Olá amigos da velocidade! Depois de duas semanas de ansiedade e esperança, eis que retorna a Fórmula 1. A "velha-nova" Fórmula 1, com uma potência dominante e seus bravos perseguidores, que não se cansam de lutar. Assim foi o Grande Prêmio da China em 2015, que contou com mais uma vitória de Lewis Hamilton, que não deu chances para o azar. Vettel manteve-se no pódio, atrás apenas de Rosberg e do vencedor. Massa fez o que pôde, terminou em quinto. Nasr foi novamente convincente, ficando com o oitavo lugar. Acompanhe conosco a crônica da corrida de hoje, pra uns sonolenta, para outros interessante, com certeza um retrato da Fórmula 1 atual.

Lewis Hamilton vence GP da China de Fórmula 1 (Foto: AFP)
Hamilton venceu de forma incontestável em Shanghai

A largada passou sem incidentes. Hamilton usou mais uma de suas artimanhas e deixou o carro "mirado" em Rosberg, fechando o alemão logo ao apagar das luzes e impossibilitando um ataque do companheiro de equipe. O destaque foi Kimi Räikkönen, chateado consigo mesmo pelo mal desempenho no início do ano, o finlandês foi agressivo, ultrapassou as duas Williams e pulou de sexto para o quarto lugar. Massa caiu para quinto e Nasr ganhou uma posição, era oitavo graças a péssima partida de Daniel Ricciardo, que só não ficou atrás da dupla da Manor! Um início de corrida e temporada desastroso e sem grandes perspectivas de melhora para a RBR.

Ainda nas primeiras voltas, os primeiros incidentes da corrida. Sainz Jr. rodou sozinho e caiu para o fim do pelotão, pouco depois, Nico Hülkenberg e mais tarde Daniil Kvyat abandonaram a prova por problemas mecânicos. Os dois carros de Red Bull e Force India que sobraram na pista brigavam junto com as McLaren pelas últimas posições do grid. Sobre a Red Bull, o panorama de evolução é um pouco mais claro. O ano atual não será fácil, mas tudo indica que a equipe mudará de motor para 2016 e, com um carro bem desenvolvido, pode voltar ao topo do pelotão. Já a Force India caminha para um futuro tenebroso. Isso pois Hülkenberg deve deixar o time, prejudicando a obtenção de bons resultados, e ainda há o problema financeiro do time de Vijay Mallya, que se afunda cada vez mais em dívidas. Horizonte negro no céu indiano...

Hamilton controlava a corrida. Com o melhor carro em mãos, sabia que era preciso poupar. A certo momento, deu a impressão de estar realmente mais lento, mas é o que o inglês adora fazer. Nos deixa bobos com a possibilidade de briga, mas na hora em que é preciso, coloca os concorrentes no chinelo e abre imensa vantagem. As Ferrariu vinham atrás da Mercedes, mostrando grande evolução em relação ao ano passado. O mesmo não pode ser dito das Williams, que faziam corrida particular, isolados no quinto e sexto lugares. No "bolo intermediário do grid, Verstappen dava mais uma aula de ultrapassagens, e Nasr levava bem a Sauber aos pontos. Grosjean também era destaque, fazendo uma corrida sem erros e alcançando o sétimo lugar.

Inglês soube ditar o ritmo da prova e não foi ameaçado 

A parte final da prova acabou com a maioria das dúvidas de quem assistia a corrida. Os quatro líderes foram obrigados a usar pneus médios, e quando alguém esperava uma pressão Ferrarista... pimba! Hamilton disparou na frente de Rosberg, que abriu grande vantagem de Vettel. Räikkönen, com pneus mais novos, chegava próximo e começava a ameaçar Vettel. Muito atrás no pelotão, depois de errar na entrada dos boxes e rodar sozinho na pista, Maldonado se via diante das McLaren e mais uma vez, o venezuelano não conseguiu evitar o toque, dessa vez com Button. Sorte que não restaram pedaços pela pista e a corrida seguiu seu curso.

Àquela altura, a briga que mais chamava atenção na prova era entre Ericsson e Ricciardo. Os pilotos que se encontraram diversas vezes na pista, estavam frente a frente novamente nas últimas voltas no circuito. Ericsson tentava se defender com todas as forças, mas o carro em melhores condições do australiano deu-lhe a possibilidade de finalmente ultrapassar e manter-se a frente de Ericsson, conquistando um importante décimo lugar para a equipe.
Com duas voltas para o fim, já não havia muitas esperanças em que algo mais acontecesse em terras chinesas. Porém, Max Verstappen sofreu uma pane no carro, faltando apenas duas voltas. Apesar de exibições pra lá de empolgantes, Max só completou o GP da Malásia, sendo que nas outras duas provas, teve problemas com o bólido da Toro Rosso.
O carro de Max parou em plena reta, mas fora do traçado. Porém os fiscais chineses demoraram a aparecerem para a retirada do carro, e o Safety-Car foi obrigado a entrar na pista. Havia esperança em relargada, mas faltou inteligência aos asiáticos na hora de removerem o carro da pista, retardando o início da prova e fazendo com que o carro de segurança permanecesse na pista até o fim da corrida.

Vitória monótona para Lewis Hamilton, mais uma para a Mercedes, que venceu 18 das últimas 22 provas da Fórmula 1! Outra dobradinha dos alemães, que lideram o mundial de construtores com 119 pontos. 40 pontos à frente da Ferrari, com 79. A Williams aparece em terceiro, 31 pontos atrás, com 48 somados. A diferença entre as equipes ilustra bem o panorama esperado da atual temporada. A Mercedes, depois de "ver seu domínio ameaçado", retoma o posto e parece dizer: "Em condições normais de temperatura, pista e sem problemas mecânicos, não tem pra ninguém"! O investimento da Ferrari dá resultado e o time é isolado o único com chances de vencer a Mercedes (com alguma colaboração dos fatores citados acima). A Williams tem dificuldade em evoluir o carro, isso desde a temporada passada, e agora vai ter que se contentar com um terceiro lugar no mundial de construtores, que até agora, parece garantido... até agora!

Felipe Nasr faz início de campeonato convincente pela Sauber

Entre os pilotos, Hamilton soma 68 e é o líder isolado. Vettel aparece em segundo com 55 e Rosberg é o terceiro, com 51 pontos ganhos. Massa aparece em quarto com 30 pontos, mas leva vantagem por ter completado uma corrida a mais que a dupla finlandesa Räikkönen e Bottas, quinto e sexto colocados respectivamente. Um dos destaques do campeonato até agora, Felipe Nasr é o primeiro colocado depois das três principais equipes, com 14 pontos dos 19 conquistados pela Sauber no campeonato. Certamente, a regularidade do brasileiro neste início de temporada, se mantida na sequência do campeonato, o colocará entre os mais valorizados do grid, podendo mirar até mesmo uma equipe mais bem estruturada para a temporada que vem, como uma Lotus ou uma RBR.

Na briga pelo título, Hamilton tem ampla vantagem, no braço e no carro. Rosberg que se cuide, pois Vettel vem com tudo e Räikkönen deve mesmo ultrapassar os adversários com o decorrer do campeonato.

Com favoritos bem definidos e a emoção por conta do meio do grid, a Fórmula vai se "adequando" aos novos tempos de competição. A supremacia de uns é motivo de indignação da maioria dos fãs, enquanto nós, os verdadeiros amantes de velocidade, continuamos a assistir e, porque não, reclamar das cada vez mais monótonas corridas de domingo. O campeonato deve trazer mais do mesmo do que vimos hoje, ou, numa previsão mais otimista, uma Ferarri encostando nas Mercedes depois das férias de agosto. Gostando ou não, a Fórmula 1 continua sendo a maior categoria do automobilismo mundial, e ocupando grande parte do nosso coração apaixonado por velocidade.

Confira a classificação oficial do Grande Prêmio da China de Fórmula 1 2015:  

1: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 
2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 
3: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) 
4: Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) 
5: Felipe Massa (BRA/Williams) 
6: Valtteri Bottas (FIN/Williams) 
7: Romain Grosjean (FRA/Lotus) 
8: Felipe Nasr (BRA/Sauber) 
9: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) 
10: Marcus Ericsson (SUE/Sauber) 
11: Sergio Pérez (MEX/Force India) 
12: Fernando Alonso (ESP/McLaren) 
13: Jenson Button (ING/McLaren) 
14: Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso) 
15: Will Stevens (ING/Manor Marussia) 
16: Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia)
Não completaram: 
Max Verstappen (HOL/Toro Rosso) 
Pastor Maldonado (VEN/Lotus) 
Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) 
Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours