Olá, meu nome é Lorenzo Vassão, sou o novo redator de Jovens Cronistas (Clique), para a próxima temporada cobrindo a Barclays Premier League, e antes disso, preparei um resumo sobre a Premier League 2013-14, baseado nos sete primeiros colocados principalmente, espero que gostem.

1º Manchester City – Acho que a estigma de time pequeno ‘’sem passado’’ do City, já pode ser ‘’esquecida’’ daqui pra frente pelo menos, o time fez uma temporada espetacular, sempre ficou na cola do Chelsea e Liverpool ,com alguns jogos a menos, ficou pouco tempo na liderança, porém quando ficou, foi campeão. Yaya Touré, Kompany, e Aguero (que apesar de ficar muito tempo contundido, seus reservas, Jovetic e Negredo, provaram que jogam muito também) foram um dos destaques. Uma defesa sólida, um meio campo inteligentíssimo e um ataque fulminante, e no conjunto da obra, um elenco devastador, esse é o atual campeão da BPL, que daqui pra frente, tem tudo pra ser um gigante europeu.

2º Liverpool – Realmente parece que uma temporada sem competição europeia fez bem aos Reds, vice da Premier League, perdendo o titulo no fim para o Manchester City. Todos sabemos que ser vice em um campeonato nunca é bom, porém as expectativas do Liverpool certamente não eram o titulo, quem sabe fica pra próxima se mantiverem o ritmo. A temporada inteira foi consistente demais, sempre focados na BPL,os Reds contaram com atuações espetaculares de Luis Suárez, Gerrard e Sturridge. Alguns até dizem que o campeonato do Liverpool seria mais merecido, porém pequenos vacilos no fim do campeonato, custaram o vice ao Liverpool.

3º Chelsea – Tiveram um mal começo de temporada, perdendo partidas importantes, porém no meio da temporada conseguiram se reestruturar com grandes atuações de Hazard, Eto’o, Lampard e Cahill, que foram um alguns dos destaques dessa equipe. Porém, deixaram escapar a grande chance do título da BPL no fim, com bobos tropeços contra times como Crystal Palace, além de serem eliminados nas semi-final da UCL pela sensação europeia ,o Atlético de Madrid. No geral, o Chelsea bateu  na trave em quase tudo que disputou; Mourinho promete um 2014-15 melhor e mais glorioso, vamos ver o que o ‘’Special One’’ promete para os Blues.

4º Arsenal – A temporada do Arsenal começou com tudo, Özil e Ramsey jogando para servir Giroud que vivia uma boa fase, mas infelizmente Ramsey teve uma lesão e assim como Özil, o Arsenal caiu de rendimento, e logo após isso Özil também teve uma lesão grave, e assim com essas baixas, o Arsenal foi goleado pelos seus rivais, mas para a felicidade dos Gunners, Özil e Ramsey se recuperaram a tempo e assim o Arsenal saiu da fila de 9 anos sem ganhar nenhum titulo.



 5º Everton – Acostumado com temporadas tecnicamente ‘’inferiores’’ os Toffees marcaram presença no top 5, e com vários destaques que ao longo da temporada mostraram ser peças fundamentais nesse time, como Baines, Coleman, Lukaku e Mirallas e asseguraram uma competição europeia. Bateu de frente com todos os times grandes, e mostrou ser um forte candidato ao 5º, ou 4º lugar nas próximas temporadas. Não tivessem "rateado" no fim, poderiam ir para o Qualifying da Champions League, na vaga do Arsenal.




6º Tottenham Hotspur  Uma temporada que pode até ser ‘’entendida’’ pelos fãs dos Spurs. Com um elenco praticamente novo, depois da venda de Bale (7 contratações), as novas contratações não vingaram, salvo Eriksen e Paulinho teve alguns momentos bons e o time ‘’apanhou’’ de todo o top 4, terminou com o menor saldo de gols de todo o top 8, e ainda teve derrotas contra times inferiores onde o Tottenham estava acostumado a ganhar. Outro fator que contou para essa má fase foi a troca dos dois técnicos, André Villas Boas e Tim Sherwood, ambos não foram nada bem nessa temporada. O time engrenou em alguns momentos, alguns jogadores tiveram seus momentos bons como Lloris, que provou ser um dos melhores goleiros da BPL, Eriksen e Adebayor.

7º Manchester United – Uma péssima temporada, para um time do porte do United. O campeão de 2012-13 sofreu com a saída do seu ex-técnico, Sir Alex Ferguson, e com a contratação de David Moyes, o elenco sentiu muito, e acabou fazendo uma temporada ruim, e nem á Europa League conseguiu chegar. O time teve momentos bons, como a chegada de Juan Mata, e a ascensão repentina do jovem Januzaj, porém no geral, foi tudo bem abaixo da média, abaixo do esperado pelo United. Derrotas bobas contra times obviamente mais fracos selaram a má fase do United.


Talvez uma equipe da qual se esperasse mais seria o Swansea City, comandado por Laudrup o time apresentou um jogo solto, de qualidade uma proposta de "Futebol total", mas o jogo parece não ter encaixado com a Premier League, tanto que a participação do time na Europa League, foi bem mais marcante.


Acesso e rebaixamento - Tal como o QPR na temporada passada, o Fulham tinha um time capaz de permanecer na BPL, porém as coisas não andaram, o que propiciou a queda, o time até ensaiou uma reação mas já era tarde, não se recupera um desempenho ruim de toda uma competição em 5 rodadas. Os simpáticos; Cardiff e Norwich City também voltaram á Championship para a próxima temporada.


Já o QPR (foto), qualificou-se para a BPL vencendo na final dos playoffs do acesso, em um Wembley com quase 88 mil torcedores o Derby County, acho que desta vez o time volta para ficar.

Leicester City e Burnley, campeão e vice da SkyBet Championship também conquistaram o acesso, e terão de trabalhar duro para permanecer na elite.



Artilharia


Luis Suarez (Liverpool) - 31 gols

Daniel Sturridge (Liverpool) - 22 gols

Yaya Touré (Manchester City) - 20 gols.



É isso pessoal, essa foi a nossa forma de resumir a Premier League, e já deixo o convite para acompanhar nossa cobertura da competição na próxima temporada, abraço!.



Argumento e Edição: Lorenzo Vassão

Redação final: Adriano Garcia

Fotos: Reuters, AFP, AP e EFE



















Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours