Todos sabem que eu sou gremista. Faço o Papo de Torcedor do meu Grêmio aqui no blog com muita satisfação. Mas também sobra espaço para eu defender os demais clubes do futebol gaúcho (exceto, claro, o SCI, por motivos óbvios), principalmente aqueles que possuem relevância no cenário nacional. O desenvolvimento e crescimento do futebol gaúcho passa por clubes como, por exemplo, o Juventude.

No ano dos seus 100 anos, o primeiro passo, finalmente, conseguiu ser dado. A Série D, a última divisão do futebol brasileiro, era um castigo grande demais para um clube que já foi campeão do Brasil. Agora, com esse acesso para a Série C, o Juventude pode conseguir se organizar melhor, já que terá um calendário de um ano inteiro para jogar. A terceira divisão ainda não é o lugar adequado para o Juventude, mas com certeza já é melhor do que as incertezas e a falta de garantias da última divisão.

No jogo de ida, em Blumenau (SC), o Juventude arrancou um empate em 2x2, o que lhe dava a vantagem de jogar por empates em 0x0 e 1x1 em Caxias do Sul (RS). Mas quem foi que disse que o Papo teria moleza nesse jogo de volta? Muito pelo contrário, o jogo foi com muita dificuldade e muito coração. Um jogo difícil, contra um adversário que valorizou demais a conquista. O Metropolitano merece esse reconhecimento pela valentia e pela lealdade. O Juventude controlou bem o jogo no primeiro tempo, mas no segundo tempo o time catarinense foi para cima e conseguiu deixar a torcida alviverde apreensiva no Estádio Alfredo Jaconi, com direito a um zagueiro do Juventude evitando um gol do Metropolitano em cima da linha, com o goleiro já batido na jogada. O Juventude lutava contra o trauma das desclassificações nos 2 anos anteriores e, finalmente, conseguiu jogar com o regulamento embaixo do braço e usando como principal virtude a inteligência, apesar da enorme pressão de conseguir o acesso. Dessa vez deu tudo certo, e o jogo terminou 0x0. Resultado suficiente para o Juventude conseguir o seu objetivo no ano. O Juventude é grande demais para estar na última divisão, e que os erros do passado nunca mais se repitam. Daqui em diante, é só ladeira acima. Ainda tem muito caminho para percorrer, mas com a tranquilidade do primeiro passo conseguir ser dado. Não vale parar por aqui!


Clubes que existam PAIXÃO envolvida, que tenham torcida que comparece aos estádios, não podem nunca ficar ausentes das grandes competições. Foi gratificante ver mais de 20 mil pessoas lotando o Alfredo Jaconi, encarando chuva e frio, apenas com o propósito de acompanhar a saga do seu Juventude para sair do atoleiro da última divisão. Torcida essa que sofreu com os sucessivos rebaixamentos e com as 2 batidas na trave para sair da Série D, mas que nunca deu as costas ao clube. O Juventude só está vivo ainda por causa do amor dessa torcida. Esse clube que tão bem já representou o nosso Rio Grande do Sul num passado não muito distante, enfim, está retomando o seu caminho. Jaconeros, vocês são os principais responsáveis por isso, curtam esse acesso porque foi merecido.

Parabéns à papada! Parabéns ao Esporte Clube Juventude pelo acesso à Série C em 2014!
Compartilhe:

Deixe seu comentário:

2 comments so far,Add yours

  1. Sempre bom ver um clube de muita tradição voltando "às antigas".

    Parabéns Juventude!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, a retomada de um dos grandes times do futebol do Sul e do Brasil está apenas começando!

    ResponderExcluir