Amigos, vimos mais uma página constrangedora do Futebol Brasileiro hoje, na disputa pelo 3º lugar da Copa contra a Holanda. Não pelo resultado em si, mas pela forma como se deu, onde o futebol Brasileiro foi parar?

Joseclei Nunes e eu, faremos um especial nos próximos dias abordando além dos erros históricos, o que deve (ou ao menos deveria) mudar em se pensando no futuro da Seleção. Portanto, vamos abordar o que se viu nesta partida, e não foi pouca coisa errada não. Primeiro que Felipão quis "consertar erros da Copa", com uma escalação tosca, voltou com Luiz Gustavo, isolou Oscar e Willian na meia, povoou com volantes condutores de bola e não de troca de passes, e ao invés de colocar Hulk de centroavante, que seria uma opção mais móvel, só trocou o poste, colocando Jô.

Como aqui é um blog de Cronismo, não vou narrar para vocês o jogo, sequer tenho estômago para tal após um dia tão tenebroso como ontem, e uma exibição tão tenebrosa da seleção hoje. Assustou ver que com essa formação "Plano B" de Felipão, apareceram outros defeitos que eu se já percebia, ainda relutava em crer, simplesmente o Brasil não tem jogada, inversão, passe rasante em profundidade, jogada tabelada. Com todo respeito ao futebol Africano, o Brasil hoje parece um time de lá, e daqueles do começo, aqueles inocentes que pegavam a bola e saiam correndo de forma desenfreada. O Brasil é uma bagunça total, isso foi mostrado não apenas no campo, na comissão técnica também, que pareceu rachada de vez, sem energia e sem diálogo.

A Holanda por sua vez teve menos posse de bola sim, mas quando teve soube o que fazer, a Holanda tinha jogada, todas as jogadas da Holanda foram trabalhadas, foram com velocidade aliada á troca de passes, e não a velocidade do desespero como a do gol derradeiro, em que (o bom jogador) Oscar, sai correndo com a bola nos trancos e barrancos, e entrega ao adversário para o contra-ataque armado de forma perfeita, que culmina com o derradeiro gol; Brasil 0 x 3 Holanda, e talvez esse placar ainda não reflita o tamanho da diferença entre o futebol Holandês e o Brasileiro, isso por que eles estão em uma entressafra e terão dificuldades para achar substitutos para Robben e Sneijder.

O diagnóstico é parecido com o dos grandes comentaristas Júnior e Casagrande, de fato o que mais faltou ao Brasil foi padrão tático, foi jogada, foi treino, foram alternativas para momentos difíceis. É Copa do Mundo, dificuldades todo mundo vai passar, mas o Brasil não criou jogadas de forma efetiva, e em todos os jogos foi dominado em alguns momentos da partida no mínimo, até mesmo contra Camarões, no início do jogo, é pouco demais para o Brasil, mesmo o elenco não sendo maravilhoso é pouco demais, e para uma comissão que tinha Parreira e Felipão, é totalmente inaceitável. Voltaremos com um especial para falar sobre o futuro da Seleção, futuro esse que não pode incluir Felipão, e que pela escassez de talentos, queiramos nós ou não terá essa equipe como base.

Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)

Foto: Lancenet
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours