Amigos, mais uma convocação do técnico Dunga para a Seleção Brasileira, a primeira do ano e última antes da Copa América, uma convocação onde não houveram surpresas no sentido de novidades, mas presenças e ausências controversas, vamos aqui analisar a coerência (ou não) do treinador em sua convocação.

Goleiros: Jefferson (Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio) e Diego Alves (Valência/ESP);

Vejam, na posição de goleiro estamos otimamente servidos e não podemos falar de injustiças. O goleiro Rafael, (ex Santos) apesar de ser um ótimo e promissor goleiro, vem muito irregular no Napoli, tendo falhas bobas, estava na hora de fazer justiça e convocar Diego Alves, que vem muito bem no Valência, convocação merecida, assim como a de Grohe, da mesma forma que seria merecido se pintasse Paulo Victor (Flamengo), ou Cássio (Corinthians) que vem jogando muito já á algum tempo e começaram muito bem o ano, ou os Dinossauros Fábio, Victor e Cavalieri, que apesar de não estarem aparecendo tanto nesse início de temporada, são sempre nomes que podem pleitear uma convocação.


Zagueiros: Thiago Silva, David Luiz e Marquinhos (PSG), Miranda (Atlético de Madrid);

A zaga também é uma posição que pouco se discute, por mais que após tudo que vimos na Copa muito se questione sobre a dupla "Chorão & Cabelo", entra um Miranda ali na vaga de um dos dois, mas não temos fartura na posição. O que poderia acontecer seria a convocação de Gil (Corinthians), um ótimo zagueiro, um defensor completo. Mas pensando no futuro não é crime convocar Marquinhos, um zagueiro rápido, bom pelo chão e que tem boa saída de jogo.

Laterais: Danilo (Porto), Fabinho (Mônaco), Filipe Luís (Chelsea), Marcelo (Real Madrid);

A lateral é um problema sério, no futebol mundial, mas para nós em especial, tanto que Dunga se rendeu á qualidade de Marcelo, com a qualidade que o atleta tem, ainda mais num momento de baixa de Filipe Luís, não seria concebível seguir com esse jogo de mantê-lo fora, de convocar Maxwell e afins, não dava, outra bola dentro de Dunga. Já na direita, é uma pena, a qualidade de Dani Alves é inegável, mas ele não vem bem no Barça, vem falhando demais e ainda não tem respeito algum pelo técnico, jogador nenhum é unanimidade, é maior que o clube, quanto mais um jogador já na curva de descenso da carreira, um bom gelo á Dani Alves, que tomara que aprenda com isso, afinal, ainda é mais jogador que Fabinho e se colocar a cabela e a bola no lugar, será muito útil em nossa difícil caminhada rumo á Copa.

Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg/ALE), Souza (SPFC), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians);

Talvez uma das posições mais controversas, vejam, muita gente gosta, mas eu tenho um problema sério com Luiz Gustavo, não gosto de postes, pra mim ele é o símbolo do 7 x 1, cinco habilidosos meias Alemães partindo pra cima dele com os olhos brilhando, e ele clamando pela "Mamãe", não há o que me faça mudar de opinião. São três volantes de 1ª função, acho desequilibrado, evidente que Fernandinho tem um pouco mais de qualidade de saída, mas a justa convocação do ótimo volante do SPFC, Souza, poderia ser o caminho para "nos livrarmos" de Luiz Gustavo, e ter um Ramires por exemplo, um Hernanes, ou até mesmo abrir mais uma vaga na meia. E Elias é aquilo, o Elias do ano passado não merecia convocação, inclusive no Corinthians pessoas até o queriam fora, mas em 2015, com Tite a conversa é diferente, a alegria voltou, ele voltou á jogar solto e jogar o que sabe, e jogando o que sabe, ele supre justamente a posição que foi de Paulinho. 

Meias: Oscar e Willian (Chelsea), Firmino (Hoffenheim) e Coutinho (Liverpool);

Convocação correta, Firmino nem está mais naquele momento espetacular da primeira metade da temporada, mas é uma peça importante para seu clube e tem muita qualidade. A não convocação da dupla Goulart e Everton Ribeiro diz muito, Dunga desconversou, mas é evidente que não se pode esconder-se na China e achar que isso não impacta na convocação, tanto que Goulart acaba de dar show na Liga dos Campeões da Ásia com Hat-Trick, e ainda assim não mudou a convicção do técnico, não sei se os veremos com constância na seleção á partir de agora, com justiça, o nível é muito inferior, não dá pra ter um parâmetro de análise. Já Coutinho não podia ficar de fora, vem jogando demais, vem carregando o esburacado time do Liverpool nas costas, e finalmente vem se estabelecendo no futebol Europeu, que possa ter a oportunidade de jogar e mostrar o que sabe.

Atacantes: Neymar (Barcelona), Robinho (Santos), Tardelli (Shandong Luneng/CHN) e Douglas Costa (Shakhtar Donetsk);

Bem, e não é que Robinho está de volta, isso causou e causará muita discussão, mas é correto, um jogador de experiência, com estrela, e que apesar de não estar mais no auge físico, tem sido o cérebro do Santos, é um jogador diferenciado sem dúvida, e pode ajudar a Seleção em parte, ou até em todo ciclo, na contramão da maioria, cremos que a convocação de Robinho é positiva e agrega tanto em qualidade como em liderança e ambiente de grupo. Sobre Tardelli, ele também foi para a China, mas é um jogador muito mais tarimbado, que tem muito mais vivência com Dunga, e não tem concorrência qualificada, está nas mãos dele e também no fato de que não temos um grande centroavante, a sua permanência na Seleção. Já a convocação de Douglas Costa eu não entendo muito, acho que a "cota do Shakhtar" foi perdida por Luiz Adriano pela pouca efetividade quando teve chance.


E você, o que achou da lista de Dunga? Quem levaria? Concorda conosco? Opine!


Curta nossa Pàgina: Jovens Cronistas! (Clique)



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours