O Grêmio conseguiu, na noite deste sábado (17/08) a sua terceira vitória consecutiva no campeonato brasileiro, sendo duas delas longe da Arena. Porém, esta série teve início após um jogo desastroso do Imortal Tricolor quando fez a sua pior apresentação no campeonato, a derrota para o Coritiba dentro da Arena em 08/08. Renato Portaluppi, o treinador que eu tanto confio, não acertou a mão. Escalou mal o time, substituiu pior ainda e o Coritiba, que tem um bom time, fez o que eu acho que ninguém mais fará neste campeonato: derrotar o Grêmio dentro da Arena.

Renato possui algumas qualidades que o capacitam a ser o comandante azul, preto e branco no banco de reservas, e a que vou citar agora é uma das mais importantes: ele reconhece seus erros e aprende com eles. A intenção dele é a melhor possível e, por isso, merece o crédito. Tomou o desastre contra o Coritiba como lição e daí em diante foram três vitórias seguidas: Bahia em Salvador, Cruzeiro (então líder do campeonato) na Arena e Vasco da Gama no Rio de Janeiro, quebrando um jejum de 19 anos sem triunfos contra o time da Cruz de Malta nos seus domínios.

A afirmação do Grêmio começa pela definição pelo uso de 3 zagueiros e, pelo menos, 2 volantes. O Renato percebeu que, com os jogadores que estão disponíveis no momento, é o que dá para ser feito. Aparentemente, um esquema defensivo e, de fato, a defesa do time ficou mais fortalecida. Mas os alas possuem liberdade de atacar, além da qualidade dos volantes para chegarem à frente. O que não existia nos tempos de Vanderlei Luxemburgo está começando a aparecer agora com Renato Portaluppi: uma forma definida de jogar. O segundo item da afirmação do Grêmio passa pelo ambiente entre os jogadores. Claramente percebe-se que o time está mais "leve", mais alegre, mais satisfeito em trabalhar. O Renato insiste muito nesse aspecto da confiança e o time está resgatando isso. Os jogadores estão até mesmo correndo mais em campo e se entregando mais nas partidas, mostrando uma mobilização visível. Esses dois itens (definição de um padrão de jogo e volta da confiança) têm como consequência o terceiro fator, que é o resgate individual do bom futebol dos jogadores.

Quero destacar dois nomes dessa nova fase do Grêmio: Ramiro e Barcos. O primeiro, um jogador desconhecido do grande público, contratado junto ao Juventude no mesmo pacote que vieram Alex Telles e Bressan, e que a cada partida encanta mais os gremistas pela sua simplicidade, eficiência e qualidade. Desarma sem fazer faltas, corre o campo todo, ocupa os espaços com inteligência, marca com eficiência e, com a bola nos pés, possui uma precisão de passes acima da média para um volante. Raramente ele erra um passe. E no jogo de ontem mostrou mais uma virtude: um chute poderoso de longa distância, com potência e precisão. O golaço que ele fez ontem mostrou que este jogador é mesmo uma grata surpresa e que vai se afirmando mais a cada partida. Hoje merece a titularidade de forma indiscutível. Já o segundo jogador citado estava sofrendo com a falta de gols. Barcos chegou ao Grêmio com cartaz de goleador, mas incrivelmente foi acossado por uma má fase, gerando uma decepção nos gremistas. Pois o Renato, como grande atacante que foi, tratou de fazer o Barcos voltar a fazer o que não tinha desaprendido: gols. O Pirata está de volta, já são 3 gols nos últimos 2 jogos, e com certeza não vai parar por aí.

O Grêmio está muito vivo na disputa, já ocupamos o terceiro lugar na classificação e entramos na disputa direta pelo título. Tremei adversários, o Imortal Tricolor está de volta. Que venham Flamengo, Ponte Preta, Goiás e Portuguesa para virarmos o turno, quem sabe, já na liderança. 12 pontos são possíveis. Não duvidem da força do Grêmio, pois o nosso eterno R7 veio pra cá com uma missão: fazer o Grêmio campeão novamente. Ele fez isso como jogador e agora fará também como treinador.

Saudações gremistas!




Compartilhe:

Deixe seu comentário:

3 comments so far,Add yours

  1. Belo texto, e eu estou começando a acreditar que o grêmio pode ser campeão brasileiro, sei que é cedo pra dizer mas se continuar assim com certeza seremos. Força Tricolor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Expectativa, agora que o time começa á ter um padrão, todo mundo no seu lugar certo, time bem armado, que sabe buscar o resultado, o que eu disse lá quando Grêmio e Corinthians se enfrentaram, que Barcos jogava longe da área acabou. A prova de que o problema NÃO era o Barcos tá aí..

      A Expectativa realmente é de que o Grêmio no mínimo brigue por LIbertadores.

      Excluir
    2. Concordo com você, pelo menos na Libertador nós estaremos.

      Excluir