Meus amigos, minhas amigas do Jovens Cronistas (Clique)! Aqui quem vos fala após uma emocionante final de UEFA Europa League, sou eu, Victor, oficialmente redator da UEFA Champions League, mas hoje, comentando a sensacional final entre dois clubes que fizeram uma ótima campanha, lutando contra desconfianças sobre vossas capacidades, e derrubando favoritos. Não poderia estar falando de outros dois times a não ser de Sevilla e Benfica, ou Benfica e Sevilla na ordem que preferirem. Hoje, em Turim, no Juventus Stadium, aconteceu um espetáculo de futebol, televisionado exclusivamente pela TV Esporte Interativo, na narração de André Henning e nos comentários de Vitor Sérgio Rodrigues. Um jogo de cento e vinte minutos (120”), os quais não me permitiam sequer piscar ao risco de perder algum lance.

A chance de ambos os times se enfrentarem numa final, era remota, pois o Sevilla chegou a Europa League se classificando pelo campeonato espanhol, e liderando o grupo H da competição com 12 pontos, seguido por Liberec (9 pts), SC Freiburg (6 pts) e Estoril (3 pts). Logo mais, vindo a eliminar Maribor por 4-3 no placar agregado, o Bétis por 2x2 (4-3 pen), impressionantemente o Porto (Não a eliminação, mas sim o placar), por 4x2. Eliminando o Valencia por 3-3 no critério de gol fora, e chegando a final, aguardando o Benfica, que chegou á Europa League por demérito seu em ter ficado em 3º lugar do grupo da UEFA Champions League. Mas determinado á buscar o título da Europa League, eliminando o PAOK e o Ludogorets por 4-0, o Basel por 5-3 e a considerada favorita por muitos, Juventus, por 2-1, no placar agregado. Então, ambos as equipes chegaram a essa decisão, determinadas á buscar o título da 2º Maior competição de clubes da Europa, e assim, fizeram um excelente espetáculo, ao jogo!


O jogo começava, ali, a esperança de um desfecho de uma maldição que assombrava o Benfica por cinquenta e dois (52) anos, O Benfica, seguiu sem conquistar um título europeu desde 1962, após ter vencido a Copa dos campeões, atualmente Liga dos Campeões, o time chegou a oito finais e perderam as oito, coincidência ou não após o técnico Húngaro Béla Guttmann jogar uma maldição contra os Encarnados, dizendo que sem ele, o time benfiquista não ganharia uma competição europeia por cem anos. Aí então, o Benfica tentava derrubar a maldição provando que se superaria sem o técnico Húngaro, o Benfica, desfalcado por Markovic, Enzo Perez e Salvio, perdeu um pouco da intensidade e na saída de bola no meio campo, entretanto não se intimidaram, a primeira boa chance da partida, veio dos pés de Garay, após cobrança de falta defendida por Beto, o argentino não conseguiu completar para o gol aos 15’ minutos, O Sevilla, chegou á ficar ligeiramente melhor que o Benfica usando seus contra ataques com Rakitic, que é um BAITA de um jogador “ digassi de passagi “, tiveram chances de abrir o marcador, mas não foi nada além disso, antes do intervalo, o Benfica pressionava, e o time andaluz se fechava, aguardando o final do primeiro tempo, Maxi Rodriguez teve possivelmente a melhor chance do primeiro tempo, se infiltrou na área recebendo passe por elevação, mas Beto saindo bem do gol, fez a defesa, segundos depois, a jogada ainda era benfiquista, Rodrigo fez o drible na entrada da área pela direita, e chutou forte, para a defesa de Beto. No segundo tempo, Lima teve as melhores chances do Benfica, aos 27’, recebeu passe de Maxi Rodriguez, mas foi surpreendido pelo carrinho certeiro de Fazio, e aos 40’ minutos, o brasileiro criou sua jogada, cortando para a direita, e finalizando muito bem, para uma grande defesa de Beto. Na prorrogação, o drama aumentava, jogadores desgastados, Siqueira saiu para a entrada de Cardozo, e o setor esquerdo defensivo do Benfica ficou desprotegido, quando Rakitic lanço uma bola de gênio para Bacca, que arrancou, ficou cara á cara com o goleiro Jan Oblak, mas chutou para fora.

Pênaltis: O drama somente aumentava, o Sevilla mais desgastado fisicamente, mas de pé para as cobranças, Lima converteu para os encarnados, Bacca empatou para os bascos, Cardozo foi parado por Beto, que por sinal, “ rogerioceniou “ pra defender, M’bia colocou o Sevilla em vantagem, Rodrigo foi para a cobrança e também perdeu, com mais uma adiantada de Beto, Coke converteu para o Sevilla (3-1 até então), o Benfica precisava defender as duas cobranças restantes, e converter as suas para levar a decisão para as cobranças alternadas, Luisão converteu, mas Gameiro também foi para as redes, dando o título da UEFA Europa League 2013-14 ao Sevilla.


Esse resultado deve (ou ao menos deveria) deixar claro de uma vez por todas que o Futebol Espanhol não se resume apenas á Barcelona e Real Madrid, como alguém um dia disse e todo mundo saiu repetindo, o Sevilla já é Tricampeão da Liga Europa, há vários resultados relevantes em nível Europeu de outras equipes da Espanha em competições Europeias, esse é o claro exemplo, um time médio Espanhol, desbancando o time que nesta temporada sobrou em Portugal, que por sua vez havia desbancado o time que sobrou na Itália, isso é algo muito sério, sem falar de outros resultados recentes de Bilbao, Atlético de Madrid que pode conquistar a Europa sob o comando de Simeone e já havia conquistado Europa League e derrotado o Chelsea na Supercopa, é claro que existe uma distância, até pelo aporte financeiro que Real e Barça tem, sempre existirá no contexto geral, apesar da excepcional temporada que faz o Atlético de Madrid, mas os times Espanhois se não foram até aqui respeitados pelo merecimento que tem, tem de ser respeitados "na marra", pois não se luta contra os resultados por puro Preconceito, pois é essa a impressão que fica em muitos comentários que a gente vê nas maravilhosas Redes Sociais.



Foto: Marca

Edição/Redação: Victor Santos.

Finalização: Adriano Garcia.
Compartilhe:

VictordosSantos

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours