Olá leitores do Jovens Cronistas, hoje tivemos dois jogos do Grupo E da Copa do Mundo FIFA 2014!
A França mostrou a sua grande força coletiva e seu incrível meio-campo, a goleada por 5x2 em cima da Suíça praticamente deu o primeiro lugar do grupo para a França, já no outro jogo do grupo Equador e Honduras travaram um duelo muito faltoso em que os equatorianos se deram melhor e venceram por 2x1.

Giroud comemorando o primeiro gol da França.

França 5 x 2 Suíça


A primeira surpresa foi a formação tática de Didier Deschamps. Ao invés de Pogba e Matuidi jogando como volantes, e Cabaye e Valbuena como meias, o treinador da seleção francesa optou por 3 volantes, Sissoko, Matuidi e Cabaye, e somente um meia, Valbuena, assim ele também trocou Griezmann por Giroud que foi um dos principais jogadores da França na partida.
Já a Suíça do técnico Hitzfeld mudou somente no ataque com a entrada de Mehmedi e Seferovic no lugar de Stocker e Drmic respectivamente assim mudando de 4-5-1 para 4-4-2.

O jogo começou com a França pressionando mais e aos 17 minutos da primeira etapa com Giroud chegou ao primeiro gol em um escanteio cruzado por Valbuena. Von Berger teria saído aos 7 minutos de jogo, e Senderos entrou no seu lugar, mas mesmo sendo mais alto que o seu companheiro não alcançou Giroud. Segundos depois Behrami deu mole, Benzema pegou a bola e tocou para Matuidi fazer o segundo gol da França. A França jogava um futebol bonito, para frente e um jogo coletivo intenso e envolvente. Aos
30 Benzema sofreu pênalti, um pênalti bobo feito por Djorou, porém o camisa 10 perdeu e no rebote Cabaye perdeu o que falam que é o gol mais perdido da Copa até aqui.

A França continuava melhor, atacando e pressionando, e em um contra-ataque SENSACIONAL Valbuena aproveitou o passe de Giroud e marcou o terceiro gol francês!. Para o segundo tempo, Dzemaili entrou no lugar de Behrami que não vinha bem no jogo, a Suíça não dava sinais de vida para "acordar" no jogo, Pogba entrou no lugar de Giroud para tentar neutralizar o jogo, acalmar o jogo, Koscienly também entrou no lugar de Sakho que cansou. Mas isso ao invés de acalmar o jogo em favor da França para continuar o 3 x 0, a equipe de Deschamps chegou a quarto gol com Benzema.

Aí foi a verdadeira morte da equipe suíça que morreu em jogo, parecia que queria que terminasse o jogo e não queria mais atacar nem defender, a França aproveitou e aos 28 Sissoko fez o gol que parecia que daria a França a maior goleada da Copa até aqui. Faltando 8 minutos para o fim, a França relaxou e no erro de Koscienly que não cortou o cruzamento, Dzemaili diminuiu, e 6 minutos depois Xhaka fez mais um para os suíços. No último lance da partida, Benzema chutou, o juiz apitou, a bola entrou, PORÉM, o juiz não validou o gol. O jogo acabou em 5 a 2 a favor da França.

O que fica deste jogo:

A Suíça terá que ver e rever o que fez de errado neste jogo, talvez os dois gols relâmpagos abaixou a moral dos Suíços? Talvez sim, talvez foi um caminhão de erros como a falta de cobertura dos laterais e volantes na hora de bola parada (o que ocasionou o terceiro gol francês em um contra-ataque após escanteio).

Agora a França mostrou que pode chegar longe nesta Copa, Giroud deu mais certo que Griezmann, afinal, que partida ótima do atacante do Arsenal! O forte francês foi alertado a seus futuros adversários hoje, O ÓTIMO JOGO COLETIVO! O jogo coletivo de hoje da França foi espetacular e fez com que a seleção goleasse.

Enner Valencia comemorando seu primeiro gol.

 Equador 2 x 1 Honduras


Um jogo equilibrado e intenso no meio de campo, assim foi Equador e Honduras que fizeram um bom jogo, e com a forte presença equatoriana na Arena da Baixada o Equador saiu com a vitória.

Honduras veio para esse jogo com praticamente o mesmo time que enfrentou a França, o mesmo 4-2-2, só que Claros e García entraram no lugar de Wilson Palacios, expulso no último jogo e Andy Najar, ambas as mudanças foram no meio de campo hondurenho. Já Equador teve uma única mudança no meio, Minda entrou no lugar de Armoleda, a equipe equatoriana também usou o 4-2-2.

Ambas as equipes fizeram um jogo muito faltoso, ao todo foram 30 faltas, Honduras tomou a frente e atacou mais no começo do jogo, assim como no jogo contra a França, já a equipe equatoriana não conseguia fazer jogadas de efeito na frente. Mas a pressão durou pouco, Equador logo se "ligou" na partida e controlou ela, para quem pensava que Equador iria passear sobre a seleção da CONCACAF estava errado, o jogo principalmente no primeiro tempo foi igual, balanceado, até que aos 31 minutos, Carlos Costly, que estava chamando a responsabilidade pra si chutou forte para fazer o primeiro gol do jogo, após a zaga equatoriana falhar. Mas 3 minutos depois, Enner Valencia, o substituto de Benítez que morreu em 2013 por problemas cardíacos anotou para o Equador empatando a partida, a partir dali Equador pressionou mais até o fim do primeiro tempo onde Honduras chegou com perigo, Costly cabeceou na trave e Bengston com a mão empurrou para o gol, o juiz anulou corretamente.

Equador voltou melhor para o segundo tempo, pressionando mais, e fez jus a pressão, aos 20 minutos, Enner Valencia, de novo ele, fez o segundo gol do Equador no jogo, o gol da virada. Honduras não tentou chegar muito a frente, tinha mais finalizações mas se devia ao bom primeiro tempo que a equipe fez, a posse de bola ficava mais com a equipe sul-americana, muitas faltas e pouco jogo de bola se resumiu o segundo tempo, teve poucas emoções.

No final do jogo, Equador chegou a frente e fez o terceiro, mas o juiz apontou um toque de mão de Antonio Valencia, até ali Honduras chegava a frente mas não produzia nada, assim acabou o jogo, Equador agora enfrenta a França, e Honduras encara a Suíça.

O que fica do jogo:

A seleção equatoriana vinha para brigar por uma segunda vaga neste grupo juntamente com a Suíça, mas não soube se impor no jogo de hoje, e deixou o saldo de gols baixo, com 0 e enfrentando a França não é a favorita a passar de fase, terá que torcer para Honduras se virar contra a Suíça e tirar pontos dela.
Honduras, praticamente desclassificada jogou mais que o esperado hoje e no primeiro tempo contra a França, ainda é uma seleção fraca e que não deve surpreender na última rodada, Costly é o jogador que chama a responsabilidade pra si, mas ainda assim é fraco tecnicamente.

Agora é com você, o que achou dos jogos de hoje? Opine!

Análise: Gustavo Rezende
Imagens: JovemPan - Copa do Mundo




Compartilhe:

Gustavo Rezende

Sou Gustavo Rezende, mineiro, gosto muito de Wrestling (WWE, TNA, ROH, etc), mas atualmente estou focado mais em NFL, ou seja FA, Futebol Americano.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours