Banner 1

JC Agora

Resenha - Cidades de Papel


Outra bela arte de John Green

A obra de John Green, escritor norte-americano, "Cidades de Papel" ("Paper Towns", como título original), conta a história de Quentin Jacobsen, o Q. Ele era apaixonado por sua vizinha Margo Roth Spielgemann, até que uma certa noite a mesma faz uma surpresa, visitando o quarto do garoto, chamando-o para uma aventura.No dia seguinte, Margo havia desaparecido.

Dias se passam, e nada da garota aparecer, até que Q descobre uma suposta pista deixada por Margo, para que o menino a achasse. E o mesmo foi em busca de sua secreta paixão, juntamente com Ben Starling (seu melhor amigo), Radar (uma espécie de co-melhor amigo), e Angela (namorada de Radar). 
Os quatro solucionaram algumas pistas, que levaram à outras, e assim foi se desenrolando o "Caso Margo". 
Cansados de levar essa ideia adiante, os três deram um tempo às buscas, deixando Q "bancando Scherlock Holmes" sozinho. Porém, mais adiante o trio volta nas buscas, trazendo o reforço de Lacey, melhor amiga da desaparecida, e nova namorada de Ben.

O final é algo surpreendente, completamente diferente do que a maioria pensava sobre. 
Margo é achada por Quentin, porém a garota explica que na verdade não havia deixado pista alguma para ser encontrada, pois gostaria de deixar de ser uma garota de papel, em uma cidade de papel. E é lá que foi encontrada. 

O resto do grupo encontra-se com Quentin e Margo, e coisas são esclarecidas. Margo conta segredos surpreendentes, mas por final, a garota continua em sua busca por deixar de ser uma garota de papel, enquanto o agora quinteto volta para sua vida normal.
A obra foi lançada em 2008, porém só chegara ao Brasil em meados do ano passado (2013). Eu considero-o como um livro de suspense-romance. E este se tornara um dos meus livros prediletos. 
É uma obra única, ou seja, não há continuação.

Outras obras de John Green:

2005 - Quem é você, Alasca? (Looking for Alaska)
2006 - O teorema Katherine (An abundance of Katharines)
2008 - Deixe a neve cair (Let it snow)*
2008 - Cidades de Papel (Paper towns)
2010 - Will e Will, um nome, um destino (Will Grayson, Will Grayson)
2012 - A culpa é das estrelas (The fault in our stars)

*(Com Maureen Johnson e Lauren Myracle)

Nenhum comentário