Uma das previsões da Declaração de Belém, documento assinado ao final da Cúpula da Amazônia, é a criação de um grupo de trabalho para formalizar o Parlamento Amazônico – Parlamaz, fórum que existe desde 1989 no âmbito dos legislativos locais de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, sem o apoio diplomático destes países que compõem a Região Amazônica. Se a ideia prosperar, ainda que sem explicar como, o Parlamaz pretende ser importante organismo para tratar do combate ao desmatamento da floresta e ao crime organizado, além de projetos comuns.

Já no Ministério da Fazenda, às vezes, a impressão que fica é a de que alguns integrantes da equipe do ministro Haddad (incluindo o próprio) teriam sido deixados pela gestão anterior, como objetos perdidos na mudança. A proposta que poderia, sem problema algum, ter sido apresentada pelo ministro da economia anterior, Paulo Guedes, e que está sendo defendida pela atual gestão é a de um título do Tesouro Nacional voltado para o financiamento da educação em nível superior pelas próprias famílias: o Tesouro EDUCA+ é a bola da vez na agenda econômica.


O Conversa Trabalhista conta com a participação Túlio Aramont, professor de geografia, vice-presidente municipal da Juventude Socialista do PDT Belém e presidente da Frente de Defesa pela Amazônia Desenvolvida e Sustentável. 

A cada 15 dias, em uma quarta-feira, às 19h30, Cristiano Araújo do canal Em Nome da Rosa participa do Espaço Trabalhista, programa da TV Jovens Cronistas dedicado à agenda do trabalhismo no Brasil.

Torne-se membro(a) do canal: https://bit.ly/3cs3Mfe​

PIX: pix@jcronistas.com.

IBAN: BR8733923798000000473970238C1.

Ajude-nos a alcançar a meta de 10000 inscritos na TV JC​. Inscreva-se no canal, avalie os vídeos e ative o "sininho" para não perder nada.

Acesse nosso site: https://www.jcronistas.com/​

Contribua com nossa Vakinha: http://vaka.me/469309​

Assine, e apoie o projeto a partir de qualquer valor: https://apoia.se/jovenscronistas​

Compartilhe:

Redação

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours