Amigos, Nação Corintiana, estamos aqui para falar de mais uma conquista do "Timãozinho", que coroa com maestria essa sequência de competições nesse espaço fora da temporada profissional do futebol, com essa conquista fechamos a tríplice Coroa da Base; Paulista e Brasileiro Sub-20, e agora a Copa São Paulo, mostrando que somos gigantes desde a base, e que podemos sim, formar atletas para fomentar um time do tamanho e da responsabilidade que tem o Corinthians.


A caminhada do Corinthians na Copinha começou com relativa desconfiança, o time teve trabalho para derrotar o Guaicurus na estreia, mas á partir dai foi fazendo jus ao favoritismo que sempre carrega na competição, com boas goleadas chegou as fazes de mata, onde teve relativas dificuldades contra Goiás e São Caetano, mas quando se achou nessas partidas conseguiu construir o resultado de vitória com margem, até encarar o SPFC e conseguir uma vitória folgada por 3 x 0, em jogo que imaginávamos que teria maior equilíbrio, antes mesmo da outra semifinal, a impressão que havia é de que tratava-se de uma final antecipada, pelo padrão de jogo até então apresentado pelas duas equipes, mas viria pela frente um Botafogo-SP valente, "Demolidor de Gigantes", que chegou á final com totais méritos e certamente não seria um adversário fácil.

Eis que chega a grande final, e foi um jogo muito equilibrado, onde qualquer uma das duas equipes poderia ter vencido, não fomos superiores na partida, as poucas chances de gols foram de parte a parte. O que prejudicou muito o time do Corinthians foi o calor na minha visão, o time parecia muito preso, e realmente é desumano se jogar neste horário, sem necessidade alguma de calendário, tomara que se repense isso para os próximos anos, 10 da manhã (horário original) não dá pra desenvolver um jogo empolgante no Verão. E o Botafogo por incrível que pareça é mais bem preparado fisicamente, enriqueceu nossa vitória engrossando o jogo, tem muitos jogadores de futuro, inclusive o goleiro que falhou, mas que foi um dos grandes destaques da equipe na competição, a organização do time de cima que já deu trabalho aos grandes no Paulista do ano passado, influi também na base. Porém, Maycon em um chute despretensioso e sem nada de especial da entrada da área, teve a felicidade de ver o goleiro adversário falhar (muito pela facilidade da defesa, foi uma distração) e á partir daí administramos bem o resultado, com boas intervenção de nosso goleiro Caíque. Não fomos superiores na partida, não ocorresse aquela falha do adversário havia grande risco de irmos para os pênaltis, mas a vitória premia o melhor time da competição, e do cenário do futebol Sub-20 no Brasil, afinal essa não foi uma conquista isolada, conquistamos os 3 principais campeonatos da categoria.

Falar de jogadores que possam ser aproveitados no time principal é sempre difícil, eu sempre enfatizo que a camisa do Corinthians é muito pesada, não é fácil representá-la, e nós sabemos o quanto uma grande parcela de nós é cruel com qualquer erro de um atleta, então a missão de revelar jogadores é dura, e tem de ser feita com cautela, e nos momentos certos. Acredito que Rodrigo Sam, Pedro Henrique, Marciel, Matheus Cassini e Gabriel, possam ser integrados ao grupo principal e trabalhar por uma oportunidade, outro atleta que estourou a idade e que penso que pode subir é o volante Ualefi, que participou sendo o camisa 5 nas conquistas do Brasileiro e Paulista Sub-20, e é um atleta da posição de volante, onde temos inúmeros atletas da segunda função, mas falta o reserva do camisa 5, do volante de contensão, que mesmo com a modernidade do futebol, é necessário ter duas peças com essa característica no elenco, para determinadas situações de jogo.


É importante comemorar sim as conquistas, mas ainda mais importante é entender a base não apenas como uma fábrica de títulos, mas como um suporte importante para o time principal, um benefício para o clube, e é importante proteger o clube, não fazer dele, um ninho de empresários, somos gigantes demais, não podemos nos submeter á isso. Parabéns Corinthians, 9 vezes campeão da Copa SP de Futebol Júnior.


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)


Foto: GazetaPress. 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours