Olá Torcida do Inter, bem-vinda a mais um Papo de Torcedor INTER, aqui no Jovens Cronistas, para repercutir o empate no jogo de volta das semifinais do Gauchão por 1 a 1 e a derrota nas penalidades por 5 a 4 para o Caxias. Foi minha primeira ida ao Beira-Rio para ver o time da temporada 2023 e confesso que fiquei muito assustado com o que vi.


Inter foi a campo com Keiller; Bustos, Vitão, Mercado e Thauan Lara; Baralhas (Matheus Dias), De Pena, Mauricio (Estêvão), Alan Patrick, Wanderson (Pedro Henrique) e Luiz Adriano (Alemão). O técnico Mano Menezes fez mudanças no time e aqui, este cronista não vai condená-lo em relação ao 11 inicial, eu só teria posto Matheus Dias de início na vaga de Baralhas. A discussão sobre Pedro Henrique ou Wanderson, eu diria que é muito mais complexa do que apenas, um ou outro, ou os dois em campo, que seria a minha escolha, como extremas, mas jamais será a do treinador.

Foto: Ricardo Duarte / Internacional

O Inter começou pressionando e criou algumas oportunidades, chegado ao 1 a 0 aos 19 minutos. Keiller deu lançamento para o campo de ataque, Luiz Adriano dominou na intermediária e vimos uma troca de passes entre ele Maurício e Alan Patrick. Luiz Adriano na entrada da área, rolou para Maurício que da marca do pênalti chutou marcando um belo gol.

Quando parecia que primeiro tempo se fecharia no 1a 0, aos 47, após falha do sistema defensivo,Jean Dias, aproveitou que Baralhas deu um salto atabalhoado e fez cruzamento para Eron, que cabeceou sem marcação entre Mercado que o deixou livre e ficou pregado no chão e Thauan Lara que demorou a ir disputar a bola e sofremos o empate.

No segundo tempo, aos 6, Wanderson chutou da intermediária e a bola explodiu no travessão. Aos 18, Alan Patrick em cobrança de falta, mandou a bola na rede, pelo lado de fora. Aos 22, Pedro Henrique entrou no lugar de Wanderson. Aos 25 após jogada de Pedro Henrique pela esquerda, o Inter até chegou a marcar com Luiz Adriano, mas estava em impedimento. 

Aos 28, Alemão e Estevão entraram na vagas de Maurício e Luiz Adriano, aqui para mim, foi o grande erro de Mano Menezes. Aos 31, De Pena cometeu falta em Wesley e acabo sendo expulso após o segundo cartão amarelo, deixando o Inter com 10 jogadores. Aos 42, o Caxias quase virou a partida, quando Jean Dias fez cruzamento da esquerda e Pedro Cuiabá cabeceou, mandando a bola na trave.

Aos 44, tivemos a bola do jogo. Pedro Henrique avançou pela esquerda, invadiu a área e cruzou rasteiro para Estevão que livre, sem marcação, ao invés de bater de primeira, com a perna esquerda, quis dominar e bater com capricho com a perna direita na bola e acabou chutando em cima do goleiro Bruno. Assim o 1 a 1 persistiu e fomos as penalidades.

Nas penalidades, todos estavam acertando, até mais uma vez Estevâo se transformar no vilão da noite. Pois nem tomou distância e chutou a meia altura, o que condiciona a 50% de chances de defesa do goleiro, bastando a ele apenas acertar o canto e foi o que aconteceu. Bruno saltou para a esquerda e defendeu, vencendo assim o Caxias por 5 a 4 e avançando até a final do Gauchão.

O Inter de Mano Menezes assim acumula mais uma eliminação nos pênaltis, depois de Melgar pela Sul-americana e agora Caxias pelo Gauchão. Dois jogos idênticos, onde vamos jogar cagados fora de casa, buscando um empatizinho e no jogo no Beira-Rio, não conseguimos vencer, temos um jogador expulso e perdemos nas penalidades.

Foi assustador ver o time ontem no Beira-Rio, estamos sem qualquer mecânica de jogo. Com a saída de Gabriel, que se lesionou o time parece que desencaixou, não temos jogadas, tudo se resume a balões para o Luiz Adriano e momentos de lucidez de Alan Patrick e nada mais. Wanderson e Pedro Henrique tentando jogadas individualmente pelo lado esquerdo do ataque e é isso.

Eu confesso que por mim, demitiria Mano Menezes e iria em busca de Tite. Tentaria convencê-lo de assumir o time e pronto. A alternativa de Dorival Jr. confesso que não me é da mais agradáveis, mas me parece que Mano Menezes bateu no teto e não consegue tirar nada desse elenco.

Outro problema é a direção do Inter se prender a janela europeia reforçando o time apenas na janela de agosto. Pode ser que nessa altura o time esteja apenas no Brasileirão, aí até estas peças encaixarem é mais uma temporada perdida. Claro que sei que para o Gauchão este grupo deveria ser suficiente para chegar à decisão, mas nem isso temos feito nos últimos anos.

Sobre as cenas lamentáveis ao final da partida, como estava do outro lado do estádio, mal pude vê-las, mas espero que o torcedor maluco e quem se envolveu na confusão sejam exemplarmente punidos pela esfera jurídica e desportiva.

O Inter volta a campo na estreia da Libertadores, contra adversário que será definido no sorteio de hoje (27) à noite no Paraguai. É torcer para pegarmos um grupo tranquilo, para não passarmos sufoco. Menos mal que ainda é a fase de grupos, pois o Inter de Mano Menezes é irregular nos mata-matas. 

Se inscreva em nosso canal no Youtube: JC Esportes, com conteúdos esportivos e destaque para transmissões ao vivo. Dê sua opinião, que é fundamental, seu like e divulgue para os(as) amigos(as)!

Compartilhe:

Mario Magalhães

Geógrafo, um riograndino que mora em Porto Alegre, Cronista do site Jovens Cronistas, responsável pelas colunas Papo de Torcedor INTER e Resumão da Rodada da Premier League.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours