O neo-confucionismo pode ser entendido como um processo histórico longo, complexo, e marcado principalmente pelo confronto entre confucionismo, budismo e daoísmo. Em outras palavras, é o momento de redefinição da filosofia produzida na China Antiga a partir da entrada do budismo durante os primeiros séculos da China Imperial. Neste contexto, o neo-confucionismo é a filosofia produzida principalmente durante as dinastias chinesas de Song, Yuan e Ming, e recebida criticamente por filósofos vietnamitas, coreanos, japoneses, singapurianos, etc. e também por filósofos europeus, sobretudo a partir do século 17.

Portanto, para nós brasileiros, o neo-confucionismo pode ser avaliado como um momento chave para se entender como a China Contemporânea se comunica com a China Antiga, a Ásia, a África, a América Latina, o Ocidente, e o Brasil.


Esta edição do Além do Eurocêntrico conta com a participação de Carlos Corrêa, do #LyraChineza, projeto de divulgação de história, filosofia e educação sobre China. 

Conheça as redes do Lyra Chineza:

Instagram - https://bit.ly/3izLttr

Youtube - https://bit.ly/3txNQDJ

Baixe a apresentação do Carlos Corrêa, do Lyra Chineza: https://bit.ly/3LhQ9kh

Link do curso do Carlos Corrêa no Caixa de Ferramentas: https://bit.ly/37ZRk9E

Todo mês, Leandro Ferrari, do perfil Cultura Chinesa no Insta (siga: https://bit.ly/3rWpkYO), aborda um tema que vai muito Além do Eurocêntrico.

Torne-se membro(a) do canal: https://bit.ly/3cs3Mfe​

PIX: pix@jcronistas.com.

IBAN: BR8733923798000000473970238C1.

Compartilhe:

Redação

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours