Amigos, nesta Terça-Feira pipocou a notícia da demissão de David Moyes por parte do Manchester United, e quem nos acompanha, tanto aqui como nas Redes Sociais sabe o que penso em relação á Moyes desde sua contratação por parte do United, foi um erro, é Ferguson também erra, foi ele quem indicou o ex-comandante do Everton para comandar a equipe, vamos falar sobre isso e também sobre Ryan Giggs, que assume a equipe.

Vejam, ninguém aqui vai ser maluco de dizer que a escolha por Moyes era inaceitável, ele veio de um bom trabalho no Everton, nada de excepcional, um bom trabalho. Mas será que isso o credenciava para ter um contrato de 5 temporadas com os Reds, tendo a sombra do mais emblemático treinador da história do clube (e quiçá do futebol), Alex Ferguson?. Houve claramente uma precipitação ai, uma ânsia de tentar provar que essa era a decisão certa, e de que havia segurança nela, e sabemos que quando alguém tenta fazer muita força para provar algo, ai é que se pode desconfiar.

Eu teria feito um contrato de no máximo duas temporadas, (que também teria sido interrompido), para que Moyes pudesse se provar como um treinador de Elite, e ai sim ter ares de um substituto para Ferguson. Se pararmos para pensar, Moyes pegou uma boa geração do Everton, com nomes como: Howard, Arteta, Fellaini, dentre outros, e ainda assim não teve tantos resultados expressivos assim, faltou cautela.

Acho que nem mesmo Moyes se sentia á vontade com tamanha tentativa de provar que ele era o cara, tomou inúmeras decisões erradas, colocou interesses pessoais á frente do time, e claramente passava seu nervosismo para os atletas, como se diz na gíria do boleiro da periferia; "Apertou e ele ******". Claro que a cultura de dar tempo de trabalho é o que pregamos ser a mais correta, e é algo que deveríamos importar para o Brasil, mas especificamente nesse caso, esse projeto deveria de fato ser abortado o quanto antes.


E agora? qual o caminho?

Com a queda incomum, á meio da temporada de Moyes, Ryan Giggs assume interinamente o comando do clube, apesar de achar que pode ser um caminho natural para Giggs, e que a Europa é o lugar certo para isso acontecer (No Brasil acaba fritando-se o ídolo, devido a nossa cultural impaciência, tanto que se eu pudesse aconselhar Rogério Ceni, o aconselharia á ser DIRIGENTE, e não treinador). Acho que um clube como o United não pode se dar ao luxo de duas experiências seguidas, até mesmo por sua história e tradição, por tudo que está em jogo quando um gigante como o Manchester United passa por uma crise.

As especulações na equipe para a próxima temporada tem Jurgen Klopp, que seria o grande nome, e que também é especulado em outras equipes, a maior delas o Barça. Louis van Gaal pode ser uma opção. E ventila-se o nome de Diego Simeone, que apesar de relativamente novo na função é uma aposta que eu aprovaria, já mostrou sua capacidade, é hoje um dos melhores técnicos da atualidade, não á toa vem fazendo história no Atlético de Madrid, e tem um estilo que encaixa bem com o futebol Inglês, seria grande opção.

Outra "aposta maluca" seria um erro na minha visão, contratar um Roberto Martinez, por exemplo, que vem fazendo uma temporada maravilhosa no comando do mesmo Everton, com um material humano (na minha humilde visão), inferior ao que Moyes tinha, acho que não é o momento de apostas, uma já não deu certo, acho que o United precisa ir na segurança, não é da noite para o dia que se constroi um novo Ferguson, e ele pode estar neste interino Ryan Giggs, se lapidado e se colocado á prova no momento certo.

Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours