Amigos, apesar de alguns desgostos em relação as Redes Sociais, somos sempre bastante ativos nas discussões, até por que apesar de cada vez menor a porcentagem, ainda temos condição de ter um debate de ideias, honesto e esclarecedor. Em um desses debati sobre esse modismo que as pessoas tem de classificar tudo como Preconceito, de censurar opiniões (olha lá gente, não sou favorável á Preconceitos), algumas diferenças precisam ser colocadas, para que a liberdade de expressão e opinião seja plena, vamos citar exemplos disso aqui, citando a questão musical, que é onde isso fica mais latente.


Quando sabemos do que estamos falando, temos conhecimento de causa e ainda assim achamos que uma música, um veículo de mídia, um partido etc, é ruim, não estamos tendo Preconceito, tampouco Pré-Conceito, afinal, nós tivemos acesso ao que estamos opinando, á ponto de formar uma opinião que gera um conceito, positivo, ou negativo. Ou seja, se uma música não passa uma mensagem positiva, se ela não sentido musicalmente falando, não é ser preconceituoso considerá-la ruim, é formado sobre ela um conceito negativo.

O mais engraçado é que pessoas que ouvem som fora do fone de ouvido, perturbando a ordem pública e se dizem oprimidos e vítimas de Preconceito, são as mesmas que dizem: "Eu gosto de todos os estilos musicais, menos de tal estilo", tu pergunta a razão e a pessoa responde: "Sei lá, só não gosto, mas nunca ouvi, é pesado", What a shit? Isso sim, é a formação de um conceito sem base para tal, vamos aprender a diferenciar as coisas.

Preconceito

Trata-se de um julgamento estabelecido por meio de DOGMAS e conceitos deturpados, sem conhecimento nenhum de causa, pode ser consciente ou sub-consciente. É uma doença (ao menos do ponto de vista moral) mais difícil de ser revertida, pois está encrostada em quem é acometido dela.

Pré-Conceito 

É parecido, mas é reversível, pois é um conceito estabelecido sem conhecimento de causa, porém sem o fator dogmático, perverso, é a pura e simples falta de conhecimento, que com orientação, com acesso ao que se está avaliando pode plenamente ser revertido.


O que nós precisamos garantir são aspectos fundamentais, a exata noção por parte da sociedade da diferença entre: Conceito, Pré-Conceito e Preconceito. Darmos o direito as pessoas de terem seu conceito, sua liberdade de opinião assegurada. Darmos aos que não tem acesso á ter o mínimo de conceito sobre as coisas, o acesso á que possam conhecer sobre aquilo que estão opinando e assim ter o seu conceito fundamentado, seja ele positivo, ou negativo, pois ele tem o direito de opinar. E termos ciência de que a tolerância e a educação são os grandes caminhos para erradicar de vez essa praga que é o Preconceito, a maldade na emissão de conceitos deturpados.

Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)







Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours