Olá pessoal. Voltamos com o #ResumãoDaRodada, hoje, para falarmos da sexta jornada da Eredivisie. Uma rodada com confrontos interessantes, que colocavam frente a frente equipes com os mesmos objetivos no campeonato, como os encontros entre NAC contra Willem II e Excelsior versus Dordrecht; além do confronto entre o surpreendente Cambuur contra o fortíssimo PSV, e a grande rivalidade entre duas das torcidas mais fanáticas do futebol holandês, o famoso De Klassieker (O Clássico) entre Feyenoord e Ajax. Antes de começarmos a análise dos confrontos, confira os placares da sexta rodada da Eredivisie 2014/15:

 Willem II 2 x 1 NAC Breda
Wil: Sahar (13'), Braber (90' + 1)
NAC: Matic (42')
Público: 13.602 pessoas

Excelsior 1 x 1 Dordrecht
Exc: Auassar (51')
Dor: Gosens (85')
Público: 3.541 pessoas

ADO Den Haag 1 x 1 Go Ahead Eagles
ADO: Kramer (84') 
GAE: Derijck (60' - GC)
Público: 10.367 pessoas

Vitesse 1 x 1 Heerenveen 
Vit: Pröpper (29')
Hee: Uth (23')
Público: 15.213 pessoas

 Heracles Almelo 1 x 4 Twente
Her: Weghorst (16')
Twe: Castaignos (24'), (43'), Ziyech (44'), Mokhtar (74')
Público: 8.422 pessoas

Feyenoord 0 x 1 Ajax
Aja: van Rhijn (4')
Público: 47.000 pessoas

PSV Eindhoven 4 x 0 Cambuur Leeuwarden
PSV: de Jong (31'), Willems (37'), Bruma (78'), Maher (80')
Público: 30.200 pessoas

AZ Alkmaar 1 x 0 Zwolle
AZ: Henriksen (72')
Público: 14.748 pessoas

Utrecht 1 x 0 Groningen
Utr: Boymans (61')
Público: 14.503 pessoas


Média de público da rodada: 17.510 pessoas
Média de gols por jogo: 2,2
Artilheiro da rodada: Luc Castaignos (Twente) - 2 gols

A partida inaugural da rodada, entre Willem II e NAC Breda, deixou clara a situação complicada de ambas as equipes. A partida não teve muitos atrativos sendo até os gols originados de desatenções em ambas as defesas. Além disso, o jogo ficou marcado por um alto número de faltas, 32 ao todo, sendo que em cinco oportunidades, a equipe médica precisou entrar em campo para auxiliar na recuperação dos jogadores. 
Apesar de boa campanha até o momento, somando nove pontos em seis jogos e conquistando um bom oitavo lugar na tabela de classificação, o objetivo do Willem II é escapar do rebaixamento, e o futebol apresentado pela equipe até a sexta rodada da competição não deixa os torcedores esperançosos com uma campanha possivelmente mais tranquila por parte dos tricolores. O NAC Breda se encontra praticamente na mesma situação que a da equipe de Tilburg, porém, com um ponto a menos, já vê a zona de rebaixamento mais próxima; para reverter a situação na próxima rodada contra o Ajax, a equipe busca inspiração na última partida dentro de seus domínios, quando venceu o Zwolle pelo placar de 3 a 1.

Abrindo as partidas do sábado, Excelsior e Dordrecht se enfrentaram em Rotterdam em outro jogo onde o foco era tirar pontos de um adversário na luta contra o descenso. Desta vez porém , nenhum dos times conquistou os três pontos e o sabor mais doce ficou mesmo com o Dordrecht, que além de arrancar o empate nos últimos minutos, pontuou pela terceira vez fora de casa. A equipe obtém ainda o curioso dado de marcar pontos apenas longe de sua torcida. Foram dois empates e uma vitória longe de casa, enquanto que os três confrontos no GN Bouw resultaram em derrota para os mandantes. Com o empate, ambas as equipes perderam posições, o Excelsior é agora o 11º colocado com oito pontos ganhos, enquanto o Dordrecht abre a zona de play-offs contra o rebaixamento com cinco pontos somados.

Em Haia, ADO Den Haag e Go Ahead Eagles, apesar de próximos na tabela de classificação, fizeram partidas muito diferentes. A equipe da casa tentou, suou, arriscou 15 chutes em toda a partida, já o GAE, proferiu apenas dois disparos contra a meta da equipe adversária. Você deve estar pensando que o jogo foi um baile a favor do Den Haag, pena que não chegou nem perto disso... Aos 60 minutos de jogo, Derijck fez o primeiro gol do ADO na partida, só que um gol contra. Com isso, a equipe do Go Ahead Eagles saia na frente mesmo com um único chute contra os mais de dez do ADO em toda a partida! A equipe da casa seguiu tentando, mas esbarrava no goleiro Cummins, até que, faltando seis minutos para o fim do jogo, Kramer recebeu bola dentro da área e bateu para o gol, o chute saiu fraco, mas Cummins falhou e a bola entrou no canto direito da meta das águias. O empate estava consumado, mas o mesmo não foi bom para nenhuma das equipes. Ambas rondam a zona de rebaixamento, o ADO Den Haag ocupa a 13ª posição, já o Go Ahead a 14ª, com seis e cinco pontos ganhos, respectivamente.

Dutch Eredivisie - 'Vitesse Arnhem v SC Heerenveen' : News PhotoFechando as partidas do sábado, Vitesse e Heerenveen duelaram no GelreDome com objetivos distintos. O Vitesse precisava de um recuperação após o péssimo início de temporada, e para isso, decidiu priorizar o ataque, arriscando muito, mas muito mesmo, em direção ao gol defendido por Nordfeldt. O Heerenveen, no entanto, faz um bom início de temporada e sabia da importância de marcar pontos fora de casa, por isso, adotou uma postura mais defensiva, sem se expor tanto. Tentando buscar jogo, o Vitesse arriscou muito e protagonizou um bombardeio ao gol dos frísios, com 19 chutes ao todo, sendo que oito deles precisaram de alguma intervenção por parte do goleiro Nordfeldt. Apesar da pressão, quem saiu na frente foi o Heereveen, aos 23 minutos de jogo, com um belo gol de Uth. Sabendo da grande importância de um bom resultado em casa, Peter Bosz lançou ainda mais a equipe ao ataque, e obteve sucesso quando Pröpper empatou o jogo, seis minutos após a abertura do marcador. Sentindo o bom momento, a equipe de Arnhem até tentou a virada, mas os frísios seguraram o empate e levaram pra casa um ponto valioso, que os coloca agora na quarta posição no campeonato, com a melhor defesa da competição. O Vitesse, apesar dos sinais de melhora, ainda não conseguiu sair da zona de rebaixamento e ocupa a 17ª posição, com apenas cinco pontos ganhos.

Dando início as partidas dominicais, o Twente atropelou o Heracles na casa do adversário, e aproveitou para dar mais um passo rumo as primeiras posições na tabela. O início da partida até que foi animador para os fãs do time de Almelo, quando Weghorst abriu o placar aos 16 minutos de jogo. Porém, a esperança da primeira vitória praticamente foi embora logo seis minutos depois, quando Castaignos empatou a partida. Dominando o jogo, não demorou para o Twente virar, ainda antes do intervalo, novamente em gol de Castaignos. Um minuto depois, Ziyech tratou de aumentar a vantagem e deixar os jogadores e torcedores ainda mais cabisbaixos antes do intervalo. Com superioridade tática e técnica, foi só o Twente administrar a vantagem no segundo período para sair vencedor, ainda com tempo de Mokhtar deixar o dele, gol que fechara o placar no Polman Stadion. Esta foi a segunda vitória seguida do Twente no campeonato; a equipe é a única invicta nesta edição da Eredivisie, e já ocupa o sexto lugar, a apenas dois pontos do vice-líder, já o Heracles... A equipe ocupa a lanterna do campeonato, ostentando ao mesmo tempo os postos de pior ataque e pior defesa, e pior ainda, sem nenhum ponto somado! Com certeza, mudanças precisam vir para que a equipe de Almelo consiga uma recuperação no campeonato e buscar, pelo menos lutar, contra o rebaixamento direto.

Ainda pelo domingo, o PSV não deu chances para a até então surpresa do campeonato, o Cambuur, e goleou a equipe visitante por 4 a 0. Jogando no Philips Stadion, a equipe da casa não deu chances aos adversários e abriu o placar logo aos 21 minutos de jogo com o sempre eficiente Luuk de Jong. 16 minutos mais tarde, Willems aumentou a conta, deixando a equipe de Eindhoven sossegada com a boa vantagem. A tranquilidade aumentou ainda mais com a expulsão de Bijker, aos 41 minutos do primeiro tempo. Mesmo com uma vantagem confortável, a equipe da casa buscou o terceiro gol logo nos minutos iniciais da segunda metade, para liquidar de vez as chances de reação do adversário, porém, o terceiro veio apenas há 12 minutos do fim, com Bruma. No final, Maher ainda deixou o dele para coroar ainda mais sua grande exibição, que ainda contou com dois passes para gol. Com a vitória, o PSV reassumiu a liderançaisoladada Eredivisie, depois do tropeço diante do Zwolle na última rodada, e agora lidera com 15 pontos em seis jogos. O Cambuur, apesar da derrota, continua bem no campeonato, ocupando a quinta posição com 11 pontos conquistados.

Jogando em Alkmaar, o AZ recebeu o Zwolle e venceu pelo placar mínimo, 1 a 0, num jogo bastante disputado, porém, com muitas falhas nas finalizações. Dos 9 chutes arriscados pela equipe azul e branca, apenas um foi na direção do gol defendido por Rochet, enquanto os donos da casa acertaram apenas quatro das 11 finalizações na meta de Hahn. Outro destaque foi o alto número de escanteios cedidos pelo Zwolle durante a partida. Ao todo foram 15 cobranças de escanteio, quase todas mal aproveitadas pelo AZ. Com tantos erros dos atacantes, o gol só poderia vir de uma falha de um goleiro, e foi o que aconteceu no gol marcado por Henriksen, quando o jovem e recém-contratado Hahn falhou na hora de afastar a bola após uma cobrança de escanteio. A vitória colocou o AZ na nona posição, com exatos 50% de aproveitamento, enquanto o Zwolle caiu para o terceiro lugar, com a mesma pontuação do vice-líder Ajax.

Fechando a rodada, Utrecht e Groningen duelaram no Galgenwaard Stadion, em Utrecht, num jogo marcado por grandes exibições de ambos os goleiros. Padt e Ruiter fizeram exibições quase irrepreensíveis defendo, juntos, quase 20 oportunidades de gol adversário, e ajudando muito suas equipes durante o decorrer do jogo. Com dificuldades, os atacantes tentavam cada vez mais, e a primeira equipe a vencer os "paredões" adversários foi o Utrecht. Boymans recebeu dentro da área e tocou no cantinho esquerdo, sem chances para Padt. A chance do Groningen veio oito minutos depois, quando o árbitro assinalou pênalti para o exército verde-branco. Chery, camisa 10, foi para a cobrança e... Ruiter fez grande defesa buscando a cobrança no canto direito do gol. A partir daí não tinha mais o que fazer, restou apenas a torcida da casa comemorar o terceiro triunfo no campeonato e a subida para a sétima posição, enquanto o Groningen amarga a segunda derrota seguida e a queda para o 10º lugar.

O jogão da rodada: Feyenoord x Ajax

Dutch Eredivisie - 'Feyenoord Rotterdam v Ajax Amsterdam' : News PhotoUm dos maiores clássicos do mundo, a maior rivalidade do futebol holandês, um jogo que por si só, sempre é uma atração. A edição deste fim de semana do De Klassieker, disputada em Rotterdam, foi tradicionalmente muito pegada, com mais de 30 faltas em todo o jogo, mas o que fez a diferença no resultado final foi a eficiência da equipe de Amsterdam. Logo aos quatro minutos de jogo, van Rhijn cobrou falta com categoria e colocou no ângulo direito de Vermeer, para abrir o marcador. Jogando em casa e necessitando de um bom resultado urgentemente, os Rotterdammers deram seu sangue em campo durante todo o restante da partida, mas aí brilhou a estrela de Cillessen. O jovem goleiro holandês fez uma grande partida, praticando defesas importantíssimas, que impediram que o Feyenoord mexesse no placar. Outro fator decisivo foram as bolas na trave. Durante os primeiros 11 minutos de jogo, foram três chances da equipe da casa que pararam no travbessão! Tudo isso fez muita falta no final, final que teve emoção quando te Vrede recebeu grande passe dentro da área, o atacante tirou o marcador e bateu forte, o predestinado van Rhijn salvou, ou melhor, a bola bateu em sua perna direita, quase em cima da linha, evitando o gol de empate já nos acréscimos do segundo tempo.
Após o jogo, o próprio Frank de Boer reconheceu a superioridade do Feyenoord no encontro e afirmou que "não foi justo sua equipe ter vencido o clássico, pois não foi melhor em nada." De qualquer forma, o Ajax é agora o vice-líder da Eredivisie, três pontos atrás do PSV, enquanto o Feyenoord ocupa uma terrível 15ª posição, com apenas cinco pontos ganhos em seis partidas.

O Craque da Rodada: Robbin Ruiter (Utrecht)


Foto: Voetbalzone

Imprescindível para a vitória do Utrecht nesse fim de semana e considerado o melhor goleiro da rodada, ficando à frente até mesmo da grande exibição de Cillessen no clássico contra o Feyenoord, Robbin Ruiter foi o melhor jogador da sexta rodada da Eredivisie 2014/15. Além de defender cinco chutes, agarrou um pênalti, que garantiu a vitória da equipe da casa e sua consequente ascensão no campeonato. Ruiter também é um dos melhores goleiros do campeonatos, em termos de gols sofridos. Fica trás apenas de nomes como Marsman, do Twente, e Zoet, do PSV. Mesmo sendo goleiro, Ruiter participou ativamente do último encontro do Utrecht, recebendo ou passando a bola por 55 vezes em toda a partida, o que demonstra toda a sua importância no bom resultado conquistado pela equipe.

A Seleção da Rodada:















Confira a classificação da Eredivisie 2014/15 após 6 rodadas:

Tabela: Soccerway


   
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours