Amigos, vamos falar um pouco sobre o Palmeiras, sobre o momento que a equipe vive de total turbulência, e do caminho que o time deve seguir para sair dessa situação, que é a continuidade do trabalho, a situação está crítica, todos estão tensos com a possibilidade de mais um rebaixamento da equipe, mas ainda assim é preciso pensar e analisar o trabalho que está sendo desenvolvido.


Quem me acompanha o Blog sabe muito bem que eu não era favorável à saída de Gilson Kleina, creio que ele desenvolvia um bom trabalho à frente do Palmeiras, e caiu diante de um Ituano muito bem organizado por Doriva, e que posteriormente derrubou a sensação até então que era o Santos. Mas veio a saída de Kleina e eu passei à ser favorável ou ao retorno de Jorginho, ou á apostar em Doriva ou Fernando Diniz, treinadores jovens, de mente aberta e que mostraram talento em montar grupos novos, que era a necessidade do Palmeiras após o desmanche pós Série B. Mas quando Gareca foi ventilado como o nome para assumir o Palmeiras eu fui totalmente favorável pelo trabalho por ele desenvolvido no Velez, um cara também formador de elencos, um treinador que prioriza o trabalho, e isso é agora visto nos treinos, o trabalho tem tido problemas sim, mas estamos vendo um horizonte, o Palmeiras tem jogado melhor, tem sido derrotado jogando relativamente bem, para as atuais possibilidades do elenco, a grande realidade é que o time que venceu a Série B era muito mais forte do que este de hoje, então infelizmente o Palmeiras disputa um campeonato à parte contra o descenso, e não vai cair, esse time, e esse método tem lastro para se desenvolver, para conseguir resultados que possam até mesmo antes das rodadas finais garantir o clube na Série A.

Muitos estão criticando a contratação de jogadores Argentinos por parte do Palmeiras, por indicação de Gareca, eu vou na contramão disso. Mouche é um bom jogador, o conheço desde o Boca, é um bom jogador e se trabalhado da forma correta joga no Palmeiras com o pé nas costas, e inclusive dá um toque de qualidade diferente ao campeonato. Tobio é um bom zagueiro, que pode jogar ao lado de Lúcio, Allione é um menino de qualidade, que pode acrescentar muito ao Palmeiras, e os demais estrangeiros podem produzir também.


Sobre o caso Valdivia, a venda não foi concretizada, e por mais que haja desconfiança em relação à postura do "Mago", os times Àrabes não são de fato confiáveis, quantas histórias conhecemos de jogadores que ficaram presos, que não recebiam, os Sheiks não são conhecido por serem fiéis à palavra que dão, ainda mais visto que o clube Àrabe é considerado pequeno mesmo lá. Se o Valdivia quiser ele pode ainda jogar no Palmeiras e com qualidade, mas está claro que Wagner Ribeiro e o atleta não querem perder a chance de se transferir, ele está sendo oferecido para vários clubes Europeus, e caso a negociação não saia, ele vai ter de demonstrar futebol para que o interesse dos clubes Europeus surja e ele assine um Pré-contrato para ir embora do Palmeiras, quem perderia com isso é o investidor e o clube, mas de todo modo ele está contra a parede, se permanecer, ele terá de jogar bola.


Paulo Nobre não faz uma administração brilhante, é evidente, mas creio que ele pecou em estar mal-assessorado, houve uma grande incompetência na gestão do marketing, que foi incapaz de angariar um patrocínio para um clube de uma marca tão forte como é o Palmeiras. Houve também o erro pelo excesso, Nobre é um grande torcedor acima de tudo, colocou grana do bolso, gastou com contratações em excesso, ao invés de buscar priorizar a qualidade, o que ficou muito claro no caso Kardec, onde o clube perdeu o craque do time por conta de 20 mil Reais (parece piada, e é piada, me ajuda aí) então houveram confusões, houveram erros na busca do acerto, mas de um modo geral, Nobre busca recuperar o Palmeiras, erra buscando o acerto, diferente de outros que sugaram o Palmeiras de forma sórdida. Nobre e Belluzzo erraram buscando o acerto, erraram por misturarem a paixão na administração, isso não anula o erro, mas ao menos ameniza, justifica parte dele.


Por fim, quero dizer ao torcedor Palestrino (o Palestrino de verdade, não o que faz quebra-quebra com o pretexto do Esporte), que tenha serenidade, tenha paciência, Gareca pegou um Velez apagado no cenário nacional e colocou o time onde hoje está, num alto patamar no futebol local e até mesmo Sul-Americano. Gareca está tenso, por não conseguir fazer render frutos ao seu trabalho, é preciso que ele também tenha calma, tenha ciência do caminho que está construindo, que o trabalho é de médio à longo prazo, e que os resultados começarão à aparecer, é claro que há uma urgência, e há um clássico perigoso pela frente, mas todos os envolvidos com o Palmeiras precisam entender que a proposta corajosa do Palmeiras em trazer uma nova filosofia precisa de tempo para render frutos, ainda mais com o atual elenco, e que não adianta agora uma mudança de comando, não que os "Gringos" não se adaptariam á outro treinador, jornalista que diz isso não tem o meu respeito, profissional é profissional, e tem de trabalhar com o profissional à disposição. Mas o grande fato é que não há nem mesmo um nome no mercado que justifique o risco de perder o treinador Argentino Ricardo Gareca, agora é hora de abraçar o time, e torcer para que o trabalho que está sendo plantado, tenha uma colheita rápida.

E você, o que pensa sobre o momento e o futuro do Palmeiras? Opine!


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)

Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours