Pessoal, estou aqui mais uma vez no Jovens Cronistas, desta vez para contribuir, com as minhas opiniões sobre a partida, que encerrou as Quartas de Finais da Copa do Mundo 2014, entre a sensação da Copa a Costa Rica x Holanda, que ocorreu em Salvador na tarde deste sábado.

Sobre as campanhas até esta fase, a Holanda foi a líder do Grupo B, com três vitórias, sobre Espanha, Austrália e Chile e nas Oitavas eliminou o México em uma virada por 2 a 1 ao final da partida. Já a Costa Rica é a grande sensação da Copa 2014, foi líder no temido grupo da morte, com 7 pontos, derrotando os campeões Uruguai e Itália e empatando com a Inglaterra, nas oitavas venceram por 5 a 3 nos pênaltis a Grécia, após o empate em 1 a 1.

Para este jogo a Holanda foi a campo com Cillessen (depois Krul), Vlaar, De Vrij e Indi (depois Huntelaar), Kuyt, Wijnaldum, Sneijder e Blind, Robben, Depay (depois Lens) e Van Persie em um 3-4-3. A Costa Rica veio no seu 5-3-2 que sem a bola torva-se um 3-5-2, foi a campo com Navas, Acosta, Gonzáles e Umaña, Gamboa (depois Myrie), Borges, Tejeda (depois Cubero), Díaz e Bolaños, Bryan Ruiz e Campbell (depois Ureña).

Keilor Navas goleiro jogo Costa Rica x Holanda (Foto: Reuters)

No duelo do melhor ataque x melhor defesa, como já era esperado, a Holanda, tomou conta das ações ofensivas, criando diversas chances na primeira etapa, mas a aplicação do time da Costa Rica foi exemplar e sua sólida defesa, conseguiu evitar a abertura do placar. Navas mais uma vez demonstrou suas qualidades e fez várias defesas, como na cobrança de falta de Sneijder aos 38 minutos.

Joel Campbell jogo Holanda x Costa Rica (Foto: Getty Images)

Na segunda etapa, achei que o Técnico da Costa Rica, Jorge Luiz Pinto, errou ao tirar Campbell sua figura de maior ameaça no ataque, para colocar Ureña. Os dez minutos finais do tempo normal, foram alucinantes, logo após uma cobrança de Sneijder, que acertou a trave, depois a Holanda criou uma série de chances, tendo a mais clara no último minuto do tempo normal, quando Tejeda salvou em cima da linha após chute de Van Persie. 


Na prorrogação, os dois times não criaram grandes chances e Van Gaal, tirou um zagueiro, colocando Huntelaar, modificando para um 4-2-4, mas que não surtiu grandes efeitos. Sneijder aos 13 minutos, acertou o travessão em chute de fora da área. Quem teve a grande chance na prorrogação foi a Costa Rica, mas Ureña, não conseguiu vencer Cillessen. Antes dos pênaltis, Van Gaal, tirou o goleiro Cillessen e colocou Krul em seu lugar, numa atitude de coragem e que acabou surtindo efeito.

Nos pênaltis, arma secreta põe Holanda na semifinal

Nos pênaltis Borges abriu a série de cobranças para a Costa Rica e fez 1 a 0, a Holanda empatou com Van Persie, depois na segunda série de cobranças, a estrela de Krul brilhou e ele defendeu a cobrança de Bryan Ruiz, depois Robben converteu para a Holanda, 2 a 1. Na terceira série, Gonzales marcou 2 a 2 e Sneijer fez 3 a 2 Holanda, na quarta série, Bolaños fez 3 a 3 e Kuyt, fez o 4 a 3 e na última cobrança, Krul defendeu o chute de Umaña, tornando-se o grande herói da noite.

A Holanda desta forma venceu por 4 a 3 e assim esta classificada a semi-final, e enfrentará a Argentina na quarta-feira, em São Paulo. Já a Costa Rica sai invicta da Copa e foi a grande vilã dos bolões da Copa, pois poucas pessoas acreditavam que eles tinham alguma chance de classificação no dito Grupo da Morte.

Keylor Navas fez grandes defesas para a Costa Rica

Navas com justiça foi eleito o melhor do jogo, pois ele foi o grande responsável pelo 0 a 0, com grandes defesas, e também contou com a sorte, tendo duas bolas atingido a trava durante a partida, e Los Ticos, podem sair com orgulho da competição, pois eles foram os grandes vencedores desta Copa do Mundo.

Para a Holanda, se ela quiser chegar a final, terá que derrotar a Argentina, em um jogo que tem tudo para ser espetacular, e a  formação holandesa, terá que conseguir parar Messi, mas acho que se a Holanda for ofensiva o tempo todo, tem boas chances de vencer.

Abraços a todos, e até uma próxima oportunidade, aqui no Jovens Cronistas.
Compartilhe:

Mario Magalhães

Geógrafo, um riograndino que mora em Porto Alegre, Cronista do site Jovens Cronistas, responsável pelas colunas Papo de Torcedor INTER e Resumão da Rodada da Premier League.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours