Olá fãs do futebol holandês! Voltamos hoje com a mais nova edição do #ResumãoDaRodada falando sobre mais um capítulo da agora equilibrada Eredivisie 2014/15. Se há uma rodada atrás a distância entre o primeiro e o segundo colocados era de três pontos, após a 7ª rodada esta é a diferença do primeiro para o oitavo lugar! Todas as equipes que compõem as seis primeiras posições da tabela, com exceção do PSV, venceram e aproveitaram para diminuírem a diferença para o ainda líder, que agora divide o primeiro lugar com o eterno rival Ajax e o surpreendente Zwolle. Outro destaque da rodada foi o grande número de gols, sobretudo no sábado, onde em apenas cinco jogos foram marcados 30 gols, uma média absurda de seis gols por jogo! Acompanhe os resultados da 7ª rodada do campeonato holandês e logo após, uma análise jogo a jogo, além das eleições de melhor jogador e da seleção da rodada: 

Dordrecht 2 x 6 Vitesse
Dor: Fortes (65'), Koolwijk (79')
Vit: Dauda (12'), Oliynyk (19'), Kazaishvili (55'), (65'), (90' + 3), Wallace (59')
Público: 3.862 pessoas

NAC Breda 2 x 5 Ajax
NAC: Perica (60'), (76')
Aja: van Rhijn (27'), Sigthórsson (29'), (38'), (89'), Veltman (65')
Público: 18.900 pessoas

Zwolle 4 x 2 Heracles Almelo
Zwo: Saymak (14'), Necid (45' + 4 - CP), Nijland (85'), Drost (90' + 1)
Her: Bruns (36'), Tannane (71')
Público: 12.350 pessoas

  Go Ahead Eagles 0 x 4 Feyenoord
Fey: Wijnaldum (28' - GC), Toornstra (41'), Kazim-Richards (58'), te Vrede (89')
Público: 7.978 pessoas

ADO Den Haag 2 x 3 AZ Alkmaar
ADO: Kramer (42'), Alberg (85')
AZ: Poulsen (45'), Johansson (67'), Gudelj (83')
Público: 10.678 pessoas

Excelsior 1 x 1 Cambuur Leeuwarden
Exc: van Weert (22')
Cam: Ogbeche (62')
Público: 3.227 pessoas

Groningen 1 x 0 Willem II
Gro: de Leeuw (31' - CP)
Público: 18.811 pessoas

Twente 3 x 1 Utrecht
Twe: Ebecilio (5'), Kum (64' - GC), Castaignos (90')
Utr: Ayoub (71')
Público: 27.500 pessoas

Heerenveen 1 x 0 PSV Eindhoven 
Hee: Sinkgraven (78')
Público: 25.632 pessoas 


Média de público da rodada: 14.326 pessoas
Média de gols por jogo: 4,2
Artilheiros da rodada: Kolbeinn Sigthórsson (Ajax) e Valeri Kazaishivili (Vitesse) - 3 gols

A primeira partida da rodada foi um autêntico temporal de gols! Um jogo muito pra lá de movimentado, com oito bolas na rede e, talvez, aquilo que o Vitesse precisasse para sair de vez da crise do início de temporada. Com uma excelente atuação do ponta-direita Valeri Kazaishvili, autor de três gols no jogo, os auri-negros bateram o Dordrecht por 6 a 2 e conquistaram a segunda vitória nas últimas três rodadas do campeonato. Apesar do grande número de gols, a pontaria dos jogadores não esteve tão calibrada assim. Dos 19 chutes do Vitesse, apenas metade acertou o alvo, enquanto dos 15 chutes do Dordrecht, só cinco bolas tiveram direção correta. Os goleiros foram os principais responsáveis pelo resultado, especialmente Kurto, arqueiro do Dordrecht, que mostrou-se inseguro quando solicitado e pouco efetivo, até mesmo no decorrer do jogo, tendo ajudado sua equipe defensivamente menos vezes que os próprios zagueiros, recebendo uma nota média de apenas 5,3. Com a derrota, o Dordrecht cai para a vice-lanterna do campeonato, somando apenas uma vitória, aquela da primeira rodada, fora de casa, contra o Heerenveen. O Vitesse parece dar início a sua recuperação e ocupa agora o 13º lugar com oito pontos somados, com destaque para a sequência de três jogos sem derrota.

NAC Breda v Ajax : News Photo

Em Breda, outra partida movimentada, porém, decidida logo no primeiro tempo. A equipe da casa recebeu o Ajax tentando surpreender e se recuperar da derrota no último encontro sofrida diante do Willem II, mas acabou saindo humilhada e viu seu experiente goleiro, Jelle ten Rouwelaar, ser o pior jogador do time em campo. Responsável claro por três dos cinco gols sofridos pelo NAC, dentre eles uma falha bizarra, por entre as pernas, Rouwelaar foi o principal responsável pela goleada sofrida pelo NAC Breda e, consequentemente pelo hat-trick de Sigthórsson, um dos artilheiros da rodada e uma das maiores incógnitas de Frank de Boer no time. Alternando bons e maus momentos, o islandês perdeu a vaga de titular, mas os três gols do sábado certamente farão o treinador pensar duas vezes antes de deixar o artilheiro do time na Eredivisie no banco de reservas. A vitória neste fim de semana associada a derrota do rival PSV deixou ambos os times empatados na liderança da competição, cada um com 15 pontos ganhos nos sete jogos disputados. Ironicamente, o próximo confronto dos Amsterdammers na Eredivisie será contra o Zwolle, outro time que soma os mesmos 15 pontos de Ajax e PSV. A vitória é de suma importância para a campanha do Ajax no campeonato, já que pode distanciar a equipe de mais um adversário direto, e ainda colocar a equipe na ponta da tabela, caso o PSV tropece novamente. O NAC caiu para a 14ª posição e, depois de duas derrotas seguidas, já vê a zona de rebaixamento se aproximar.

Jogando em casa, o Zwolle encontrou certa dificuldade para bater o lanterna isolado Heracles, apesar do placar largo de 4 a 2. O jogo só foi decidido nos minutos finais, graças a uma expulsão por parte do lateral do Heracles, Mark Engberink, quando ainda restavam dez minutos para o final da partida e o placar marcava um empate por 2 a 2. Com um jogador a mais, o Zwolle dominou as jogadas ofensivas e em dez minutos marcou dois gols e acertou uma bola na trave. O destaque da partida foi Jesper Drost, o jovem jogador de 21 anos marcou o último gol do jogo e deu o passe para o gol que abriu o marcador. Com a excelente atuação, Drost tornou-se o artilheiro do Zwolle no campeonato e as especulações de uma possível transferência para um grande clube nacional surgem quase que naturalmente. A vitória colocou o Zwolle na terceira posição, com os mesmos 15 pontos de Ajax e PSV, os dois líderes do campeonato. Já o Heracles faz uma das piores campanhas da história da Eredivisie, é o único time do campeonato que ainda não somou pontos e de quebra, ainda é acompanhado com a pior defesa e o pior ataque da competição. Mudanças urgentes é o que o clube precisa...

Jogando em Haia, o AZ Alkmaar bateu, fora de casa, o ADO Den Haag, de virada, por 3 a 2. O time da casa até saiu na frente, aos 43 minutos de jogo, mas ainda antes do intervalo, o AZ descontou a vantagem e foi para o vestiário com maior tranquilidade. No segundo tempo, a equipe de Alkmaar voltou melhor, pressionou bastante e virou o marcador aos 67 minutos, com gol de Mattias Johansson. Apesar de conquistar a vantagem, a equipe continuou atacando e buscando o terceiro gol, que veio aos 38 minutos do segundo tempo, com Gudelj. Agora a partida estava praticamente ganha, certo? Errado. Dois minutos depois, Alberg diminuiu para o ADO e colocou fogo no jogo! A partir daí foi desespero total, tanto de um lado para defender, como de outro para atacar. O AZ, mais experiente, conseguira prender melhor a bola e limitou as chances do adversário nos últimos segundos, porém, no último lance da partida, Alberg teve a chance de empatar o jogo, mas mandou para fora em chute cruzado da direita. A vitória conquistada pelo AZ foi a segunda consecutiva no campeonato, o que colocou a equipe na sexta posição da tabela. O ADO Den Haag chega agora a quatro jogos sem vitória, com dois empates e duas derrotas, e é o a primeira equipe fora da zona de rebaixamento, na 15ª posição.


Dutch Eredivisie - 'Go Ahead Eagles v Feyenoord' : News PhotoNa revanche da eliminação pela KNVB Beker no meio da semana, o Feyenoord goleou o Go Ahead Eagles em Deventer por 4 a 0. Com grande atuação de Elvis Manu, que distribuiu três assistências na partida, e uma exibição excelente, de todo o ataque, em geral, a equipe de Rotterdam não encontrou dificuldades para bater os donos da casa, e ainda ganhou "de presente" o gol contra que abriu o placar, marcado por Giliano Wijnaldum, irmão de Georginio Wijnaldum, jogador do PSV, e ainda de Rajiv van la Parra, atacante do Heerenveen. A vitória colocou fim a sequência de cinco partidas sem um triunfo dos Rotterdammers e afastou um pouco a crise que já atingia o clube. Agora na 12ª, o Feyenoord busca continuar a vencer na próxima rodada, diante do Groningen, no De Kuip. O Go Ahead Eagles vive agora o pior moimento da temporada, com três partidas sem vitória, sendo que sofreu sete gols e marcou apenas dois nos três últimos confrontos, e de quebra, ainda caiu para a zona de rebaixamento, com os mesmos cinco pontos ganhos que o vice-lanterna Dordrecht.

O jogo entre Excelsior e Cambuur, o primeiro de domingo, pode ser considerado como um dos piores da rodada. Apesar de contabilizar uma única derrota e possuir um ataque que havia marcado seis gols nos últimos três jogos, o Cambuur fez uma partida apática quando o assunto foi ofensividade; de qualquer forma, a exibição não foi pior do que a atuação dos donos da casa, que até abriram o marcador, ainda no primeiro tempo. O time de Rotterdam até criava, mas falhava na hora da conclusão, e como diz o ditado, quem não faz, leva! Aos 62 minutos de jogo, Ogbeche, o artilheiro do Cambuur no campeonato e um dos principais goleadores da competição, marcou o gol da igualdade. Depois do gol sofrido, o Excelsior decidiu ir em busca de uma vitória, esta que seria a terceira dentro de seus domínios no campeonato, mas o time começou a deixar brechas e quase sofreu a virada, no último lance perigoso do jogo. Com o empate, ambas as equipes perderam posições na tabela de classificação, o Cambuur viveu seu segundo jogo consecutivo sem vitória na competição e agora ocupa o 7º lugar com 12 pontos, já o Excelsior
  
Jogando no Euroborg, o Groningen bateu o Willem II por 1 a 0 em mais uma partida pouco movimentada do domingo. A falta de pontaria dos atacantes permitiu que, dos 25 disparos de todo o jogo, apenas seis acetaram o gol, três de cada equipe. O gol só poderia ter saído numa bola parada, e foi de pênalti, bem cobrado por sinal. Gol de Michael de Leeuw para dar a vitória a equipe da casa. o destaque da partida só poderia ser um zagueiro, e foi o brasileiro Eric Botteghin, já veterano nos Países Baixos. Botteghin fez uma grande partida na zaga do time verde e branco, sendo o jogador que mais roubou a bola dos adversários e um dos que mais evitou chances claras de gol do Willem II. O bom desempenho do zagueiro foi importante para a recuperação da equipe de Groningen, após duas derrotas seguidas. Agora a equipe ocupa o 8º lugar na classificação, enquanto o Willem II permanece também no pelotão intermediário, ocupando o décimo lugar.


Dutch Eredivisie - 'FC Twente v FC Utrecht' : News PhotoDiante de sua torcida, o Twente conquistou neste domingo a terceira vitória consecutiva e manteve o posto de única equipe invicta no campeonato. O triunfo sobre o Utrecht veio em uma grande exibição de toda a equipe, que conseguiu criar boas oportunidades durante todo o jogo. As falhas, porém, vieram nas conclusões a gol, que nem sempre tomaram a direção certa. O gol que abriu o placar veio logo aos cinco minutos de jogo, com uma bela cobrança de falta de Ebecilio. Depois de muito ataque e nenhum resultado, o gol da tranquilidade veio apenas aos 19 minutos do segundo tempo, quando Kum tocou contra a própria baliza, marcando o gol-contra. Sete minutos depois, Ayoub devolveu esperanças aos torcedores com um belo gol de fora da área, porém, a equipe não conseguiu pressionar efetivamente o adversário nos íltimos minutos de jogo e, aos 44 minutos da segunda etapa, viu o autor do gol, Ayoub, receber o segundo cartão amarelo e ser expulso de campo. Para piorar, Castaignos aumentou a vantagem já nos acréscimos e deu números finais ao jogo. Com a vitória, o Twente assumiu o quinto lugar na tabela, à apenas dois pontos de distância dos três primeiros colocados, o Utrecht ocupa agora o nono lugar, com 10 pontos ganhos.

O jogão da rodada: Heerenveen x PSV Eindhoven


O confronto entre o primeiro e o quarto colocado da competição era certamente o mais aguardado de toda a rodada. O PSV, com seis desfalques, buscava manter a liderança isolada e, para isso, teria que vencer o Heerenveen no Abe Lenstra, tarefa complicada, afinal, os frísios só haviam perdido para o surpreendente Dordrecht dentro de seus domínios, ainda na primeira rodada do campeonato. A partida começou interessante, com chances para ambos os lados, mas, aos 33 minutos de jogo, o defensor do Heerenveen Stefano Marzo foi expulso de jogo por uma dura falta. Com um jogador a menos, a missão ficaria ainda mais complicada para a equipe frísia, e Lodeweges tratou de colocar logo mais um defensor em campo, para recompor o buraco formado pela expulsão, e deu certo. Schimidt entrou bem, fez uma partida segura ao lado de toda a defesa do Heerenveen, que defendeu como nunca, bloqueando metade dos chutes adversários! A equipe merecia uma recompensa pela grande atuação na partida, e ela veio. Aos 68 minutos de jogo, Brenet, lateral direito do PSV, recebeu o segundo cartão vermelho da partida, a igualdade voltava a reinar no Abe Lenstra. Com os mesmos 10 jogadores que o adversário, o Heerenveen se sentiu mais à vontade para atacar, e o gol não demorou a sair. Faltando 12 minutos para o final do jogo, Daley Sinkgraven, de apenas 19 anos, abriu o marcador para explosão da torcida frísia. O PSV não se entregou e lutou até o final, mas o dia era mesmo do time da casa, que encostou nos líderes, ficando à apenas um ponto dos três primeiros colocados. O PSV agora divide a liderança com o rival Ajax e o Zwolle, todos com cinco vitórias e duas derrotas em sete jogos.

O craque da rodada: Daley Sinkgraven (Heerenveen)


Foto: omropfryslan.nl

Um dos grandes destaques deste início de temporada da Eredivisie, Sinkgraven mereceu o posto de melhor jogador da sétima rodada do campeonato holandês. O jovem de apenas 19 anos fez uma excelente partida contra o PSV, na qual marcou o gol da vitória, nos minutos finais. Mas sua atuação não se resumo a isso, a jovem promessa ainda deixou seus companheiros com condições de marcar em três oportunidades, e foi um dos jogadores que mais participou da partida, fazendo três cortes que evitaram chances adversárias e participando efetivamente do jogo por 56 vezes em toda a partida. Sinkgraven vem fazendo um grande início de temporada, onde já marcou dois gols em sete jogos e, por três vezes, foi eleito o melhor jogador em campo.

A Seleção da Rodada:



Confira a classificação da Eredivisie 2014/15 após 7 rodadas:


 Tabela: Soccerway


Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours