Amigos, que dia foi este de grandes jogos, e vamos comentá-los da forma com que você já conhece, analisando tecnicamente e sem narrar lances, isso você já vê nos grandes portais, aqui é análise, e vamos nessa.


Holanda 3 x 2 Austrália

Sensacional, surpreendente, essas são palavras que podem resumir o que foi esse confronto que abriu o dia de Copa do Mundo, que em campo tem feito jus ao bordão que a Presidente inventou. A Austrália teve uma fantástica e inesperada postura de trocação franca contra a sensação da Copa até o momento Holanda, desde o primeiro minuto de jogo o time não se intimidou diante da laranja mecânica. A Holanda saiu na frente, em mais uma das fantásticas arrancadas de Robben, mas em seguida Cahill marcou um golaço, (Este que logo mais fez bobagem, levou cartão e encerra assim sua participação em Copas do Mundo), o jogo seguiu equilibrado, a Austrália pilhada e a Holanda ainda em marcha lenta, o time Australiano chegou a virar o jogo, mas Van Persie novamente empatou, e depois veio a virada com Depay, após Leckie ter perdido um gol feito no ataque.

Foi um jogo de atmosfera fantástica, a Austrália mostrou o que muitos (inclusive eu) não acreditavam que essa geração nova pudesse mostrar, habilidade, troca de passes, tabelas, é uma geração jovem, e ao contrário do que se pensava, não tem somente em Cahill e Bresciano bons nomes, existem jovens valores sendo moldados e que podem dar alegrias a Seleção Australiana nos próximos anos. Digo mais, a seleção Australiana surpreendeu de tal forma, que pareceu claro sobretudo nesta partida, que se jogasse num grupo como os encabeçados por Colômbia, Bélgica ou França, seria sim postulante a uma vaga nas oitavas.

Sobre a Holanda, teve dificuldades por mérito do adversário e soube contorná-las, quem acompanha meu trabalho sabe as opiniões que tinha em relação a Seleção Holandesa, de seu desempenho enganador nas eliminatórias que foi contestado nos amistosos, mas foi bom queimar a língua com eles, é sim um time forte e credenciado para lutar pelo título, veremos agora como se portará diante do Chile, na decisão da 1ª vaga do grupo.

Espanha 0 x 2 Chile 

E a Espanha caiu fora meus amigos, meu sobrenome sugere que não sou dos mais felizes hoje, mas a gente tem de analisar tecnicamente os fatos e a Espanha cavou sua própria tumba, apenas as últimas pás de cal foram protagonizadas por dois atletas que conhecemos bem, Vargas e Aránguiz. Mas esta derrota, a humilhação diante da Holanda são os fatos derradeiros de um processo que temos acompanhado, e que fazendo um baita mea-culpa, eu custei a aceitar e acreditar. A Espanha não soube se reinventar, não soube mudar seu modelo de atuação, parece até um time que ela tem como base de sua escalação, a evolução tática do futebol hoje em dia é cada vez mais rápida, os treinadores buscam e obtém exito em maneiras de anular táticas que outrora foram vencedoras, e foi o que aconteceu com a Espanha de Del Bosque, e também com o Barcelona, as equipes marcam esse estilo de jogo sob pressão, impedindo-os de controlar e propôr o jogo como se acostumaram a fazer. Ficou também claro que haviam nesta seleção, muitos jogadores em fase ruim, o que também prejudicou individualmente foi a questão Diego Costa, ele sentiu as vaias claramente, e vamos abordar isso aqui no Blog amanhã, com um texto especial, convido-os á ler.

Em relação ao Chile, é um ótimo time, muito bem treinado por Sampaoli, uma excelente geração, um time que não teve medo de partir para a trocação franca contra a campeã do mundo, o que destacou o treinador na entrevista, e endosso as palavras dele, é um time que vai jogar em igualdade de condições e vai trocar contra qualquer adversário, inclusive contra o Brasil, que terá de jogar muito mais do que jogou contra o México, venha Chile ou Holanda.

Croácia 4 x 0 Camarões

Para quem ainda duvidava da capacidade da equipe Croata, a resposta veio numa goleada sonora diante de Camarões, com gols de Olic, Perisic e Mandzukic (2). Tudo bem que o adversário é uma bagunça só, mas quem não assistiu o jogo, ou se baseou em comentários ufanistas não dá a exata dimensão da dificuldade que a Croácia impôs a Seleção Brasileira, por méritos próprios, o jogo poderia inclusive ter terminado empatado. A Croácia é um time muito técnico, muito qualificado, que nesta noite envolveu completamente a Seleção Africana, e tem grandes possibilidades de bater o México que não mostrou nada vistoso até aqui na Copa (com o volume de jogo que teve contra o Brasil, mal entrou na área, time afobado) garantindo assim a classificação para as oitavas de final da Copa, e vindo quem for, Holanda ou Chile (caso se concretize a expectativa técnica) o time Croata é um grande adversário e será um jogo fantástico.

Sobre Camarões só há o que lamentar, uma geração fraca, jogadores destemperados, que brigam por migalhas, a atitude de Assou Ekotto, do alto de sua experiência internacional, ás vezes até um ídolo do ainda menino Moukandjo só reflete o que é esse time nos bastidores, o time se despedirá da Copa sem deixar saudades diante da Seleção Brasileira, que por todo o favoritismo que os Pachecos construíram em torno da Seleção Brasileira antes da Copa, e mesmo pela diferença entre as equipes, terá obrigação de ter uma atuação convincente na próxima segunda, para reanimar o torcedor Brasileiro, e fazer sua obrigação, que é ser primeiro do grupo, um dos mais fáceis da Copa.


É isso amigos, opinem por favor, vocês nos dão audiência, lhes agradeço muito, mas precisamos também desse termômetro do nosso trabalho, que é a participação de vocês. Nossa cobertura de Copa segue amanhã comigo falando sobre as vaias á Diego Costa, e com Luigi Scuotto e Léo Menezes comentando os jogos do dia, abraço!


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)

Fotos: Getty Images, Reuters e EFE.

Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours