Olá amigos do Jovens Cronistas, eu Victor, venho em mais uma edição do #TocandoDeLetra para analisar o sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League 2014-15 e a premiação do melhor jogador da Europa na temporada 2013-14. Uma nova temporada começa e os principais da Europa dão as caras na maior competição de clubes do Mundo, na temporada passada, foram os Galácticos quem reivindicaram o título da UCL e buscam o Bi campeonato nessa edição, mas com os principais adversários se reforçando como Barcelona, Bayern de Munich, Chelsea e até mesmo Atlético de Madrid que mesmo perdendo peças importantes, repôs bem e continua um time competitivo, a prova disso foi a conquista da Super Copa da Espanha em cima do Real Madrid. Na premiação dos melhores da Europa, Nadine Kessler e Cristiano Ronaldo foram os vencedores. Enfim, vamos as análises grupo á grupo.

Grupo A- Atlético de Madrid, Juventus, Olympiakos e Malmo.

Começando pelo começo (Santa redundância), um dos finalistas da competição na última temporada, o Atlético de Madrid tem pela frente um grupo consideravelmente fácil. A Vecchia Signora não joga a Champions League no mesmo ritmo da Série A TIM, na última temporada, o time foi eliminado na última rodada após uma derrota para o Galatasaray na Turquia, hoje, ainda o vejo como leve favorito para classificar em segundo, mas caso o Olympiakos mantenha o ritmo e reponha bem algumas perdas, como a do bom zagueiro Kostas Manolas(Atualmente na Roma), pode incomodar a Juve, e possivelmente se classificar em segundo, o Malmo, conseguiu uma boa classificação para a Champions League, mas é muito improvável que venha a pleitear algo no torneio.

Grupo B- Real Madrid, Basel, Liverpool, Ludogorets.

O grupo o qual o cabeça de chave é o atual campeão do torneio, é de certo modo equilibrado, o Real Madrid, um dos favoritos a conquista da UCL, é iminente a sua classificação. O Basel, é um time bastante competitivo, que a cada temporada que passa, evolui ainda mais, perdeu no meio da última temporada para o Chelsea o meia egípcio Mohamed Salah, mas ainda é um bom time e pode surpreender na fase de grupos. O Liverpool que foi ao mercado e trouxe bons reforços, sendo um deles Mario Balotelli, cotado para substituir o uruguaio Luis Suárez, contratado pelo Barcelona, de volta a Champions League, o time dirigido por Brendan Rodgers é o principal adversário do Real Madrid na fase de grupos e tem time para ir longe, tudo dependerá do seu rendimento. O Ludogorets, conseguiu uma emocionante classificação nos playoffs com o zagueiro defendendo dois pênaltis, que assumiu a posição quando o goleiro foi expulso.

Grupo C- Benfica, Zenit, Bayer Leverkusen e Mônaco.

O terceiro grupo sorteado, na minha opinião é um dos dois grupos da morte, não vejo nenhuma dos quatro candidatos as duas vagas como candidato ao título, por isso o equilíbrio do grupo aumenta, onde todos tem chance de se classificar. O Benfica teve um desmanche no elenco, peças importantes saíram, e ainda não vi uma reposição a altura dos jogadores que deixaram o clube. O Zenit tem no brasileiro Hulk, a maior referência, é o jogador mais diferenciado do clube, a cada temporada que passa, ele evolui mais e vai se tornando cada vez mais um ídolo, o time russo se classificou em cima do Standard Liége nos playoffs, e com as boas peças que tem sobretudo ofensivamente (Witsel, Shatov, Rondón), chega forte na disputa de uma das duas vagas. O Bayer Leverkusen contratou o básico, mas o suficiente para fazer um bom campeonato alemão e brigar por uma classificação na Champions League, o time alemão derrotou o Kobenhavh na fase playoffs, com a grande contratação da temporada, Hakan Çalhanoglu, o time alemão vem fazendo um bom início de temporada, e pretende ir além da fase de grupos da UCL. O A$ Monaco, perdeu o artilheiro da Copa do Mundo James Rodriguez para o Real Madrid, o time praticamente não se reforçou na janela, e mesmo ainda sendo um bom time, não o vejo indo além da fase de grupos na competição, é claro que em um verdadeiro grupo da morte, é difícil cravar alguém dentro ou fora, mas a impressão que tenho, é que o time irá acabar como o Málaga, mas com bem menos sucesso na competição europeia..

Grupo D- Arsenal, Borussia Dortmund, Galatasaray e Anderletch.

Chegando ao quarto grupo, este que também é bem equilibrado, o Arsenal reencontra o Borussia Dortmund na fase de grupos, os dois times, que são favoritos para as duas vagas do grupo, contrataram um número considerável de jogadores, não vejo nenhum dos dois como favoritos para a disputa do título, mas são times a bater os principais candidatos. O Galatasaray não está em condições de disputar uma das duas vagas, é bom um time? É! Mas me surpreenderia e MUITO conseguir algo, a mesma coisa para o Anderletch, que não deve ir além, o máximo que pode conseguir é uma vaga na UEFA Europa League, o que dependerá do rendimento do Galatasaray.



Grupo E- Bayern de Munich, Manchester City, CSKA Moskva e AS Roma.

Iminentemente o Bayern de Munich se classificará como primeiro colocado de um dos dois grupos da morte na minha visão, o elenco que era bom, fica ainda melhor, com as chegadas de Reina, Benatia, Bernat, Alonso, Rode e Lewandowski, o time vai afoito na busca da sua sexta conquista da Champions League. O Manchester City, é um dos times que irá brigar pela segunda vaga do grupo, estão melhores do que na última temporada em termos de elenco, e a missão da Roma não será nada fácil, de qualquer forma, não dá para cravar um dos times que não seja o Bayern na próxima fase, o CSKA, não vejo com força o suficiente para pleitear alguma vaga.

Grupo F- Barcelona, Paris Saint Germain, Ajax e Apoel Nicosia.

O Barcelona, após o fracasso na última temporada, reformulou-se em questão de elenco, o treinador Luis Enrique mudou o jeito de jogar da equipe, apesar de continuar valorizando a posse de bola e os passes, o time se tornou mais objetivo, e segue como um dos favoritos a conquista do título, o P$G, contratou apenas o zagueiro David Luiz, é um time que evolui a cada temporada, e hoje com um elenco mais sólido, busca ir adiante, sendo que nas duas últimas temporadas, ficou nas Quartas-de-final. O Ajax comandado por Frank De Boer, cai novamente no grupo do Barcelona, na última temporada, o time ficou em terceiro, não conseguindo desbancar o Milan, em terrível decadência, não dá pra imaginar eles pleiteando uma vaga na fase mata-mata, enquanto o Apoel Nicosia, retorna a UCL, com um possível destino a UEFA Europa League, se jogar o que jogou na última edição em que participou.

Grupo G- Chelsea, Schalke 04, Sporting e Maribor.

Chegando ao penúltimo grupo, o Chelsea de José Mourinho terá um grupo consideravelmente fácil pela frente, é um dos candidatos ao título pra mim, e caiu em um grupo onde terá facilidade para seguir adiante na competição, prevejo uma disputa entre Schalke 04 e Sporting pela segunda vaga do grupo, com o time alemão levemente favorito, muito pela maior qualidade de seu elenco, enquanto o Maribor será provavelmente o saco de pancadas.

Grupo H- Porto, Shakhtar, Bilbao, BATE Borisov.

Finalmente chegando ao último grupo, vejo desenhada uma tabela onde Bilbao e Porto se classificam, o Bilbao pra mim é o time mais qualificado do grupo, após eliminar o Napoli nos playoffs, é a maior aposta do grupo na próxima fase, o Porto, time que mais contratou na janela de transferências, reformulou seu elenco, e conta com bons jogadores, visando fazer uma campanha na UCL melhor do que a última, o Shakhtar, em péssimas condições mentais, provavelmente irá a Europa League, não encontrado dificuldades contra o BATE Borisov.

É isso galera, um abraço.




Compartilhe:

VictordosSantos

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours