Bem amigos de Jovens Cronistas! (Clique), eu quero reafirmar o meu orgulho em cobrir uma Copa do Mundo, por que é um evento de magnitude inestimável (apesar de tudo que lhe cerca), e nesta minha primeira Copa como Cronista em especial, estão ocorrendo muitos fatos marcantes, muitas histórias estão sendo escritas, é espetacular ter a oportunidade de participar disto. E o que vimos hoje foi mais um momento onde a história foi escrita, com a Itália sendo derrotada por 1 x 0, diante do adversário Centro-Americano, tão ridicularizado nas Redes Sociais, quando da escolha dos grupos, o pior é que 80% dos que ridicularizavam-os, fazem hashtag de apoio agora, mas isso é um assunto para o fim do texto, vamos a análise.


Não há muito segredo para analisar essa partida, aqui você não tem "narração" de lance, isso vocês já sabem que encontram nos grandes portais. Tecnicamente o jogo foi de fácil compreensão, a Itália em momento algum chegou a dominar a partida, a Costa Rica iniciou bem, com trocas de passes, mas depois a Itália se assentou um pouco mais na partida, o jogo ficou violento, mas logo o time de Bryan Ruiz voltou pro jogo, e após Chiellini fazer pênalti claríssimo não marcado pela arbitragem, a "justiça" foi feita e após levantamento de Diaz, ele, Ruiz cabeceou livre para vencer o lendário Buffon.

No 2º tempo Prandelli pareceu voltar á ser o treinador ofensivo que demonstrou ser nas eliminatórias e amistosos, sacando o Ítalo-Brasileiro (ele também é vaiado?) Thiago Motta, para colocar Cassano que cairia pela ponta esquerda, mas a mudança acabou não surtindo efeito, e o jogo seguia equilibrado, até com certa tranquilidade para a Costa Rica. No desespero o treinador Italiano ainda colocou em campo Insigne e Cerci, abrindo totalmente o time na busca do resultado o que não surtiu efeito, a marcação Costarriquenha estava muito bem encaixada, e próximo do fim inclusive o jogo tornou-se um duelo de trocação franca, pois a Costa Rica tinha o contra-ataque á seu favor e o explorava.


Diagnóstico do jogo: Essa geração da Itália é boa ofensivamente, até que é, Prandelli garimpou e achou bons nomes, há os que defendem que Alessandro Diamanti deveria ter sido convocado, acho que fisicamente ele e Totti estão em estágios parecidos (sim, Diamanti tem demonstrado incrível declínio físico) e fosse por isso caberia mais o veterano ídolo Romanista. Mas acho que mais grave do que o problema (também vivido pela Juve) de que Pirlo acaba sendo responsável pela criação, desde a sua posição de 1º volante, é a falta de um jogador de habilidade e velocidade, que faça a transição entre o meio e o ataque, como Cristiano Ronaldo é para a fraca geração Portuguesa, ou sendo mais modesto, como Lulic é para a Lazio e a Seleção Bósnia, a Itália não tem esse jogador, Cerci poderia ser esse cara até, mas não é tão efetivo e decisivo como necessitaria ser, acho que esse é o grande desafio á ser corrigido pela Seleção Italiana para o próximo ciclo. Em relação ao confronto contra o Uruguai, time por time sou mais a Azzurra, porém o Uruguai tem Luís Suarez, acho que é quem pode fazer a diferença e classificar o time Uruguaio.


Rapidamente, um pitaco sobre a Inglaterra, que com esse resultado volta pra casa. É triste ver um fim como esse para a geração de Gerrard, e cada vez mais crescendo essa estigma de time que "só tem nome", da qual eu discordo, por que acho que a tradição não se faz apenas com números e títulos, e sim com desempenho (mas respeito a opinião de quem vê futebol apenas por números, á distância, claro), acho que o time Inglês tem defeitos que mencionei em relação á Itália, Rooney pode ser esse cara da transição sim, como foi tentado tanto no Manchester United, como nessa seleção, mas sigo achando um pecado tirá-lo do ataque, ainda mais quando tu coloca Welbeck. E o erro de Hodgson ao confiar demais nesses meninos do Liverpool, eles encaixaram lá, e lá havia Luís Suarez, é importante sempre lembrar.


Por fim, sem querer me vangloriar, não preciso disso, mas nesse ciclo Pré-Copa eu ví muita zoação em relação á Costa Rica, e eu acompanhei com afinco as eliminatórias da Concacaf, (muitas vezes pelo Esporte Interativo, inclusive) e ví a qualidade tática e aplicação desse time, e sabia que eles chegariam á Copa voando, encontrando adversários que apesar de toda qualidade e tradição, capengaram nos amistosos preparatórios, e no caso do Uruguai nas eliminatórias inclusive, por isso afirmei, inclusive após o sorteio da chave; "eles não são as Galinhas Mortas que estão cantando, eles darão trabalho nos três jogos", e fui ridicularizado de diversas formas, até xingado fui. Pois então meus amigos, não serei hipócrita em afirmar que "no Bolão" apostei na classificação deles, seria uma grandiosa mentira, mas eu sabia que eles viriam ao Brasil fazer um papel honrado, e esfregá-lo na cara dos que o ridicularizaram, e me sinto também assim, esfregando na cara dos que me ridicularizaram, mesmo após a vitória sobre um time e uma nação da qual sou torcedor convicto e confesso, a Itália. Vamos aprender á opinar sobre o que/quem realmente conhecemos, pois sua ridicularização de hoje, pode virar o "caramba, e não é que ele estava certo" de amanhã. E ainda tenho agora de ver muitos hipócritas com Hashtags de apoio ao time que eles achincalharam, é hipocrisia demais, enfim, se servir de lição já basta.


Foto: Pernambuco Press
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours