Perguntaram minha opinião sobre a realização da copa no Brasil. Para esta questão, pontuei-me de dois sentidos: como brasileiro e como torcedor brasileiro.

Como brasileiro, compactuo da desnecessidade da realização da Copa do mundo no Brasil. Um país que sofre há séculos com diversas prioridades sociais, onde vivenciamos as dificuldades de maneiras explicitas.

Quem dera, somássemos todos os gastos das construções nas Arenas e demais festas e distribuíssemos nas construções de escolas, nos hospitais, nas melhorias dos transportes, no melhor valor do salário mínimo, no desemprego, nas construções de casas, na segurança pública.  Teríamos resolvidos problemas de milhares - milhões de brasileiros, quiçá da nação.

As escolas deixariam de ser a “rales” que são (nem todas), para uma escola de nível cultural elevado, com espaço físico de um mega teatro, arborizações e corredores espaçosos, e enormes espaços de lazer. Salas ultramodernas, aonde os alunos prazerosamente iriam às aulas, e os professores com melhores salários, teriam disposições e criatividades para muitas aulas dinâmicas e criativas.

Nos hospitais, extinguiriam por vez a necessidade das filas infinitas para um exame médico. Os leitos, os remédios jorrariam em abundância. Os corredores, jamais seriam visto como vemos – cheio de adoecidos jogados, largados e caídos ao chão, em busca apenas de uma possível e pequena “atenção”. Os médicos, com melhores salários teriam mais disposições e interesses, em poder salvar, assistenciar e até medicar o moribundo.

E o transporte? Que maravilha seria! Frotas novas, com assentos almofadados. Pontualidade no percurso, valores adequados. Bom humor e educação dos transeuntes, motoristas e cobradores.

O salário mínimo é óbvio que não chegaria aos dez mil reais, mas com certeza, os assalariados teriam condições de no mínimo, fazer suas compras nos supermercados mensalmente de maneira decente, e ainda por cima, restando um bom dinheiro para que possa se divertir, sem contar que estaria morando em sua casa própria.

Enfim! Tantas outras melhorias, que com certeza tornaria o brasileiro mais realizado, e mais feliz com tanto beneficio adquirido sem a necessidade da copa. Não é?

O fim do desemprego, pois através do aumento das obras nas construções de casas e hospitais já garantiria mais trabalho. A melhora e o aumento da segurança publica, (bandidos não teriam vez). O investimento da quantidade e da qualidade do policiamento seria volumoso, de maneira que o trabalho seria compensador. Quem dera!
                     
Além do mais, a copa do mundo, é mais do que propiciar a grande festa do futebol. Tem intrinsecamente, termos políticos sociais, que discute a união dos povos, o estudo e o conhecimento da cultura de um povo. Então porque não foi para Mongólia, Tulu, Nepal, não é mesmo?

Já, como torcedor brasileiro, adorei a escolha. Espero que o Brasil seja campeão. Que demonstre as outras seleções o potencial futebolístico que sempre tivemos. Eu, como torcedor, estarei todos os jogos fantasiados de verde amarelo, cantando o Hino Nacional e vibrando cada gol.

Rezarei e farei mandingas as torcidas adversárias, como a França, Holanda, Italia e Argentina, para que não venham atrapalhar nosso caminho para o Hexacampeonato. Torcerei pra que o Felipão e os seus vinte e três convocados não tenham mal súbitos e que alcance o auge de suas carreiras vencendo esta Copa.

Que assim seja, pois, caso contrário – pobre dos jogadores – pobre dos brasileiros. Voltaremos à estaca zero – e sem isso e nem aquilo, alias, “aquilo” seria um eterno sonho, independente de copa ou não.

PUBLICADO POR ADINÃ LEME

Crônica publicada no dia 23/05/2014 no jornal "O regional"http://portal.oregional.net/ e no blog "Tom do Esporte"http://tomdoesporte.blogspot.com.br/
Compartilhe:

André Luís de Freitas

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours