O jogo de hoje (25/09) envolvendo Grêmio e Corinthians - jogo de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil - foi de dar calo nos olhos. O jogo em si foi, tecnicamente, sofrível. Nem parecia um jogo entre 2 gigantes do futebol brasileiro, tamanha a pobreza técnica de ambos os lados. Eu só aguentei assistir até o final porque, bem ou mal, era o Grêmio quem estava em campo. O resultado não podia ser outro além do 0x0, ou como gosta de dizer o célebre narrador Sílvio Luiz: "terminou tudo como começou".

O Grêmio teve um desfalque de última hora que acabou comprometendo todo o planejamento e fez Renato Portaluppi abrir mão do seu 3-5-2 ortodoxo. O zagueiro Saimon acabou não podendo jogar e Renato não tinha outro zagueiro para escalar e, consequentemente, manter o esquema. O atacante Vargas acabou sendo escalado como meia e o Grêmio foi a campo num 4-4-2. De forma até surpreendente para mim, o time até teve um comportamento razoavelmente bom, mas sem nenhum poder de fogo no ataque. Por outro lado, o ótimo time do Corinthians também está tendo problemas no seu ataque. Foi um jogo, então, em que as defesas acabaram se sobressaindo. Como ambos os times apresentaram os mesmos problemas (laterais/alas que não acertaram um cruzamento sequer para a área, meias que abusaram dos passes errados e atacantes que não foram efetivos), só podia ter como resultado um futebol feio e improdutivo. Junta-se a isso o excesso de lances ríspidos e de marcação pesada, já se pode imaginar como o jogo terminaria. As conclusões a gol foram pouquíssimas, e nenhum dos 2 times teve aquela chamada "chance de ouro" que poderia ter alterado o placar da partida.

Ficou tudo para o jogo da volta, daqui a 1 mês, em Porto Alegre (RS). Quem vencer, por qualquer placar, se classifica. Um novo empate em 0x0 leva a decisão para os pênaltis e qualquer empate com gols dá a classificação ao Corinthians. Num jogo feio, onde a pessoa que está assistindo e/ou torcendo não consegue vislumbrar uma vitória, acabou definindo, para o jogo de volta, que o Grêmio tem a vantagem de decidir no seu estádio, com o apoio da sua apaixonada torcida, e que o Corinthians tem a vantagem do resultado, já que joga pelo empate enquanto que, ao Grêmio, só a vitória interessa. Que daqui a 1 mês ambos os times façam um jogo à altura da sua grandeza, porque hoje ambos maltrataram a bola, que pena eu senti dela. Por mais que ambos tenham os seus problemas e que não atravessem os seus melhores momentos, tanto Grêmio quanto Corinthians podem, sim, jogar muito mais do que jogaram hoje. Sim, porque hoje não houve futebol, infelizmente. Enquanto esse jogo de volta não acontece, voltamos ao Campeonato Brasileiro.

Saudações gremistas
Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours