora fosse um contrassenso com o uniforme laranja-abóbora.

O argentino teve uma chance clara já no finalzinho do jogo, porém caprichou demais em sua cavadinha.
Se a técnica não apareceu, os culés se valeram da bola parada para decidir o confronto. 

Xavi fez o levantamento no segundo poste, o francês Mathieu, que já havia marcado o seu gol diante do Real Madrid na última rodada, se jogou na bola e cumprimentou Sérgio Alvarez. 1 a 0 importantíssimo para o esquadrão blaugrana.

Orellana foi estupidamente expulso aos 42 do segundo tempo. Motivo? Lançar um tufo de grama no pescoço de Busquets.

O placar, ao menos para o técnico José Enrique, foi normal, pois considerava a sua volta a Vigo (onde foi técnico antes de chegar ao time catalão) o compromisso mais complicado da reta de chegada da Liga BBVA.

Mesmo sem brilhar como o rival Real, o Barcelona segue com seus 4 pontos de margem na liderança.


Destaques: Primeira vez que Cristiano Ronaldo faz cinco gols em uma partida. O hat-trick, antes, igualou uma marca de Alfredo Di Stéfano, com 23, pelo time merengue.

Páscoa? Enquanto na Itália o Domingo Pascal é respeitado (e a tabela foi fechada no Sábado de Aleluia), na Espanha, tivemos jogos nos três dias que fecharam a Semana Santa. Os feriados são criteriosos nos países europeus. Na Inglaterra, por exemplo, o pós-Natal e o primeiro dia do ano são tradicionais para a realização de futebol.

Aguero = Cristiano Ronaldo? Segundo o jornal Mundo Deportivo, da Espanha, o Real Madrid estaria disposto a pagar 90 milhões de euros pelo craque do Manchester City. A matéria o coloca como sombra para Benzema. Mas é possível que CR7 saia do Santiago Bernabéu.

Depois dos jogos da 29ª rodada, a classificação é a seguinte:

(Abreviações em Espanhol) PJ: Partidas Disputadas
G: Pontos Ganhos; E: Empates e P: Derrotas
Resultados 29ª Rodada
Eibar 1 x 2 Rayo Vallecano (Sexta-Feira)

Sevilla 2 x 0 Athletic Bilbao (Sábado)
Córdoba 0 x 2 Atlético de Madrid
Almería 1 x 4 Levante
Málaga x Real Sociedad

Real Madrid 9 x 1 Granada (Domingo)
Valencia 0 x 0 Villarreal
Getafe 2 x 1 Deportivo La Coruña
Celta de Vigo 0 x 1 Barcelona

Espanyol 1 x 1 Elche (Segunda-Feira)



*Imagens: mundodeportivo.com

Estou no Facebook: Fábio Dias
Curtam a página do Blog no Facebook: Jovens Cronistas
Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours