Desde que venceu a disputa presidencial, Lula está tendo de sentar à mesa para negociar com os atores políticos do momento, antes mesmo de sua posse no primeiro dia de janeiro. Um destes agentes é o deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados que nos últimos anos ganhou o status de sobre-humano nas articulações de Brasília em razão do poder político que caiu em seu colo a partir da inabilidade do presidente da República Jair Bolsonaro. A retomada das negociações entre os chefes do Executivo e Legislativo é vista como parte fundamental do processo maior de “retorno à normalidade institucional”, apesar de suas implicações, com, por exemplo, destravar a Proposta de Emenda da Constitucional – PEC da Transição que financiará promessas feitas pelo petista na campanha eleitoral.

No STF, a maioria do Pleno decidiu pela ilegalidade das Emendas do Relator (Orçamento Secreto), o que representa uma derrota não só para o presidente da Câmara, mas também para todo o Centrão, e pode mudar a correlação de forças na Praça dos Três Poderes. Ao largo, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral passará as festas de fim de ano em casa, após seis anos cumprindo prisão preventiva.


Com o historiador Wendel Pinheiro, também membro do Diretório Nacional do PDT, este JC Express analisa os impactos dos recentes acontecimentos políticos.

Torne-se membro(a) do canal: https://bit.ly/3cs3Mfe​

PIX: pix@jcronistas.com.

IBAN: BR8733923798000000473970238C1.

Compartilhe:

Redação

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours