Perto da NFL anunciar o MVP da temporada 2014-15 (31/01), muitos fãs estão se perguntando porque que Aaron Rodgers é o favorito disparado a vencer o maior prêmio individual da temporada e não o defensive end JJ Watt. A resposta pode vir no retrospecto do prêmio, que mais poderia ser chamado de Most Valuable Ofensive Player, pois em 94,82% das temporadas, ou um running-back ou um quarterback foram os vencedores do prêmio, apenas em 1971 com Alan Page, o defensive-tackle do Minnesota Vikings, em 1982 o kicker do Redskins Mark Moseley, e em 1986 o lendário linebacker do Giants, Lawrence Taylor, o vencedor não foi um jogador ofensivo.

Ao total, são 37 prêmios dados a quarterbacks, e 18 a running-backs. Todos nós sabemos a importância de um quarterback para a franquia, é o jogador que lidera o ataque, que comanda o time, e a peça fundamental para um time ter um bom funcionamento, o exemplo é o Cardinals que após Carson Palmer machucar, a franquia que vinha com 8 vitórias na temporada e apenas 1 derrota, acabou como #6 seed e saiu no wild card para o Panthers de campanha negativa. Mas será que o prêmio não está se esquecendo das outras posições da NFL?

Não apenas os defensores, mas os recebedores, e os jogadores da linha ofensiva. Porque o que são os quarterbacks sem eles? Um quarterback não joga todo seu potencial com uma linha que mais parece uma peneira ou um corpo de recebedores que vivem dropando ou errando rotas. Nesta temporada, Tony Romo foi bem mais decisivo que em outras temporadas, porém, a sua linha ofensiva foi sensacional. Na 3rd & goal contra o Detroit Lions nos playoffs desta temporada, a sua OL deu muito tempo para o quarterback da franquia de Dallas conseguir conectar o passe para Terrance Williams e dar números finais a partida.

Já pelos defensores, JJ Watt, DE dos Texans só não fez chover, foram 78 tackles, 20.5 sacks, 4 fumbles forçados, 5 recuperados e um deles retornado para o touchdown, 1 interceptação retornada para touchdown, 10 passes deflectados, 1 field goal bloqueado, e 3 recepções pra touchdown.
Justin Houston, LB dos Chiefs teve 56 tackles, 22 sacks, 4 passes deflectados e 3 fumbles forçados.

Mas os favoritos continuam sendo Aaron Rodgers e DeMarco Murray, sendo o último mero figurante ao prêmio. Talvez o fator playoffs dê o prêmio para Rodgers mas as contradições não são poucas. Rodgers precisa no mínimo de uma linha ofensiva decente e um corpo de wide-receiver bom, que conta com Nelson e Cobb. Agora Watt, assim como outros jogadores de linha precisam apenas do seu talento, e muitas vezes não recebem o olhar que merecem.

Deixe sua opinião nos comentários para quem você daria o MVP, e porque. Depois esperaremos até a noite do dia 31, que também premiará o melhor jogador ofensivo, defensivo, calouro ofensivo e defensivo, melhor jogador que retorna nesta temporada (comeback), melhor técnico e outros...

Compartilhe:

Gustavo Rezende

Sou Gustavo Rezende, mineiro, gosto muito de Wrestling (WWE, TNA, ROH, etc), mas atualmente estou focado mais em NFL, ou seja FA, Futebol Americano.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours