Olá amigos de Jovens Cronistas, estou aqui mais uma vez para falar sobre o pré-jogo  que nesse domingo chega o capitulo final de uma das melhores copas. Após 24 anos, Alemanha e Argentina disputarão a terceira final da história no grandioso Maracanã às 17 horas, quem levará mais uma taça para a sua história. Após uma geração iniciada na Euro de 2008, a Alemanha chega em uma final de copa do mundo, enquanto a Argentina, com a estrela de Messi e um ataque formado com Di Maria, Higuain e Aguero. Apenas uma delas levará taça.

Nas estatísticas, as duas equipes se enfrentaram duas vezes, com nove vitórias para a Argentina e seis para a Alemanha. Em Copas do Mundo, no entanto, a vantagem é toda germânica, onde em seis duelos, os europeus saíram vencedores em três deles, enquanto os sul americanos levaram a melhor apenas uma vez.
Ambas disputaram duas finais. Em 1986, quando Maradona conduziu sua seleção ao bi campeonato mundial vencendo a Alemanha por três tentos a dois na final, gols de Brown, Valdano e Burruchaga para os argentinos e de Rummenigge e Völler para germânicos. Quatro anos depois, veio a vingança alemã, quando as duas seleções se reencontraram para decidir o Mundial da Itália e com um único gol de Andreas Brehme a Alemanha bateu a Argentina e garantiu ali sua terceira conquista. Em 2014, essa final será a terceira final, com mais confrontos entre as equipes numa final, uma vitória para cada e quem irá desempatar esse confronto?.

Sem nenhum problema físico no plantel e suspensão, a Alemanha deve repetir a mesma formação utilizada contra o Brasil, um 4-1-4-1 com Schweinsteiger entre as linhas, Khedira e Kroos à frente, com total liberdade de avançarem, mais Özil e Müller abertos nos flancos, entrando nas diagonais para se juntarem a Klose no comando de ataque.

A Argentina não confirmou se Di Maria jogará, então virá com a mesma formação contra a Holanda, com Enzo Perez na vaga do jogador do Real Madrid, fazendo o lado direito da linha de três armadores do 4-2-3-1 argentino, Lavezzi espetado no lado oposto e Messi centralizado.

Com campanhas diferentes, a Alemanha chega à final mais preparada. Com uma vitória fácil diante de Portugal, a equipe construiu uma sólida campanha na fase de grupos, mesmo com o difícil confronto diante do Gana. Nas Oitavas, a equipe germânica sofreu, mas conseguiu vencer a equipe da Argélia na prorrogação. Nas quarta, contra a França, o gol no inicio, a equipe conduziu o jogo até a classificação da semifinal. Contra o Brasil, a seleção precisou de 45 minutos para chegar a final e chega na final mais preparada fisicamente.

A Argentina na frase de grupos penou para ganhar da Bósnia, Irã e Nigéria. Ganhou a Suiça nas Oitavas com o gol do Di Maria na prorrogação e por uma bola na trave, não vai à disputa de pênaltis. Nas quartas, Sabella conseguiu melhorar um pouco a defesa e diante da Bélgica conseguiu mais um triunfo, com o belo gol de Higuain. Na Semifinal contra a Holanda e sem Di Maria, a equipe albiceleste conseguiu fechar os espaços do ataque holandês e levou até a disputa de pênaltis. A estrela de Romero brilhou e chegaram a sua final após 24 anos.

Nesse domingo iremos assistir uma grande partida. Quem levará essa taça. A Argentina de Lionel Messi e companhia ou a equipe da Alemanha, que há seis anos espera por esse momento. Então leitores dos Jovens Cronistas! (clique), esperamos que hoje possa ser uma grande partida e que vença a melhor equipe.

Foto: Reprodução Facebook/Marcela Croos. 
Compartilhe:

Joseclei Nunes

30 Anos, Carioca, Licenciando em História na Simonsen, amante e pesquisador de Futebol, Política e Carnaval.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours