Amigos, mais uma vez com vocês para falar desta 7ª etapa da F1, disputada sob forte calor no Canadá, o destaque vai para Massa nos aspectos bons e ruins, tanto dele como de sua equipe, a clara demonstração de que segue o domínio da Mercedes, porém houve algo que a desestabilizou, que foi o super-aquecimento, e quem foi pra cima para vencer pela Red Bull não foi Vettel e sim Ricciardo, vamos nos aprofundar mais á partir de agora.


Bem, vamos começar falando do nosso Massa, foi uma corrida bastante contraditória, mais uma vez Massa largou atrás de Bottas (como se de nada valesse a experiência que ele tem) não conseguiu partir de uma forma definitiva pra cima na largada, e posteriormente foi vítima de outra papagaiada da Williams nos boxes (já está virando rotina). Mas por incrível que pareça isso mudou positivamente a corrida para Massa, que mudou sua estratégia e alongou o quanto pôde a segunda parada, assistindo a corrida e prevendo o pior, além de ver o que a Force India havia conseguido, estava pronto para esbravejar; "Mas por que o Massa não arrisca, como arriscou Rubens Barrichello em 2000", mas eu estava errado, pelo fato de ter sido o último á trocar os pneus, Massa veio num ritmo muito mais forte, muito diferente dos que á sua frente estavam, já que á essa altura as Mercedes já haviam sentido o calor, os freios de Hamilton não aguentaram e este saiu da corrida, enquanto Rosberg perdeu muito rendimento e o pelotão segurado por Sérgio Perez que fez grande prova na estratégia de uma única parada, colou em Rosberg, fazendo com que no mesmo enquadramento da transmissão televisiva fosse possível ver os cinco primeiros da prova.

E aí volta o pesadelo de Massa, ele hesitou demais, perdeu tempo demais, não fez as ultrapassagens necessárias, ficou preso atrás de Vettel por muito tempo, quando fez a ultrapassagem se irritou com a lentidão de Perez (que já vinha perdendo rendimento e segurando o pelotão) acabou metendo os pés pelas mãos e não calculando bem a ultrapassagem, se envolvendo em um acidente que lhe custou bons pontos e um excelente resultado.

O que se tira de tudo isso é que Massa se sente muito pressionado, ele crê que pode dar algo melhor, ele quer dar esse algo melhor, mas isso o está torturando e fazendo ele cometer erros que um piloto com a experiência e o know-hall que ele tem não cometeria normalmente. Ok, Perez foi considerado o culpado pela batida pois mudou a sua trajetória de forma brusca, mas Massa foi para definir de uma só vez não importasse o que acontecesse (até por que Ricciardo havia passado Rosberg e poderia abrir) e isso lhe custou a corrida, essa não é uma atitude digna de um piloto de tal experiência e que tem como pretensão (e fato) ser o 1º piloto do time.

Quem sou eu pra falar qualquer coisa de Reginaldo Leme, mas ele foi preciso em METADE do que disse ao fim da corrida: "Massa poderia ter lutado pela vitória", sim, e não lutou por que foi pouco agressivo quando chegou em Vettel, e quando passou quis resolver em uma freada, o que não resolveu em várias voltas.

Rapidamente, parabéns á Ricciardo, que por incrível que pareça vai colocando-se como o piloto dominante da equipe, vai mostrando o talento que tem, e se estabelecendo á frente de Vettel e isso me gera algumas dúvidas, em especial uma que muitas vezes eu rechacei desde que Vettel começou á ganhar tudo pela Red Bull; Será que Vettel é tão fantástico como sempre demonstrou, ou Webber talvez não era um piloto tão bom assim e isso facilitou para que Vettel dominasse completamente sozinho com um equipamento anos luz á frente dos concorrentes? Não quero desmerecer ou anular o talento de Vettel (que deve estar se sentindo muito pressionado) mas esse questionamento que eu tanto recusei fazer, me parece ganhar cada vez mais lógica.

Por fim, quero destacar outra fantástica exibição da Force India, é uma equipe franco-atiradora, que ganha a simpatia com suas estratégias "suicidas", projetando carros que por uns podem ser chamados de "pobres aerodinamicamente", mas que acima de tudo priorizam a velocidade. vejo com muita alegria o desempenho e desenvolvimento desse time.


Resultado Final

1) Daniel Ricciardo (AUS/RedBul-Renault), 
2) Nico Rosberg  (ALE/Mercedes)  +4.236s
3) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) +5.247s
4) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +11.755s
5) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +12.843s
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +14.869s
7) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +23.578s
8) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) +28.026s
9) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +29.254s
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)  +53.678s
11) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) a 1 volta
12) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)  a 1 volta
13) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) a 1 volta
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 6 voltas

Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)

Fotos: AFP e AP
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours