Amigos, vamos aqui falar de um aspecto especial da eliminação Espanhola, primeiramente quero agradecer á nossa mais nova Cronista que nos brindará com sua competência Deny Freitas, que sugeriu essa ótima pauta. Aliás ela estreará em breve com um grande texto sobre a presença feminina na torcida e na  Crônica Esportiva, convido-os desde já e lhes garanto que será imperdível.


É fato que a Espanha sucumbiu pelo fato de não ter se reinventado, de ter envelhecido e se encostado na sua base formada sobretudo por jogadores do Barça. Uma situação em especial chamou muito a atenção,  a hostilidade que sofreu no Brasil o atacante Diego Costa, como já havíamos colocado aqui, é ridículo o que fizeram ao atleta, ele tomou uma decisão de carreira, uma decisão na minha visão e na visão de todos que acompanham de forma sóbria o futebol, justa e honesta. Diego Costa saiu cedo do Brasil, se firmou no futebol Português e ganhou notoriedade nas duas últimas temporadas pela equipe do Atlético de Madrid, Diego Costa raramente foi lembrado, e para ser honesto, veio á ser cogitado mesmo por Felipão quando já era de conhecimento de todo o mundo que Vicente del Bosque tinha o atacante nos planos para disputar a Copa, o que fez com que Felipão passasse por aquele papelão protagonizado por humoristas Espanhóis.

E nisso eu insisto, por que tanta ridicularização e humilhação para com este profissional. Isso é fruto de uma postura hipócrita, pois a esmagadora maioria das pessoas que receberem uma oportunidade melhor em sua profissão, deixarão sua posição atual sem pestanejar, e rasteira seria a atitude de Felipão, que mesmo preferindo Jô, tinha em mente convocar Diego Costa para desfalcar a Seleção Espanhola, é uma interpretação dura, mas é o que ficou claro. Para mim também não vale o argumento de que: "Mas ele se recusou á defender a pátria", oras isso não é a guerra, isso é a Copa do Mundo, é o Esporte, é o Futebol, e eu retransfiro para a maioria dos marmanjos que criticou o Diego a questão: "Por que vocês torcem para serem reprovados no alistamento militar?". Não são vocês que dizem que "não pode abandonar a pátria", baita bobagem, a chance que ele teve não foi nesta pátria, foi na Espanha, ele fez o certo e os que o criticam fariam o mesmo em seu lugar se analisarem com inteligência.

E também não há lógica em toda essa besteira em torno de Diego Costa, devemos lembrar de: Mazzola/Altafini (Itália), Pepe (Portugal), Sammir e Eduardo da Silva (Croácia) e um caso bastante curioso, Thiago Motta (Itália) que inclusive disputou uma Copa América pela Seleção Brasileira e a FIFA ridiculamente o permitiu disputar competições representando a Itália, e há muitos outros, no Japão o lateral/meia Alex, terei esquecido uma infinidade de jogadores certamente. Seria apenas Diego Costa o merecedor das vaias? Porque ele foi para uma seleção que havia ganhado o Mundial? Me ajuda ai gente, vamos parar de besteiras!.

Diego Costa por mais que tenha mostrado força sentiu a hostilidade, isso ficou claro através da TV (infelizmente não conseguimos imagens que ilustrassem isso) as expressões dele quando a câmera fechava em seu rosto, mostraram um jogador tenso, triste e frustrado, é claro que o time não ajudou, um time pregado, morto fisicamente, com a maioria de seus jogadores vindo em má fase técnica. Porém o Diego Costa que vimos não conseguiu ter aquela raça, aquela entrega que nos habituamos a ver no Atlético, quantas vezes lá ele resolveu sozinho, pegou a bola e partiu pra cima, aqui no Brasil ele não teve forças para fazer isso e penso que em parte pela tensão á que foi submetido, ele não aguentou. Uma pena, pois se tem uma coisa que este rapaz não é, é mercenário, ele não esqueceu de seu povo, mantém projetos sociais, que pela falta de mídia no Brasil até outro dia somente os locais tinham conhecimento, ele não quis enfeites, ele não quis reconhecimento, ele quis ajudar o seu povo, ele foi decente, será que foram com ele na questão Seleção?.



 Por fim, quero falar das inúmeras brincadeiras que vimos na internet em relação a ele. Temos uma parceria bastante produtiva com os garotos de uma Página de Humor; "Futebol Europeu Mil Grau", e conhecemos tantas outras por ai. É um trabalho de sucesso, que vem cada vez mais se afirmando na internet, é um novo caminho do humor, as Redes Sociais e o Design propiciaram isso, e respeitamos demais esse trabalho.

O que gera os comentários maldosos não são as montagens de humor, são pessoas mal-intencionadas que vêem maldade em tudo e acabam sendo bastante estúpidas nos comentários dessas páginas e blogs, isso prejudica até a diversão, por que quando tu abre um post desses tu ri, mas logo ao abrir os comentários fecha a feição dada a maldade dos comentários.




É isso meus amigos, vamos encarar o Esporte como "a coisa mais importante dentre as menos importantes" (frase de Milton Neves, Publicitário) enquanto o futebol seguir gerando perseguições como essa, ainda haverá violência e inimizade entre as torcidas, que um dia possamos viver em uma sociedade onde isso seja extinto.


Curta nossa Pàgina: Jovens Cronistas! (Clique)

Foto: AP
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours