Quando lemos 1 Samuel 7. 1-6 vemos o momento em que o povo de Israel se encontra em grande pranto. Diz a Bíblia que por longos vinte anos estiveram nessa angústia. O motivo? Uma dolorosa derrota para os filisteus. 

A DERROTA: O pecado havia se tornado rotina na vida daquele povo que tinha a missão de servir a Deus. Seu dever era servir a um único Deus, porém, se prostraram a outros deuses. Deixaram os "astarotes" tomarem o lugar principal em suas vidas, lugar que deveria ser guardado apenas para o único Deus, o criador e dono de tudo o que existe. O nosso Deus! Sem dúvidas, esse pecado colaborou para que a derrota diante dos filisteus viesse, com isso, a Arca de Deus foi tirada do meio do povo de Israel. Isso antecedeu o texto que destacamos (1 Samuel 7. 1-6), logo após a derrota, a angústia, a aflição, a dor de ter perdido uma batalha para os seus inimigos bateu à porta de cada pessoa. 

O ARREPENDIMENTO: Porém, Samuel, usado pelo Senhor, traz uma mensagem, um recado de Deus para aquele povo: "Se com todo o vosso coração se converterdes ao SENHOR, tirai dentre vós deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao SENHOR, e servi a ele só, e vos livrará das mãos dos filisteus".  Eis o início da mudança de postura do povo de Israel, eis a vitória chegando. Após o Senhor usar Samuel para transmitir este recado, o arrependimento chega, o jejum é feito, os deuses estranhos são retirados de suas vidas e a vitória se aproxima. 

A VITÓRIA: O povo finalmente se arrependeu por outrora ter rejeitado Deus. Ouviram a voz do servo de Deus e confessaram que pecaram contra Ele. Mas o curioso é que após o arrependimento, o jejum e a confissão do pecado, Israel novamente teve uma batalha pela frente. Não é curioso e não se parece com o que acontece em nossos dias? Servimos ao Senhor, nos arrependemos dos pecados, seguimos a Jesus e as aflições continuam surgindo? Pois é, mas Jesus disse que passaríamos por aflições neste mundo. Assim aconteceu naquele momento, talvez muitos se perguntaram o porque de mais uma batalha: "Não abandonamos o pecado? Os deuses? Por que mais esta luta? Mais esta prova?". Mas Deus tinha algo lindo para fazer ali!

Os filisteus voltaram a perseguir Israel, porém Deus estava com o Seu povo. Os livrou das mãos dos inimigos. E mostrou, que se formos fieis a Ele, em qualquer circunstância, se servimos ao Senhor com todo o nosso coração, Ele intercederá por nós. Não, Deus não vai nos livrar de perseguições ou batalhas, mas nos dá a garantia da vitória. E que vitória é essa? A maior que todo o cristão quer alcançar, a salvação e a garantia de vivermos na eternidade ao lado de Cristo e de revermos os nossos amigos queridos outra vez no céu. 

Passaremos por dores neste mundo. Sofreremos perseguições. Mas se colocarmos Deus a frente de todas as coisas, se tivermos uma vida de fidelidade e temor em Jesus Cristo e ganharmos almas para o Reino, a nossa vitória alcançaremos! 

Convido os amigos a acessarem o meu blog "Abraçando Almas", onde tenho armazenado todos os textos que tenho adicionado a este blog.
Compartilhe:

André Luís de Freitas

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours