Após o treino classificatório com os problemas de Lewis Hamilton, a vitória de Nico Rosberg parecia certa, mas com uma ultrapassagem incrível, quem venceu a corrida foi o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull. É a sua segunda vitória do piloto de 25 anos na Formula 1 e único que não é Mercedes a vencer nesta temporada, superando até o seu companheiro de equipe, o tetra campeão Sebastian Vettel.

Na segunda ficou Fernando Alonso e Lewis Hamilton fecha o pódio na terceira posição, após iniciar a corrida nos boxes. Felipe Massa, que chegou a ficar segunda colocação, terminou em quinto.

A corrida teve muitas intervenções graças ao Safety Car na pistas, pilotos como Ericsson, Grosjean, Pérez e Hulkenberg bateram no autódromo de Hungaroring, provocando a entrada do carro de segurança e unindo os pilotos em um bloco só, tornando o resultado da disputa extremamente aberto e dependente de boas estratégias nos boxes, entretanto, Rosberg acabou prejudicado e foi quarto diminuindo sua vantagem para Hamilton pela disputa da temporada. 202 contra 191 do piloto inglês, enquanto Ricciardo fica em terceiro com 131. Massa esta em nono 40 pontos.

Agora, a Fórmula 1 tem uma pausa e só volta em 24 de agosto, na Bélgica.

A prova

Com a pista molhada, Rosberg manteve com a primeira posição, mas como a maioria começou com os pneus intermediário e posições, como Vettel (de segundo para terceiro) e Massa (de sexto para oitavo).
Lewis Hamilton perdeu o controle do carro logo na segunda curva da primeira volta, mas depois ele foi fazendo ultrapassagens rumo à faixa de pontuação.

A liderança de Rosberg não durou muito tempo e na batida forte de Ericsson, da Caterham, entrou o Safety Car na sétima volta. As equipes aproveitaram a ocasião para a alteração para pneus de pista seca, dado o final da chuva. A Mercedes e a McLaren apostaram no contrário, e o líder do campeonato se deu mal, retornando em quarto lugar, logo atrás de Massa.

O Safety Car permaneceu na pista depois  que Romain Grosjean bateu. Na relargada, Ricciardo foi superado por Button, mas o novo pit stop para trocar pneu e cedeu a ponta ao australiano mais uma vez e colocando o Massa na segunda posição.

Sergio Perez perdeu o controle em trecho ainda escorregadio do traçado e chocou na lateral da reta dos boxes, forçando o retorno do Safety Car. Enquanto isso, Ricciardo e Massa trocaram os pneus - a Williams arriscou voltar ao composto médio, na tentativa de não fazer nova parada até o final.

Alonso herdou a dianteira, à frente de Vergne e Rosberg abrindo uma diferença confortável para o segundo colocado, que passou a ser Hamilton na volta 34, após superar Vettel e dar seguimento à sua recuperação, o inglês aproveitou a segunda parada de Rosberg para subir para terceiro e ultrapassar Vergne. Quatro voltas depois, com Alonso nos boxes, Hamilton teve mais dois giros na primeira colocação antes de também parar.

A 25 voltas do final, a estratégia da Williams para Massa se prejudicou, pois o brasileiro precisou do terceiro pit stop, no qual renovou os pneus intermediários, o que o levou para trás de Bottas, na sexta colocação. Por sua vez, Ricciardo se manteve por bom tempo com mais de dez segundos de frente na ponta, porém foi se tornando mais lento e teve que parar de novo na volta 54, cedendo a ponta a Alonso.
O espanhol, então, teria que se sustentar com o mesmo pneu até o final da prova. Em segundo, Hamilton não ofereceu a posição, a contragosto de Rosberg e e logo ficou visível, entretanto, que os líderes não suportariam à chegada cada vez mais rápida de Ricciardo. Hamilton resistiu à primeira investida a seis voltas do fim, mas foi ultrapassado dois giros depois. Restando duas voltas, foi a vez de Alonso, com pneus bastante desgastados, ceder ao avanço definitivo e vitorioso do jovem australiano que vence a segunda nessa temporada.

Faltando apenas 8 gps, a temporada ainda esta aberta, mas a briga interna da Mercedes na disputa entre Hamilton e Rosberg fez lembra um pouco de Senna e Prost na época de McLaren. Agora veremos quem a equipe ficará do lado ou veremos uma disputa a cada corrida entre os pilotos da Mercedes. Mesmo vencendo hoje e ocupando a terceira posição, Ricciardo corre por fora, mas poderemos ter grandes surpresas, caso continue no mesmo ritmo. Agora a F1 entrará em recesso e nos veremos apenas no dia 24 de agosto para mais uma capítulo dessa temporada.

Confira o resultado final do GP da Hungria:

1 - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 5s2
3 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – a 5s8
4 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 6s3
5 - Felipe Massa (BRA/Williams) – a 29s8
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – a 31s4
7 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – a 40s9
8 - Valtteri Botas (FIN/Williams) – a 41s3
9 - Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso) – a 58s5
10 - Jenson Button (ING/McLaren) – a 1min07s2
11 - Adrian Sutil (ALE/Sauber) – 1min08s1
12 - Kevin Magnussen (DIN/McLaren) – 1min18s4
13 - Pastor Maldonado (VEN/Lotus) – a 1min24s0
14 - Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) – a uma volta
15 - Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a uma volta
16 - Max Chilton (ING/Marussia) - a uma volta

Abandonaram:

Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham)
Sergio Pérez (MEX/Force India)
Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
Romain Grosjean (FRA/Lotus)
Marcus Ericsson (SUE/Caterham)

Curta nossa PàginaJovens Cronistas! (Clique)

Texto e Edição: Joseclei Nunes

Foto: F!team
Compartilhe:

Joseclei Nunes

30 Anos, Carioca, Licenciando em História na Simonsen, amante e pesquisador de Futebol, Política e Carnaval.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours