Bem amigos, vivemos a expectativa de mais uma partida da Seleção Brasileira, a segunda rumo ao Hexa, e vamos hoje enfrentar um adversário historicamente muito encardido, muito difícil. Mas para quem acompanhou as eliminatórias da Concacaf, e o desempenho em amistosos não assusta, vamos falar de alternativas táticas, as da dupla em destaque e as minhas, e uma pitada sobre o México, vamos juntos!.

Vejam, o noticiário da Seleção estava muito tranquilo, muito estático e as vezes até banal (coletivas com perguntas imbecis, tanto de jornalistas Brasileiros como de estrangeiros), até que Hulk sentiu dores musculares e á partir disso tornou-se dúvida, exames foram feitos e não mostraram lesão, o que indica que trata-se apenas de uma fadiga muscular. Porém eu acho correto Hulk não jogar, apesar de ser fã de seu futebol, e de achar patético as pessoas que o criticam sem conhecer seu trabalho, (aliás, está "na moda" opinar sobre o que não se conhece), para quem não conhece o futebol de Hulk, (mesmo todos tendo visto isso na Copa das Confederações), no Porto e no Zenit, Hulk se destacou pela sua explosão, pelas suas arrancadas da direita para cortar para a perna esquerda e bater sua característica e mortal porrada para o gol, por isso acho correto sua não escalação. Hulk é um jogador que precisa dessa explosão para ser decisivo, e com incomodo muscular isso torna-se nulo, portanto é prudente deixá-lo de fora até que esteja 100%, e também é errado escalá-lo pelo lado esquerdo, isso matou o jogo dele contra a Croácia, o lado bom disso é que abriu espaço para uma partidaça de Oscar.

E é por essa partidaça de Oscar meus amigos que honestamente eu preferia continuar (já que Hulk está 90% fora) com ele na direita. E por isso sigo com aquela minha opinião (que para muitos é polêmica, muito também por conta do desconhecimento), mas que é descartada por Felipão. Eu no lugar de Felipão não escalaria nem Ramires, nem Bernard, e teria Willian ainda como uma opção para mudar o panorama do jogo (é preciso ter no banco um jogador capaz disso, e ele é esse cara), eu escalaria Hernanes nessa função de armador, como ele jogava na Lazio, é um jogador que diferentemente de Oscar, que precisa ter uma função tática muito bem definida para render, e por tal razão não rende centralizado com essa nova função de Neymar. Hernanes se adapta muito bem á essa variação de funções na meia, na Lazio ele flutuava de um bico á outro da área, constantemente trocando de posição com Lulic que é o jogador de maior habilidade na formação tanto da Lazio quanto da Bósnia, que fazia essa mesma função que Neymar tem hoje de flutuar por todos os lados do ataque.

Mas essa não é uma possibilidade vislumbrada por Felipão, então vamos falar das reais possibilidades. Ramires destacado na foto me parece realmente a melhor opção para a vaga, temo que Oscar novamente centralizado não tenha participação mais decisiva, mas queiramos ou não, Ramires irá ajudar muito Dani Alves, que terá duelo duro contra Guardado e não vem em boa fase, e também apoia bem, tem grandes serviços prestados pela Seleção jogando dessa forma, Willian seria uma opção mais agressiva, e poderia fazer inversões com Oscar, trocas de função para confundir a marcação Mexicana, não creio que Felipão faça isso, mas acho uma boa alternativa, bastante viável para 2º tempo, sobretudo se o México engrossar o jogo. Bernard eu já acho uma opção menos provável, e prefiro que realmente ele seja outra opção para agitar o jogo caso necessário.


No mais eu mexeria na lateral direita, colocaria Maicon na vaga de Dani Alves, não somente pela estréia ruim do lateral do barça diante da Croácia, como também pela boa temporada de Maicon na Roma, a maior capacidade de marcação e também força física de Maicon.


Em relação ao México, a escalação deve ser a mesma da estréia, assusta alguns o fato de Chicharito estar amargando o banco nessa Seleção, mas acho justo pela temporada péssima que fez, onde jogou pouco em um bagunçado Manchester United, que viveu uma depressão após a aposentadoria de Ferguson, e fazer uma péssima opção de escolha de comando. O México não assusta, esse discurso MANJADO que tenho visto muitos da imprensa colocarem de que "O Brasil precisa jogar melhor para vencer o México", NÃO, o Brasil precisa jogar melhor, mas está claro que o México tem problemas sérios, apesar de ter ganho as Olimpíadas, viveu sérios problemas até a Copa e não demonstrou um futebol que causasse a mínima preocupação diante de uma decadente Seleção Camaronesa na estréia, não deve classificar-se, a 2ª vaga no grupo deve mesmo ficar com a Croácia, e arrisco-me inclusive á dizer que o Brasil pode criar mais dificuldades para sí próprio, do que este remendado time Mexicano. Para quem não se lembra, não fosse a ajudinha dos USA, quem estaria hoje na Copa na vaga Mexicana seria o Panamá, aquele mesmo que ganhamos sem grande esforço.


Quero apenas dizer que pelo bem do futebol, e da imagem desta Copa tão boa tecnicamente, que a arbitragem não influencie no resultado, até por que não precisamos disso contra México, por favor hein.


Por fim, gostaria de desejar á todos um grande jogo, convidá-los á acompanhar nossa análise logo mais á noite, e também as crônicas sobre os jogos do Grupo H, que serão competentemente feitas por Victor Santos, até logo mais e opinem por favor!.

Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)

Fotos: UOL, Terra e Vipcomm
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours