Mais uma rodada completa na tabela da Eredivisie 2014/15, já chegamos a 4ª jornada neste campeonato, e com certeza, há surpresas que muitos acreditariam serem impossíveis já nessa altura da competição. Você, fã da Eredivisie, imaginou o Ajax sofrendo cinco gols em dois jogos? E o pior, ocupando somente a 7ª posição com a metade dos pontos do líder? Você já imaginou o Twente, candidato ao título, sem vencer nos primeiros quatro jogos no campeonato holandês? E o Vitesse, uma das surpresas do último campeonato holandês (até o final do primeiro turno), com apenas um ponto somado nas primeiras quatro partidas? Pois é, tudo isso é fato na quarta rodada do campeonato holandês, que é dominado pelo PSV, líder, com 100% de aproveitamento, melhor defesa e melhor ataque, com uma média superior a três gols por jogo... Ufa, o início é tão arrasador que já começa a assustar o Ajax! Antes da análise jogo a jogo, conferimos juntos os placares da rodada e demais estatísticas. 

Go Ahead Eagles 1 x 0 Willem II
GAE: Vriends (64')
Público: 7.883 pessoas

Cambuur Leeuwarden 3 x 2 ADO Den Haag
Cam: Bakker (40'), (67' - CP), Hemmen (80')
ADO: Kramer (53'), Houtkoop (55')
Público: 9.279 pessoas

Dordrecht 1 x 3 AZ Alkmaar
Dor: Lieder (53')
AZ: Hupperts (6'), Tankovic (22'), Berghuis (58')
Público: 4.235 pessoas

Excelsior 3 x 1 Heracles Almelo
Exc: Stans (32' - CP), (48'), van Mieghem (56')
Her: Avdic (10')
Público: 3.149 pessoas

Heerenveen 3 x 1 Utrecht
Hee: Uth (3'), (54'), (90' + 4)
Utr: Janssen (90' + 1)
Público: 23.000 pessoas

PSV Eindhoven 2 x 0 Vitesse
PSV: de Jong (48'), Maher (90' + 1)
Público: 32.000 pessoas

NAC Breda 3 x 1 PEC Zwolle 
NAC: Perica (37'), Falkenburg (66' - CP), Hooi (84')
Zwo: Necid (49')
Público: 18.200 pessoas

Groningen 2 x 0 Ajax
Gro: Botteghin (48'), de Leeuw (87')
Público: 21.740 pessoas

Twente 0 x 0 Feyenoord
Público: 28.900 pessoas


Média total de público: 16.487
Média de gols por jogo: 2,8
Artilheiro da rodada: Mark Uth (Hee) - 3 gols
Líder de assistências da rodada: Tjarron Chery (Gro) - 2 assistências


Go Ahead Eagles e Willem II abriram a rodada na sexta-feira em uma partida bastante interessante, porém muito faltosa. Foram cinco cartões amarelos e dois vermelhos distribuídos em 27 faltas durante toda a partida. Em casa, a equipe de Deventer conquistou finalmente sua primeira vitória no campeonato, graças ao gol do zagueiro Vriends (que seria expulso cinco minutos depois). Com a vitória o GAE abandona a zona do rebaixamento, já o Willem volta a frequentá-la, na 16ª posição.


A primeira partida do sábado também foi excelente, Cambuur e ADO Den Haag protagonizaram um jogo emocionante, com duas viradas de marcador. Primeiro o Cambuur saiu na frente com Bakker, logo no início do segundo tempo, Kramer e Houtkoop viraram a partida em dois minutos, aí o ADO iníciou a retranca, tentando parar o adversário. Mas o futebol ofensivo venceu e aos 67 minutos, Bakker converteu pênalti empatando a partida. Jogando em casa, o Cambuur continuou a buscar a vitória, e ela veio, com Hemmen aos 80 minutos. O Cambuur é agora uma das gratas surpresas do campeonato, ocupando a 4ª posição e ainda invicto. O ADO se mantém no meio da tabela, com apenas uma vitória nas quatro primeiras rodadas.
Jogando em casa, o Dordrecht recebeu o AZ Alkmaar e viu a vitória escapar ainda no primeiro tempo. Aos 22 minutos de jogo, o AZ já vencia por 2 a 0. A equipe de Alkmaar apenas controlava o jogo, até que o Dordrecht diminuiu, no início do segundo tempo. Esperava uma reação da equipe da casa? Cinco minutos depois, Berghuis fez mais um acabando com toda a moral do Dordrecht. A segunda vitória do AZ na Eredivisie colocou a equipe no oitavo lugar, empatado com o Ajax. O Dordrecht agora se encontra a apenas uma posição da zona de rebaixamento, e ainda com o terceiro pior ataque da competição.
Em Rotterdam, Excelsior e Heracles disputaram a penúltima partida do sábado, num jogo que foi ótimo para os fãs do time da casa, e horrível para os simpatizantes dos visitantes. A partida até começou melhor parao Heracles, Avdic abriu o placar logo aos dez minutos de jogo, o que empolgou a torcida para uma possível primeira vitória no campeonato. Porém, logo aos 32 minutos do primeiro tempo, o Excelsior conseguiu o empate em pênalti convertido por Stans. O empate fora de casa ainda era um bom resultado, e faria a equipe somar o primeiro ponto no campeonato, mas aí o desastre começou a ser construído. O Heracles mal arriscou para o gol, e quando chegou lá, mandava a bola longe do alvo. O pior de tudo era a defesa, sempre ineficiente. Logo aos 3 minutos da segunsa etapa, Stans virou o marcador para o Excelsior. 8 minutos depois, van Mieghem fez o terceiro, e ainda poderia ter saído mais, se não fosse Telgenkamp salvar a equipe em outras seis oportunidades. Com o resultado, o Heracles amarga a lanterna da Eredivisie, sem nenhum ponto conquistado e com a pior defesa (ao lado do Vitesse) e o pior ataque. O Excelsior ocupa um surpreendente 6º lugar com duas vitórias importantes contra adversários diretos (GAE e Heracles) numa futura luta contra o rebaixamento.

Fechando as partidas de sábado, Heerenveen e Utrecht se encontraram no Abe Lenstra, e a equipe da casa deu sequência a sua boa fase no campeonato. Os frísios marcaram cedo, aos três minutos do primeiro tempo. Com o gol, a equipe relaxou, mas logo voltou a atacar e marcou novamente, aos nove da segunda etapa. Com a vitória quase garantida, o Heerenveen recuou e não mais atacou, dando espaço e oportunidades para o Utrecht, que marcou nos acréscimos. O gol colocou emoção na partida, porém, três minutos depois, o Heerenveen voltou a marcar e encerrou a partida com tranquilidade. O mais interessante da partida é que todos os gols do Heerenveen tiveram uma coisa em comum, sabe qual? O autor deles. Mark Uth foi o grande destaque do jogo, marcando não só o seu primeiro gol depois de um jejum de mais de 1000 minutos, mas sim seu primeiro hat-trick que conduziu sua equipe a vitória. Graças a ele, o Heerenveen venceu seu segundo jogo no campeonato e agora ocupa a 5ª posição na tabela. O Utrecht perdeu seu segundo jogo e agora é o 9º colocado. 

Já no domingo, o NAC Breda recebeu o Zwolle dentro de casa, com a dura missão de ser o primeiro time a tirar pontos dos adversários nessa temporada... Missão cumprida! O NAC se mostrou muito melhor durante toda a partida, pressionando mais, atacando mais e chutando mais ao gol adversário. A vitória por 3 a 1 dos donos da casa foi um resultado justo, que beneficiou o melhor futebol em campo. A equipe de Breda conquistou aí sua primeira vitória no campeonato, subindo para a 11ª posição, enquanto o Zwolle sofreu sua primeira derrota, caindo para o 3º lugar.
No jogo seguinte, a grande surpresa da rodada. Jogando em casa, o Groningen bateu o poderoso Ajax por 2 a 0, com direito a gol brasileiro. Eric Boteghin, zagueiro, marcou o primeiro, no início do segundo tempo. A derrota sofrida pelo Ajax foi a segunda seguida e o clube se encontra agora a seis pontos do líder PSV. Mesmo com mais posse de bola, a equipe de Amsterdam falhou (e muito) nas finalizações, mandando nada mais, nada menos que 13 dos 22 chutes para fora do alvo. Para piorar, a equipe ainda sofreu o segundo gol nos minutos finais, o que aumenta o sentimento de decepção do torcedor, que quer mudanças para que a equipe volte a vencer, e quem sabe, conseguir o tão sonhado recorde de ser pentacampeão holandês. Com a derrota o Ajax cai para a 7ª posição, enquanto o Groningen passa para a vice-liderança do campeonato.


Para encerrar a rodada, Twente e Feyenoord duelaram em Enschede com ambas as equipes buscando os três pontos. A promessa era de um grande jogo, com muitos gols... O resultado? 0 a 0! A partida foi inteiramente do Feyenoord, que levou muito mais perigo ao gol de Marsman, esse sim, o responsável por segurar o 0 no placar. O goleiro salvou o Twente em oito oportunidades durante toda a partida, incluindo em um pênalti, desperdiçado por te Vrede ainda no primeiro tempo. O Twente pouco ameaçou e só levou perigo a meta do Feyenoord em três ocasiões. A equipe de Enschede completa agora uma sequência de quatro empates seguidos (seis, se somarmos a Europa League) e é mais uma das decepções deste início de Eredivisie. O time ocupa um modesto 14º lugar, longe do posto de candidato ao título adquirido no decorrer da última temporada. O Feyenoord também não faz um bom início de campeonato, ocupando apenas a 10ª posição com cinco pontos ganhos. A equipe tem uma oportunidade de fazer as pazes com o torcedor no próximo fim de semana, quando enfrenta o Willem II no De Kuip. Logo depois, inicia sua caminhada na Europa League, duelando contra o atual campeão da competição europeia, o Sevilla.

O jogão da rodada: PSV Eindhoven x Vitesse

Abrindo as partidas dominicais, PSV e Vitesse travaram um grande duelo no Philips Stadion. Apesar de viverem momentos distintos, as equipes demonstraram um grande futebol, com muitos chutes a gol e grandes jogadas individuais, tanto na defesa, como no ataque, mas o momento vivido pelo time de Eindhoven é realmente excelente. Com um ataque eficiente e uma defesa sólida, os Boerens venceram por 2 a 0, com gols de Maher e Luuk de Jong. O jogo marcou também a estreia de Andrés Guardado, jogador mexicano emprestado pelo Valencia a equipe holandesa. Guardado não fez uma boa partida, e ainda recebeu um cartão amarelo pouco antes de ser substituído. Apesar da má estreia, sua qualidade é inegável e Guardado ainda pode ser muito útil para o PSV nesta temporada. A equipe de Eindhoven continua líder, agora isolada, com o melhor ataque e a melhor defesa, enquanto o Vitesse amarga a vice-lanterna, sem ainda ter vencido no campeonato.

O craque da rodada: Mark Uth


Mark  Uth
Foto: Soccerway

Artilheiro da rodada e autor do único hat-trick na temporada do futebol holandês, Mark Uth merece todos os elogios pela grande partida que fez no último sábado contra o Utrecht. O jovem atacante alemão de 23 anos de idade já não marcava havia 1.116 minutos. Seu último gol tinha sido marcado no início de fevereiro deste ano, quando ainda atuava pelo Heracles Almelo. Neste fim de semana, Uth fez uma excelente partida, na qual finalizou por seis vezes, acertando o gol em quatro oportunidades. O jogador também foi bastante participativo na partida, onde conseguiu vencer algumas disputas aéreas e distribuir 18 passes para seus companheiros.

A seleção da rodada

Nesta semana, o "resumão da rodada" traz mais uma novidade para você, é a seleção da rodada. A cada edição do resumão, você também poderá acompanhar a seleção da rodada, elegida pelo site "whoscored.com". Analise-a e deixe sua opinião nos comentários, estaremos sempre abertos para novas ideias vindas do público. Abaixo, segue a seleção da 4ª rodada da Eredivisie 2014/15:




Confira a classificação da Eredivisie 2014/15 após 4 rodadas:

Tabela: Soccerway 


Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours