Amigos, após acompanhar 5 Copas, estou indo para a minha primeira como Cronista, é difícil não sentir emoção num momento como esse, espero que seja a primeira de muitas, espero de coração merecer isto. Nossa cobertura poderá não ser a mais pontual, a mais didática, a que tem mais estatísticas (ainda bem, deixem isso para o PVC), mas tenha certeza que tanto eu como meus companheiros traremos uma opinião tática e técnica qualificada, e de rara coragem e sinceridade, vamos juntos!.

Rapidamente, vi críticas a festa de abertura da Copa, eu gostei, o pessoal fez um bom trabalho. Acho que se a festa tivesse sido á noite (o que faria com que o jogo fosse mais tarde) a festa seria muito mais bonita, com o realce das cores, mas ainda assim foi interessante.


O Jogo

A Croácia começou muito bem, mostrando á que veio, colocando a bola no chão com a certeza de que tinha condições plenas de jogar de igual contra o Brasil, na "trocação" como se diz no mundo das lutas. E como ressaltou Felipão, o time é muito perigoso nessas jogadas agudas, e conseguiram através de um cruzamento sair na frente do placar, Marcelo mandou para a rede contra, um acidente do qual se recuperou bem, e a torcida não o perseguiu, ele em particular se recuperou rapidamente, isso foi bom para o time.

Ai a gente já começa á derrubar um mito, de que "a Seleção não sentiu ficar atrás do placar", não sentiu é o "caramba". Muita gente queria esse teste, queria saber como a Seleção se comportaria caso saísse atrás do placar, Marcelo por infelicidade nos fez esse "favor", e ao contrário do que muitos comentaristas vem pregando a resposta não foi boa não. A Croácia se assentou no jogo, se postou ainda melhor, em bloco como sempre, tanto na defesa quanto nas suas investidas ao ataque, e na individualidade de Neymar e Oscar, ACHAMOS (essa é a verdade) o gol de empate, que acabou desestabilizando um pouco a equipe da Croácia.

O Brasil cresceu sim, após o gol de empate (a tensão de ter saído atrás do placar passou) e passou á encurralar mais a Croácia, Oscar seguia com grande atuação, as investidas do time Croata era mais raras até que absurdamente o árbitro Japa inventou um pênalti para a Seleção Brasileira, confesso amigos, fiquei chateado, magoado, iludido, perdí o tesão. Por que a gente sempre prega contra essas pessoas que ficam especulando de que "A Copa está comprada", mas um lance tão estapafúrdio como esse dá margem aos que bradam isso, e eu não vou discordar do André Henning não, que tem constantemente colocado que "Na dúvida, é Pró-Brasil", eu não confio nessa entidade, mas daí á dizer que são "cartas marcadas" eu não quero crer, senão será difícil continuar. 

Esse lance mudou totalmente o jogo, colocou o Brasil em vantagem, tirou totalmente a tranquilidade dos jogadores adversários, deu ao Brasil todas as condições de vencer a partida (não que o Brasil não as tivesse), mas abriu de vez o caminho, a Croácia se abriu minutos depois, ainda baqueada, mas com a qualidade de seus meias aparecendo, era um jogo de trocação franca, havia a possibilidade do empate, a Croácia já havia assustado, quando em contra-ataque apenas aos 46 da segunda etapa, Oscar tem sua atuação de gala premiada e marca o gol que define a vitória.


As lições da estréia

Vejam, houve muito oba-oba em cima da Seleção Brasileira, vamos ser justos e realistas. O time de Felipão é bom, sim, é bom. Mas não é "o time dos times", o "grande favorito" que se pregou, essa Copa não tem grandes forças, gênios espetaculares (ao menos não em grande fase ou 100% fisicamente), é justo colocar as seleções aí citadas por todos nós como favoritas, mas não há grande distanciamento entre elas, não há em nenhuma delas (talvez a Argentina de Messi, mas Messi não vive seus grandes dias e o time não é tão fantástico assim), e a Croácia de Modric, Rakitic, Kovacic, Srna, Olic, Jelavic. É um time de grande qualidade (assim como a Bósnia que a Argentina irá enfrentar), a exibição do Brasil foi no máximo nota 6, porque jogamos mal? Não. Tivemos atuações ruins de Dani Alves, Hulk e Fred, e Paulinho tentando bastante mas ainda assim jogando menos do que pode. Mas o que dificultou verdadeiramente o Brasil não foi uma má atuação e sim a boa atuação do adversário, que é forte, bem armado, vai passar de fase e vai dificultar inclusive para a Espanha (sua provável adversária nas Oitavas), temos de respeitar o time Croata e temos de ser frios nesse momento e saber que o jogo poderia ter sido 1 x 1, o segundo gol Brasileiro mudou o cenário do jogo, e da forma com que o jogo caminhava, o resultado poderia ter terminado como estava ou mesmo com empate em 2, enfim, o resultado do jogo poderia ser totalmente diferente, não fosse a invenção daquele pênalti.

Oscar tão questionado e criticado pela crônica Desportiva (inclusive por mim, mas queria Hernanes em seu lugar e não William) respondeu na bola as críticas, arrebentou com o jogo e mostrou que essa pode ser uma variação da seleção, com ele caindo pela direita, e Hulk na esquerda para mim perde o sentido de ser titular, isso o fez jogar mal, errar passes e finalizar mal. Hulk tem de vir da direita, com sua força, seu poder de decisão, mesmo que do banco, ser titular como foi hoje é certeza de atuação ruim.

Neymar foi eleito o melhor em campo tanto pela votação popular da FIFA, quanto em várias transmissões, é justo até pela forma que foi, dois gols em estréia de Copa, mas meu voto seria em Oscar. Como Joseclei Nunes (um de nossos talentosos Redatores) bem colocou, hoje tivemos atuações ruins de Hulk e Fred, que ficaram isolados, um na esquerda e o outro na frente. A atuação de Oscar na direita abre espaço para a reflexão sobre quem poderia entrar na vaga de Hulk centralizando mais. Se esse cara for Willian, acho que fatalmente quem cai pela direita é ele, e Oscar pode voltar a "dormir" no meio, como não temos um segundo atacante, temos outras duas opções, Neymar flutuando com Bernard na esquerda, ou a que mais me agrada (e desagrada muita gente) que é com Hernanes centralizado, fazendo a função originalmente de Oscar. Duvido muito que mude algo já para o confronto contra o México, mas são variações possíveis ao atual esquema.

A atuação de Dani Alves também assustou, sabemos que ele não vem em fase boa, mas na Seleção sempre correspondeu, o que não ocorreu hoje. Já podemos pensar em Maicon para a sequência da Copa.


No mais, o comportamento da torcida no estádio foi excelente, nisso estou de acordo com Felipão, apesar de o canto do hino não ter me emocionado tanto quanto no ano passado, a intensidade me pareceu muito maior. Lamentar que Jornalistas tenham se ferido em protestos durante a manhã, e dizer que no estádio recebeu vaia, quem MERECE.


É isso amigos, nossa cobertura Cronística da Copa segue amanhã, no final do dia a análise completa dos três jogos que movimentarão o dia, com destaque para o outro jogo de nosso grupo México x Camarões, e também a reedição da final da última Copa entre Espanha x Holanda, espero vocês.

Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)

Foto: Reuters
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours