Amigos, chegamos enfim á final do Campeonato Paulista, e os ditos pequenos mais uma vez surpreenderam, o Penapolense esteve muito próximo de desbancar o Santos, enquanto o Palmeiras não conseguiu furar o bloqueio do Ituano.


Penapolense 2 x 3 Santos


Foi um grande jogo, vocês recordam-se que eu dizia que o Penapolense de Narciso, tinha como seu grande trunfo a defesa e jogar por uma bola, mas eles fizeram mais do que isso, foram ousados, se lançaram mais ao ataque, tiraram o time do Peixe da sua zona de conforto, e durante grande parte do jogo tiveram a partida nas mãos. 

Narciso foi cirúrgico quando disse que a equipe perdeu o jogo quando começou á "desacreditar" e recuar, trazendo o Santos pra cima, que com Oswaldo de Oliveira tendo pleno controle do que fazia, lançou Rildo e Stefano Yuri, que decidiram o jogo para o time da Vila.

O Santos sofreu com algo que ainda é defeituoso no time, sua defesa é frágil, não tem nomes compatíveis á um clube que tem pretensão de brigar por tudo o que disputar, as falhas de David Braz mostram isso, mas ele teve personalidade, foi guerreiro e os meninos o salvaram.

O Santos tem o que faltou ao Palmeiras, mesmo tendo garotos em sua maioria, o Santos tem peças de reposição, quando Damião perdia gols do alto do seu preciosismo, lá no banco havia o garoto Stefano Yuri, que fez o gol da classificação. Aliás, creio esse ser o grande erro da atual gestão, Damião é um bom garoto, respeite o moço, bigode grosso, tem recursos sim, porém acho que foi supervalorizado por um início acima da média, e temo que ele não volte á render o que se pensava que ele renderia, o Santos contratou Thiago Ribeiro, que caiu muito bem nesse time e poderia ser ele o atacante de maior experiência, mas optaram pela vinda de Damião, que eu creio não ser necessária, acho que Stéfano Yuri, Gabriel e Diego Cardoso dariam conta do recado, mas ele tem presença e não á toa marcou o 2º gol, com essa qualidade ofensiva do Peixe, de uma forma ou de outra o investimento em Damião será recuperado.


Em relação ao Penapolense, fica a lembrança de uma grande campanha, de que eles poderiam fazer uma final do interior contra o Ituano, e mostrar que o Estadual, bem como o Futebol Paulista, tem sim outras forças além dos grandes, que precisam ser respeitadas, e que Narciso e alguns de seus atletas, tem sim condições de disputar as Séries A e B, mas que o time de Penápolis deve fazer um investimento para que possa mantê-los e com isso crescer também no cenário nacional, uma vez que disputará a Série D, nesta temporada.


Palmeiras 0 x 1 Ituano

Sim, o Ituano contrariou tudo o que pensávamos, foi valente e conseguiu parar o Palmeiras, méritos para Doriva, para os atletas, um time muito bem montado defensivamente, que tem como grande destaque o seu goleiro Wagner, tem em Jackson Caucaia, que veio do Fortaleza, sua válvula de escape, mas os louros da vitória vão para um atleta revelado no rival Corinthians, Marcelinho, que acertou com rara felicidade chute no canto do goleiro Bruno, que substituiu Prass no  intervalo, mas não teve culpa na derrota.


O Palmeiras teve uma noite infeliz, tudo que poderia dar errado deu, o time tem um defeito que este mesmo rival que revelou seu algoz tem, não tem um centroavante reserva no time, desfez-se de Fernandão na temporada passada, que poderia ser esse nome, sem Kardec o time ficou sem seu grande artilheiro, a derrota estava começando á se desenhar. 

Já havíamos aqui comentado que dificilmente Valdivia jogaria pr conta da violência que ele sofreu no confronto contra o Braga, sim, ele não é Santo, ele provocou os adversários como bem lembrou o comentarista José Calil da Transamérica, mas uma coisa não justifica a outra, nem a outra. Não foi coibida a violência na partida e Valdivia ficou sem condições de jogo para este confronto semifinal contra o Ituano, e Kleina cometeu o talvez seu único erro, colocar o atleta no banco, sem que ele tivesse condições físicas, Mendieta tão elogiado por mim realmente apareceu pouco, mas quando Valdivia entrou no desespero, percebia-se que um empate ou vitória do Palmeiras não passaria pelos seus pés, ele mal conseguia se sustentar em pé, e o resultado foi o de derrota.


Muito se falou em "vexame", não vejo dessa forma, o Palmeiras sofreu as circunstâncias de uma partida de futebol, parou na defesa adversária, parou nas ausências, paga o preço de ser o grande eliminado pelo pequeno, como já pagou um rival e o outro nem isso conseguiu, defendo o Kleina novamente, para mim ele somente errou em ser excessivamente "Paizão" e ter levado Valdivia sem condições para o jogo, mas esse não foi o fator que determinou a derrota, o jogo foi muito difícil como já dito, tomou ares ainda maiores de dramaticidade quando o torcedor perdeu a paciência e deixou de apoiar o time, estava claro o que aconteceria.

Foi também ao final do jogo entoado o grito de "time sem vergonha", democraticamente eu vou mais uma vez discordar desses torcedores, o time foi um lutador, o trabalho que está sendo feito é louvável, por pessoas sérias, o Kleina merece todos os elogios, a Diretoria precisa ter a mesma competência que teve para montar um grupo que tem lacunas sim, mas que é interessante, no momento de trazer investidores para o clube, por mais que o "Avanti" seja louvável, não se faz futebol sem parceiros, e agora o discurso de erguer a cabeça e dar continuidade ao trabalho é realmente o mais correto e coerente, buscar não perder as peças que existem e preencher as lacunas. Não é uma derrota que irá apagar o trabalho feito.


Santos x Ituano


O Santos já teve muitas dificuldades contra o Penapolense, e não será tarefa fácil contra o Ituano, claro que o fato de a decisão ser em dois jogos é melhor para o time mais bem-estruturado que para o franco-atirador, digo sem medo de errar que é bem provável que em ida e volta, tanto Palmeiras quanto SPFC estivessem classificados, mas o Ituano fará sim frente ao Santos, será sim uma final muito interessante de se acompanhar, e qualquer que seja o resultado, até mesmo uma vitória da equipe do interior, será justo.


Tudo que envolveu o Paulistão, as quedas dos grandes, a ascensão de pequenos que não são os que assistimos de forma corriqueira, como Ponte e Braga, todos esses ingredientes mostraram que o Futebol Paulista tem no seu interior uma grande força, e que por mais que a formula de estaduais esteja fracassando em todo o País, em São Paulo, ao menos no aspecto técnico, há muito o que ver vindo destas equipes, que não podem ser desprestigiadas. Parabéns ao Penapolense e sobretudo ao Ituano, mas fica a crítica de que creio que uma das partidas deveria ser disputada ou em Itu, ou próximo (o Novelli Junior está em reformas), bem como o mando do Santos ser na Vila, isso visando atender aos torcedores dessas equipes, e valorizando o fator casa, (sabemos que o mando é da Federação, mas se não existe casa, que seja somente um jogo final) mas se eles assim quiseram, fica somente a crítica, e que depois não haja reclamações por parte do lado derrotado. A certeza que fica é de que grandes emoções nos estão reservadas para os jogos finais do Paulistão, mesmo sendo um confronto David vs Golias.


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours