Neste último domingo, dia 27, foi dia de clássico paulista pela 12º rodada do Brasileirão. Em meio a toda a tensão envolvendo um possível confronto entre os dois times a caminho da Arena Corinthians, o Todo Poderoso venceu o alviverde diante de 31.341 torcedores por 2 x 0 se livrando de vez da "zica" que envolvia a dificuldade do alvinegro de vencer em partidas em casa.

          Em meio a inúmeros erros de arbitragem (tanto do lado corintiano quanto do adversário), o primeiro tempo do clássico deixou a desejar, com dificuldades de finalização por parte do Corinthians, tendo em vista a linha de defesa do Palmeiras que marcava bem e se aproveitava de "deslizes" do Timão para realizar contra-ataques. Embora o Corinthians tenha mantido maior tempo de posse de bola, não conseguiam criar jogadas e com isso chutes a gol só foram concretizados no final da primeira etapa, com um chute de Ralf, Guerrero, este que foram defendidos pelo goleiro Fábio e, após alguns minutos, cabeçada de Gil na trave.

          No segundo tempo houve melhoria por parte do Corinthians, dominando meio de campo e, numa jogada de Elias para Guerrero, o atacante peruano mandou para dentro da caixa palmeirense, abrindo o placar. Guerrero sendo guerreiro. Com seis gols só em 2014, com sua raça e habilidade com a bola, Paolo Guerrero já entra para a história do Corinthians como um dos jogadores mais importantes do clube que, machucado (quem assistiu ao primeiro tempo viu que o jogador sentiu a perna durante o jogo), não quis ser substituído e entra para o time dos jogadores mais admirados pela torcida do clube, sobretudo, por ter marcado o primeiro gol da vitória contra um dos maiores rivais do Corinthians. Ainda que o time do Palmeiras tenha atacado um pouco mais, o time do Corinthians permanecia criando mais e boas jogadas pelo meio, se aproveitando da desorganização defensiva do arquirrival quando, no final do segundo tempo, novamente Elias encontra Petros livre dentro da área e nosso "ladrão de bola" marca o primeiro gol com a camisa do clube alvinegro. Com este resultado o time do Corinthians segue firme no G4 e hoje encontra-se na vice-liderança do Brasileirão, estando atrás apenas do Cruzeiro.

          Parece que Mano Menezes, enfim, está acertando no que diz respeito à postura tática, fora o importante papel que as novas contratações tem realizado (meu destaque de hoje, além de Petros, Ralf e Guerrero também vai para Elias, especialmente no jogo de hoje) quando muitos diziam que "o Corinthians não tinha time sequer para o G4" o alvinegro paulista tem provado que, se mantiver a estabilidade, pode SIM, além de brigar por uma vaga na Libertadores, se tornar um dos grandes favoritos ao título do Campeonato Brasileiro de 2014.

          Meu outro destaque da partida vai para a homenagem que o Corinthians prestou ao Palmeiras presentando o presidente do clube, Paulo Nobre, com uma placa de homenagem pelo centenário do clube. Nobre aproveitou a ocasião para também pedir para que a rivalidade entre os clubes permanecessem apenas dentro de campo. O pedido foi feito em vão.

          O meu "bola fora" deste jogo vai para a torcida alviverde que, inconformada com o resultado do jogo, depredou a Arena Corinthians quebrando cadeiras e, dominados pela insensatez, mandaram o recado: "Põe na conta do Nobre". Poderia ser Palmeiras, Flamengo, São Paulo e até mesmo o Corinthians, QUALQUER torcida: Acham mesmo que depredar estádio é a forma mais inteligente de demonstrar insatisfação com Diretoria ou provar o quanto odeia um rival? Depredar estádio, agredir um rival fará com que seu time ganhe os três pontos que perderam em partidas? É importante não confundir rivalidade com lunatice. A rivalidade saudável é aquele que fica entre as quatro linhas, dentro de campo. Fora disso, não é um caso de amor ao time ou ódio por rival, é uma doença e precisa ser tratada. Saibam reconhecer os limites da rivalidade, sobretudo reconhecer se vale a pena agir com violência em prol de um time que não lhe dá qualquer retorno financeiro por agir como um OTÁRIO. Futebol é alegria, diversão. Se começa a se tornar um incômodo ou lhe afetar psicologicamente é hora de rever seus conceitos!

          O próximo compromisso do Corinthians rumo ao hexacampeonato será no dia 3 de agosto contra o Coritiba, no Couto Pereira, pelo Brasileirão. Boa sorte, Timão!
Compartilhe:

Deny Freitas

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours