"Brasileiros e Brasileiras", (vou te contar hein), estamos aqui para falar do último debate, dessa "coisa maravilhosa" que é o pleito Presidencial, o confronto final entre PSDB x PT antes da decisão neste Domingo, da eleição mais apertada, maluca, e sanguinolenta da história, e sanguinolenta não apenas nos ataques verbais, seja dos candidatos, seja de seus (#4%&@) MAVs, mas que foram as vias de fato em SP e RJ, em meu perfil pessoal nas Redes Sociais, opinei sobre esses fatos, mas a opinião é excessivamente forte para ser postada aqui, corro o risco de sermos tirados do Ar, então vamos ao Debate.


Primeiro, quero apesar de todas as claras e frontais divergências que tenho com as Organizações Globo, e sua TV, evidentemente, elogiar a organização do Debate, foi tudo muito bem conduzido nesse 2º turno, corrigiram o patético erro de esticar a novela, que havia sido feito no 1º turno, trouxeram eleitores "indecisos" que acresceram um elemento a mais ao debate, que é dirigir-se de forma direta ao eleitor, com perguntas bem-formuladas, enfim, foi algo bastante positivo, apenas penso que deveriam ter sido introduzidos no 2º e 4º blocos, para que o embate entre os candidatos de forma direta começasse e encerrasse o debate.

Quero aqui também elogiar a postura do mediador William Bonner, aliás, as divergências que tenho em relação a Globo são institucionais, sempre o tive na conta de um grande jornalista e pessoa de bem. Inclusive lamento o fato de que ele seja um mero leitor de notícias graças ao (maldito) "Padrão Globo de alie..desculpem, de Qualidade!", nos tempos de eleições ele mostra sua postura, mostra que pode agregar opinião, na forma como conduz as entrevistas, enfim, ele sempre vai muito bem nestes tempos. Inclusive, Bonner foi atacado por Lula esta semana, e ainda assim se manteve sóbrio, permitiu aos dois concluírem raciocínios, e Dilma valeu-se mais dessa liberalidade, ás vezes ultrapassando seu tempo, o que irritou a militância Tucana, porém nada exacerbado, houve igualdade total no debate, ao contrário do que a militância Petista dizia temer.


Dilma Rousseff, chegou ao debate á frente nas pesquisas, mas não fo o que pareceu, ela sobretudo no início pareceu um tanto nervosa, teve alguns "delays de raciocínio", mas Dilma se manteve firme apesar disso, soube confrontar o candidato Aécio, falou sobre os casos Tucanos de corrupção, o que é sempre importante que seja colocado, por que as oligarquias que já obtiveram o poder no Brasil não podem colocar-se como "Paladinas da Ética", não foi o PT que introduziu a corrupção no cenário político Brasileiro, aliás, a opção por Lula há 12 anos atrás era uma tentativa desesperada e arriscada da população de tentar acabar com isso, é importante ter memória. A Presidente se colocou bem também na questão da água, mas teve um "vacilo fatal", disse para uma Economista que lhe indagou sobre a falta de oportunidades na maturidade, que procurasse "fazer um dos cursos do Pronatec", quando não há o que dizer é melhor ficar calada, Presidente.

Aécio Neves, não pareceu (como Marina na Globo no 1º Turno) ter se abalado com a ultrapassagem de Dilma, foi como sempre firme, foi de uma dialética clara que é uma característica, ele sabe se colocar bem, sabe desviar de situações de enquadramento, e sabe colocar frases fortes, a comparação com FHC é inevitável, e pode soar como elogio ou crítica, assim como pode soar como elogio ou crítica o fato de que Aécio tem uma postura de Político Profissional, a forma como se expressa, a forma como não se abala diante de nada, as frases que parecem bem planejadas, a saída pela tangente. Diferente de Dilma, que mostra claro abalo e incômodo quando colocada pela parede, ele faz cara de paisagem, e coloca uma frase de efeito, foram várias no debate, mas uma das mais emblemáticas também envolveu uma indecisa: "A medida mais clara de combate a corrupção, é tirar o PT do poder", ah, o "pudê", claro objeto de desejo, em nossa jovem "Democracia", essa fala, tão ousada quanto óbvia, certamente levou ao orgasmo, a militância em casa.

Falando de indecisos e sensações boas, gostaria de parabenizar a indecisa Carla, de Curitiba, meus parabéns, foi o melhor momento desse pleito.


Sobretudo por falhas da Presidente, Aécio em meu modesto modo de ver saiu fortalecido e vivo desse debate, saberemos amanhã na apuração, e em seu término, faremos um texto abordando o claro o resultado, e projetando o Brasil, quem quer que seja o comandante, nos próximos quatro anos, até la.

Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours