Começou! Depois das férias do verão europeu, a bola voltou a rolar nos Países Baixos para mais uma edição da Eredivisie, a 59ª na história do formato atual. A primeira rodada nos apresentou um bom futebol, jogos bem jogados e cheios de indefinições, que acabaram por nos reservar surpresas inimagináveis antes no início da rodada, como a vitória do Dordrecht em cima do Heerenveen, no Abe Lenstra, ou o empate suado do fortíssimo Twente contra o Cambuur. Apesar das surpresas em campo, o líder da classificação já é habitual, tudo isso graças a goleada aplicada pelo Ajax sobre o Vitesse, que demonstra o favoritismo do tetracampeão holandês na luta pelo quinto título consecutivo. Antes da análise da rodada, confira os resultados da primeira rodada da Eredivisie 2014/15:


PEC Zwolle 2 x 0 Utrecht
Zwo: Drost (75'), Moro (90' + 2)

Heerenveen 1 x 2 Dordrecht
Hee: Ziyech (14')
Dor: Korte (44'), van Overeem (81')

Cambuur 1 x 1 Twente
Cam: Rusnák (13')
Twe: Mokhtar (88')

NAC Breda 1 x 1 Excelsior
NAC: Tighadouini (20')
Exc: Stans (19' - CP)

Heracles Almelo 0 x 3 AZ Alkmaar
AZ: Berghuis (56'), Hupperts (63'), Tankovic (76')

ADO Den Haag 0 x 1 Feyenoord
Fey: te Vrede (90')

Ajax 4 x 1 Vitesse 
Aja: Viergever (40'), Schöne (48'), (87'), van der Hoorn (62')
Vit: Vejinovic (84')

Go Ahead Eagles 2 x 3 Groningen
GAE: Schalk (18'), de Sá (50')
Gro: Chery (58'), de Leeuw (75'), Antonia (87')

Willem II 1 x 3 PSV Eindhoven
Wil: Bruno Andrade (40')
PSV: Locadia (7'), Depay (10'), (76' - CP)



O início da rodada não empolgou tanto assim. Zwolle e Utrecht fizeram um jogo pouco movimentado, sem muitas oportunidades de gol. A partida acabou decidida numa falha da defesa do Utrecht, que não cortou o cruzamento que originou o primeiro gol do jogo. O sábado começou com um placar surpreendente, o Drodrecht, que não disputava a Eredivisie desde 1994, venceu o Heerenveen no Abe Lenstra por 2 a 1! Apesar dos frísios dominarem e primeiro tempo e criarem boas chances para matar o jogo, a equipe falhou diversas vezes na conclusão, e foi punida quando sofreu o gol de empate aos 44 minutos da primeira etapa. Já no segundo tempo, o Dordrecht jogou melhor e mereceu a virada, conseguida nos instantes finais da partida. Ainda no sábado, o Twente sofreu para empatar com o Cambuur, jogando em Leeuwarden. Os donos da casa abriram o placar de falta aos 13 minutos, e após o gol, iniciaram a famosa retranca. Sem passar pela defesa adversária, os Tukkers viam o empate cada vez mais longe, mas a pressão exercida no segundo tempo, acabou por ser recompensada. Mokhtar arriscou de longe, a bola desviou no defensor do Cambuur e enganou o goleiro Nienhuis, matando a possibilidade de qualquer defesa.



Pela primeira partida do domingo, o que se viu no Kyocera Stadion foi um jogo tecnicamente ruim e poucos chutes a gol. Porém,  oque faltou de qualidade, sobrou de faltas. Foram 40 faltas em toda a partida, com impressionantes 13 cartões amarelos e 1 vermelho. A partida foi tão ruim que só foi decidida no último minuto, com o gol salvador de Te Vrede. 
Ainda no domingo, o Ajax iniciou bem a sua caminhada rumo ao pentacampeonato. Uma goleada por 4 a 1 aplicada no bom time do Vitesse, e sem os jogadores que disputaram a Copa do Mundo, aumentou a confiança dos Amsterdammers em levantar o quinto caneco seguido. O grande destaque da partida foi Lasse Schöne, que marcou duas vezes e distribuiu uma assistência. Na outra partida dominical, o PSV venceu o Willem II por 3 a 1, onde praticamente definiu o jogo ainda nos 10 minutos iniciais, com 2 gols. O Willem chegou a descontar antes do intervalo, e até criou oportunidades de empate, mas Memphis Depay estava inspirado, além de marcar o segundo gol do jogo, participou a jogada que originou o pênalti sofrido por Wijnaldum. Depay bateu e devolveu a tranquilidade a equipe de Eindhoven.


O jogão da rodada: Go Ahead Eagles 2 x 3 Groningen

Em Deventer, GAE e Groningen travaram um excelente duelo, que acabou trágico para as Águias do rio IJssel. Diante de quase 8.000 pessoas, Schalk abriu o placar aos 18 minutos de jogo, colocando o Go Ahead na frente. No início da segunda metade, de Sá aumentou a vantagem para 2 a 0. Porém, um velho conhecido da equipe de Deventer tratou de mudar o rumo da partida. Jarchinio Antonia, ex-jogador do Go Ahead Eagles e recém contratado pelo Groningen, deu sua primeira contribuição ao clube com uma assistência que resultou no gol de Chery, aos 58 minutos de jogo. 17 minutos mais tarde, lá estava ele novamente, desta vez assistiu à de Leeuw que marcou o segundo do Groningen, era o gol que reacendeu as esperanças de uma improvável vitória. E ela veio, adivinha com quem? Antonia marcou o gol da virada e deu ao Groningen os três primeiros pontos da temporada.

O craque da rodada: Lasse Schöne

Foto: Michael Kooren/Reuters



Não tinha como escolher outro. Apesar da excelente atuação de Antonia, Schöne fez uma partida pereita, completando 86% dos passes (quando distribui uma assistência para o gol de van der Hoorn) e marcando dois gols em dois chutes. Fazendo uma boa temporada, Schöne pode ganhar status de estrela no Ajax e, quem sabe, uma transferência para um grande clube europeu na próxima janela de transferências.

Classificação da Eredivisie após 1 rodada:

Tabela: Soccerway




  
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours