Em 1982, Alemanha e Argélia se enfrentaram em uma partida do grupo B. O placar foi 2x1 para os Argelinos. 32 anos depois, Alemanha e Argélia voltaram a se enfrentar em uma partida valida pelas oitavas de final. Uma das sensações da Copa, a Argélia queria repetir o fato histórico, enquanto a Alemanha buscava mais uma vitória e a classificação em busca do tão sonhado tetra, que não ganha há 24 anos.
A partida no Beira-Rio, foi difícil para a equipe alemã. Não conseguiu fazer o placar em 90 minutos, onde não conseguia furar a defesa argelina, mas com o desgaste da equipe africana e a estrela de Schürrle, a equipe alemã consegue a vitória se classifica para as quartas de finais.

O Jogo

O jogo começou com a Alemanha na ofensiva e no primeiro minuto, Özil avançou pela direita e tentou passe para Müller no centro, mas houve um desvio e a bola ficou com o goleiro M'Bolhi, 8 minutos, a defesa da Argélia afasta ataque da Alemanha e Slimani é lançado às costas da defesa, mas Neuer sai da área e intercepta chute de Slimani. Com 13 minutos, Schweisteiger recebeu na meia e arriscou chute forte, para a defesa em dois tempos do goleiro e com 16 minutos, Slimani dá peixinho em bola cruzada por Ghoulam e marca, mas o gol foi anulado. Aos 36, Özil manda bomba de fora da área, M'Bolhi dá rebote e Thomas Müller tenta o domínio na área da Argélia, mas se atrapalha todo e a bola sai para tiro de meta e aos 39, Kroos chuta forte de longe, M'bolhi espalma e no rebote, Götze entra rápido chutando, mas M'Bolhi se recupera e salva de novo.

O primeiro tempo foi vimos a Alemanha trocando passes e tentando alguns chute para a área argelina, enquanto a Argélia ficava na defensiva, utilizando os contra-ataques e passes longos para Slimani.
No segundo tempo, Götze em uma péssima partida, saiu para a entrada de Schürrle. Aos 4, Kroos dribla pela esquerda e cruza, Mustafi sobe alto e cabeceia, mas o goleiro argelino segura fácil, com 5 minutos a Argélia responde com Soudani, que bate escanteio da esquerda, Neuer se atrapalha com Boateng e bola escapa, mas goleiro se recupera e segura. Aos 9 minutos, Özil toca no centro para Müller que joga como pivô e escora bola para Lahm. O capitão chega chutando com a parte interna do pé direito. M'bolhi impede que a bola entre no ângulo. Com 26 minutos, foi a vez da Argélia. Ghoulam sai jogando pelo lado esquerdo da Argélia e faz novo lançamento longo para Slimani. A atacante ganha na velocidade dos zagueiros, mas Neuer sai outra vez do gol e desta vez afasta para lateral com a cabeça.

Nos minutos finais, os jogos passou a ter certo drama, com chances para os dois lados e aos 28 minutos, Mandi cobra lateral para Feghouli, que chuta de primeira, com a bola passando perto do gol. Logo depois, Slimani chuta de  fora da área, para a defesa segura de Neuer. Três minutos depois, Schweinsteiger cabeceou com perigo ao lado do gol adversário, aos 35, no chute de  Khedira , o goleiro argelino espalma para o alto e no rebote, Müller cabeceia para o corte de Belkalem. Múller ainda teve outra boa oportunidade, mas se atrapalhou  e o jogo foi  para a prorrogação.

Prorrogação começa com gol. Müller entra na área e cruzou e Schürrle, meio sem querer, desviou a bola para abrir o placar e aos 8, Müller quase amplia em um chute de fora da área, aos 11, a Argélia quase empatou com  um chute Mostefa que passou perto do gol alemão.

No segundo tempo da prorrogação, a Argélia correu atrás do empate, mas o cansaço passou a ser o grande rival, até a Alemanha fazer o segundo gol aos 11 minutos,  com Özil aproveitando a rebote do chute de Schürrle. A Argélia fez o gol de honra com Djabou, mas era tarde demais para a equipe africana reagir e Alemanha se classificava para as quartas.

Depois da apresentação de gala diante de Portugal, a Alemanha não conseguiu encontrar o seu futebol e até agora não mostrou todo o futebol que foi apresentado nas eliminatórias e na Eurocopa. A equipe de Joachin Low sofreu para vencer Estados Unidos e Argélia e precisa mostrar ainda mais contra a França na próxima sexta-feira, no Maracanã, enquanto a Argélia merece meus parabéns, o time conseguiu a classificação para a oitavas e não se intimidou diante da poderosa equipe alemã. Lutaram até o fim, mas o desgaste na prorrogação foi crucial para a derrota da equipe argelina, mas mesmo assim mostrou um bom futebol, com bom esquema tático e merece todo o respeito, ela volta para casa, mas volta com honra. Valeu Argélia.

FICHA TÉCNICA

Alemanha 2×1 Argélia

Alemanha: Manuel Neuer; Shkodran Mustafi (Sami Khedira, 25′/2T), Per Mertesacker, Jérôme Boateng e Benedikt Höwedes; Bastian Schweinsteiger (Christoph Kramer, 4′/2TP), Philipp Lahm e Toni Kroos; Mesut Özil, Thomas Müller eMario Götze (André Schürrle, intervalo). Técnico: Joachim Löw.

Argélia: Raïs M’Bolhi; Aissa Mandi, Essaïd Belkalem, Rafik Halliche (Madjid Bougherra, 7′/1TP) e Faouzi Ghoulam; Mehdi Mostefa, Mehdi Lacen, Sofiane Feghouli, Saphir Taïder (Yacine Brahimi, 33′/2T) e El Arbi Soudani (Abdelmoumene Djabou, 10′/1TP); Islam Slimani. Técnico: Stephen Keshi.

Local: Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)
Gols: André Schürrle, 2′/1TP, Mesut Özil, 14′/2TP, Abdelmoumene Djabou, 15′/2TP
Cartões amarelos: Rafik Halliche

Imagens: Reuters
Compartilhe:

Joseclei Nunes

30 Anos, Carioca, Licenciando em História na Simonsen, amante e pesquisador de Futebol, Política e Carnaval.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours